Buscar

ORIENTAÇÃO DISCIPLINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CRONOGRAMA DE ENTREGA DE TRABALHOS E DOCUMENTOS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO - CURSO DE PEDAGOGIA - SEMESTRE 2018.1
Como você já foi instruído, ao acessar o ambiente virtual, a primeira semana de estudos é dedicada a entender a estrutura da disciplina. Consulte o Ambiente de Tutoria da sua disciplina.
ORIENTAÇÕES PRINCIPAIS SOBRE A AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO
1-As disciplinas de Estágio não incluem realização de provas. Portanto, não há necessidade de fazer agendamento. 
2-O processo de avaliação leva em conta a apresentação da documentação comprobatória e a entrega do Relatório Completo, que vale até 10 pontos. A documentação comprobatória não tem pontuação, mas é obrigatória para aprovação na disciplina. 
3-O Relatório Completo deverá ser postado na web aula no período de 17 a 25 maio e vale até DEZ pontos. O modelo detalhado para a elaboração do Relatório Completo, referente ao seu campo de estágio, será enviado pelo seu professor. É OBRIGATÓRIO SEGUIR O MODELO ADOTADO PELA DISCIPLINA!
Além disso, fique atento aos textos/orientações publicados no Ambiente de Tutoria pelo seu professor/tutor, que poderá sugerir/acrescentar outros itens específicos aos objetivos do campo de estágio, bem como sugestões para melhoria da escrita do seu relatório. É obrigatório seguir a estrutura básica do Modelo de Relatório.
Atenção! O Relatório Completo deve ser enviado em formato Word.
4- A Revisão do Relatório Completo deverá ser postada na web aula no período 12 a 19 de junho e vale até DEZ pontos. Trata-se de uma segunda oportunidade para o aluno que não entregou o Relatório Completo na data estipulada no cronograma, ou não conseguiu obter os pontos necessários para a aprovação, ou então, deseja melhorar a nota obtida no Relatório Completo. Nesse caso, para a pontuação final, será considerada a maior nota entre os dois relatórios. É obrigatório seguir as orientações apresentadas acima. O aluno que deseja melhorar a nota obtida no Relatório Completo deverá considerar as sugestões apresentadas no parecer do professor. 
IMPORTANTE! O ENVIO DO RELATÓRIO NA DATA ACIMA SÓ É OBRIGATÓRIO PARA O ALUNO QUE AINDA NÃO ENVIOU O TRABALHO OU NÃO CONSEGUIU OBTER OS PONTOS NECESSÁRIOS PARA A APROVAÇÃO.
Atenção! A revisão do Relatório Completo deve ser enviada em formato PDF.
5- Você receberá uma única nota referente à nota final, que será lançada na data da AVS, ou seja, só no final do semestre. 
6- Nas disciplinas de Estágio, o Ambiente de Tutoria tem como objetivo principal contribuir para o bom desenvolvimento do seu Estágio, estimulando o diálogo entre o trabalho de campo e os conteúdos/conceitos abordados nas aulas.  Sua participação neste espaço é fundamental! Apresente suas reflexões, dúvidas e experiências vivenciadas no campo de Estágio à luz dos conceitos estudados na disciplina e dos itens/eixos elencados no modelo de relatório.  Desta forma, o seu professor/tutor poderá acompanhar e orientar seu trabalho de campo e você estará construindo de forma consistente a base para a elaboração do seu Relatório Completo de atividades. Sua participação neste espaço é fundamental!
ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA
1-A documentação comprobatória não tem pontuação, mas é obrigatória para aprovação na disciplina. Ela deve ser postada pela sala de aula virtual na ferramenta trabalho no período de 10 a 15 de junho. Todos os modelos de Formulários/Documentos serão enviados pelo seu professor.
2- Os 3(três) documentos comprobatórios e obrigatórios deverão ser digitalizados num ÚNICO ARQUIVO e EM FORMATO PDF e devem ser enviados para o professor através do ícone trabalho, na webaula. Antes de encaminhá-los, faça uma revisão cuidadosa, pois, caso haja algum erro (dados incompletos, ilegíveis ou rasurados), eles não serão aceitos e seu estágio poderá ser invalidado. São esses os documentos.
Declaração de Estágio Curricular Supervisionado: O documento deve conter carimbo com o CNPJ da instituição. A declaração deve estar em papel timbrado. A assinatura do diretor da escola/organização deve estar com data igual ou posterior ao seu último dia de observação na escola/organização. No caso de escola pública, basta o papel timbrado da SME ou escola, sendo obrigatório conter o carimbo da direção. No caso de escola particular, o CNPJ deve estar identificado no papel timbrado ou no carimbo.No caso de Organização Não Escolar, o CNPJ deve estar no papel timbrado ou no carimbo. Atenção! Essas informações não podem ser preenchidas à mão ou conter rasuras.
Ficha de Registro de Frequência: O professor da turma/ou profissional que acompanhou o estágio deve rubricar a ficha diariamente e assinar no final.
Ficha de Avaliação do Estagiário-Instituição: O professor da turma/ou profissional que acompanhou o estágio deve rubricar a ficha e assinar no final.
Atenção! Não será permitido o envio da documentação comprobatória pela Central de Mensagem, tendo em vista que essa ferramenta não permite o registro e arquivamento correto de tais documentos.
3- É obrigatório entregar no polo a Declaração Original do Estágio Curricular Supervisionado no período de 20 a 27 de junho. Não é necessário entregar o Relatório Completo impresso.
4- O envio pela webaula da documentação comprobatória digitalizada deve ser feito na data estabelecida no cronograma postado no ambiente. Organize-se para que a escola/organização assine a documentação até essa data. Não serão aceitos documentos após o prazo estabelecido no cronograma.
Resumo do Cronograma de Entrega
	Tipo de Trabalho
	Conteúdo
	Pontuação
	Data da Entrega
	Relatório Completo
	De acordo com o modelo de relatório adotado pela disciplina, sendo obrigatório seguir a estrutura e formatação apresentadas no modelo e os eixos de analise descritos no mesmo.
	
Até 10 pontos
	
Até 25 de maio
	Revisão do Relatório Completo
	É obrigatório seguir as mesmas orientações do Relatório Completo. O aluno que deseja melhorar a nota obtida no Relatório Completo deverá considerar as sugestões apresentadas no parecer do professor. 
	Até 10 pontos, para o aluno que não enviou relatório Completo ou para melhorar a nota na disciplina. Nesse caso, para a pontuação final, será considerada a maior nota entre os dois relatórios.
	
Até 19 de junho
	Documentação Comprobatória
	Declaração de Estágio Curricular Supervisionado
Ficha de Registro de Frequência
Ficha de Avaliação Estagiário-Instituição
	
Não pontua, mas é obrigatória.
	
Até 15 de junho
	
AVISOS IMPORTANTES!
O email da Coordenação de Estágio – estagio.pedagogia.ead@estacio.br - está disponibilizado para atendimento direto ao aluno. Entre em contato, caso tenha dúvidas e necessite de esclarecimentos sobre a documentação ou procedimentos das Disciplinas de Estágio. Identifique seu nome, matrícula, disciplina, turma e nome do professor online.
Leia atentamente o Passo a Passo das Disciplinas de Estágio.
As disciplinas de Estágio não incluem realização de provas, e, portanto, não é necessário agendar. O processo de avaliação leva em conta a apresentação da documentação comprobatória e a entrega do Relatório Completo, que vale até 10 pontos. A documentação comprobatória não tem pontuação, mas é obrigatória para aprovação na disciplina. Você receberá uma única nota referente à nota final, que será lançada na data da AVS, ou seja, só no final do semestre.
Critérios de correção do Relatório - A correção do Relatório Completo leva em conta os seguintes critérios: apresentação do relatório de acordo com normas acadêmicas/ABNT e com a estrutura e formatação apresentadas no modelo adotado na disciplina, sendo obrigatório conter os itens descritos no mesmo; análise crítica das situações e vivências mais significativas que o aluno observou no campo de Estágio, articulando tal análise com os conceitos estudados na disciplina e com os objetivos/eixos elencados no modelo de relatório, sendo obrigatória a fundamentação teórica (PESO MAIOR NA CORREÇÃO).Nota do Pedido de revisão de nota ou reclamação sobre nota não lançada poderá ser encaminhado diretamente para o email da Coordenação de Estágio.
O Estágio poderá ser realizado em Instituição privada legalizada (com CNPJ ou CPF e Registro em Conselho) ou Instituição pública. Antes de definir a instituição escolar onde irá estagiar, o aluno deverá verificar, na secretaria do Polo, a existência de convênios entre a sua Instituição de Ensino Superior (IES) e a Rede Escolar. Na ausência desses, o aluno será responsável por captar escola/organização para vivenciar seus estágios. A Coordenação de Estágio e os professores não são responsáveis pela indicação de escolas e/ou organizações. 
Termo de Compromisso – TC - é um documento obrigatório para iniciar o Estágio, e o Modelo de Termo de Compromisso encontra-se no ícone em que o mesmo deve ser postado. O esclarecimento de dúvidas sobre preenchimento do TC e a assinatura do mesmo é de responsabilidade do Polo.
A Resolução do MEC nº 2, de 19 de fevereiro de 2002, prevê a redução da carga horária de Estágio para alunos que exerçam atividades docente regular e que tenham pelos menos 180 dias de docência. Só tem direito à incorporação de carga horária o aluno do curso de Pedagogia matriculado na disciplina de Docência de Educação Infantil e dos Anos Iniciais que comprovar o exercício em função do professor em turmas de Educação Infantil ou de Anos Iniciais. A legislação não prevê incorporação de carga horária para as demais disciplinas de Estágio do Curso de Pedagogia – Gestão dos processos educacionais e Gestão Escolar e Gestão Não Escolar, mesmo que o aluno atue em função compatível
A redução será concedida apenas para a carga horária da prática respectiva ao Estágio cursado, sendo obrigatório cursar as aulas teóricas e cumprir todas as atividades acadêmicas previstas (participação nos fóruns e envio dos dois trabalhos e do projeto de trabalho). A aprovação na disciplina está condicionada no cumprimento de tais exigências. O relatório e o projeto de trabalho serão feitos com base na experiência de docente do aluno. Enviar, até 45 dias após o início do período letivo, a documentação digitalizada para o e-mail da coordenação de estágioestagio.pedagogia.ead@estacio.br. É obrigatório identificar o nome completo, matrícula, disciplina pretendida, número da turma e nome do professor, para que a solicitação seja analisada.
A documentação comprobatória e obrigatória deverá ser digitalizada num ÚNICO ARQUIVO E EM FORMATO PDF e postada para o professor através do ícone trabalho, na webaula. Deve ser feito na data estabelecida no cronograma postado no ambiente. Organize-se para que a escola/organização assine a documentação até essa data. Não serão aceitos documentos após o prazo estabelecido no cronograma. Os documentos comprobatórios não serão pontuados, mas devem ser entregues nas datas estabelecidas. A ausência de qualquer um dos critérios anteriores (documentação e relatórios) conduz o aluno à reprovação. 
Não será permitido o envio da documentação comprobatória pela Central de Mensagem, tendo em vista que essa ferramenta não permite o registro e arquivamento correto de tais documentos. 
A entrega da Declaração de Estágio Curricular Supervisionado (impressa) no polo deve ser agendada e/ou combinada diretamente com o polo. A Coordenação de Estágio e os professores não são responsáveis por esse procedimento.
O ENVIO DO RELATÓRIO NA DATA DA REVISÃO DO RELATÓRIO COMPLETO SÓ É OBRIGATÓRIO PARA O ALUNO QUE AINDA NÃO ENVIOU O TRABALHO OU NÃO CONSEGUIU OBTER OS PONTOS NECESSÁRIOS PARA A APROVAÇÃO. 
Reclamações sobre erro ou dificuldade de envio dos trabalhos devem ser enviadas para o e-mail da Coordenação de Estágio, estagio.pedagogia.ead@estacio.br, ou para o professor online, através da central de mensagem, com cópia (Print de Tela) da confirmação ou erro de envio.
	Atenção aos prazos! Documentos e trabalhos não entregues levam a reprovação na disciplina.

Outros materiais