Buscar

QUESTÕES DE DIREITO IMOBILIÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE DIREITO IMOBILIÁRIO
1-Em relação aos princípios informadores dos sistemas notarial e de registros públicos, é CORRET O afirmar:
Resposta: Ainda que se cuide de título judicial, o oficial registrador, profissional do direito que goza de fé pública, havendo exigência a ser satisfeita, deverá indicá-la por escrito e recusar registro a título e documento que não se revistam das formalidades legais, por força do princípio da legalidade e como imperativo de sua independência jurídica, facultado ao interessado requerer-lhe a suscitação de dúvida. 
2-Dispondo sobre a atividade cartorária, assinale a alternativa INCORRETA:
Resposta: O serviço de registro civil das pessoas jurídicas será prestado, também, nos sábados, domingos e feriados pelo sistema de plantão.
3-Durante as aulas abordamos a importância da função dos registros públicos, podemos, então, afirmar que a finalidade primordial dos Serviços Notariais é:
Resposta: Conferir segurança, autenticidade e eficácia aos atos jurídicos que as partes pretendam efetivar.
4-Existe uma máxima popular que, relativamente a propriedade imobiliária diz que "quem não registra não é dono". Tal assertiva:
Resposta: Está em consonância com o sistema de transmissão da propriedade adotado pela legislação civil;
5-No registro de imóveis, serão feitos os registros:
Resposta: dos contrato de promessa de compra e venda; das instituições e convenções de condomínio, das citações de ações reais.
6-Na qualidade de delegatário do Estado na prestação de serviços dos atos de notas e registro, podemos afirmar quanto a responsabilidade civil dos de legatários:
Resposta: O delegatário tem direito de r egresso contra os seus prepostos, no caso de dolo ou culpa dos mesmos; 
7- Os instrumentos públicos, sendo revestidos de formalidades legais, fazem prova plena do requisito da fé pública, que distingue o documento público do particular. Em tal afirmação, podemos constatar um importante elemento inerente aos atos notariais, ou seja:
Resposta: a autenticidade
8- Segundo o artigo 246 da Lei 6.015/1973 ¿além dos casos expressamente indicados no item II do artigo 167, serão averbados na matrícula as sub-rogações e outras ocorrências que, por qualquer modo, alterem o registro¿. À luz do referido dispositivo legal, concluímos que:
Resposta: O rol das hipóteses de registro é taxativo enquanto que o rol das hipóteses de averbação é aberto;
9-No tocante ao cancelamento de um registro público pode-se afirmar:
Resposta: O cancelamento poderá ser feito em virtude de sentença ou de documento autêntico de quitação ou de exoneração do título registrado;
10-No registro de imóveis, serão feitos os registros:
Resposta: dos contrato de promessa de compra e venda; das instituições e convenções de condomínio, das citações de ações reais;
11-Averbação é o ato modificativo do status da propriedade ou do titular do domínio, onde se verifica a idéia de atos circunstantes à propriedade sem, contudo, comprometer a qualidade do vínculo jurídico entre o sujeito e o bem jurídico. Assim, podemos afirmar ser objeto de averbação:
Resposta: do contrato de locação, para os fins de exercício de direito de preferência;
12-No Registro de Imóveis podem ser feitos registros e averbações. Indique qual dentre as alternativas, corresponde ao ato de registro:
Resposta: Contratos de locação de prédios, nos quais tenha sido consignada cláusula de vigência no caso de alienação da coisa locada; da instituição de bem de família;
13-Relativamente ao cancelamento da matrícula imobiliária, é INCORRETO afirmar que:
Resposta: Ocorre pela vontade exclusiva do proprietário do bem;
14-Considera-se constituído o Patrimônio de afetação:
Resposta: Mediante averbação de termo firmado pelo incorporador e, quando for o caso, também pelos titulares de direitos reais de aquisição sobre o terreno;
15-O incorporador imobiliário é a principal figura do empreendimento imobiliário. Quanto a ele podemos afirmar que:
Resposta: A atividade do incorporador é de resultado, pelo que se desonera da obrigação após a entrega da unidade imobiliária comprometida a venda;
16-O prazo de validade do memorial de incorporação é de:
Reposta: 180 dias;
17-Acerca do condomínio pro diviso, assinale a alternativa correta:
Resposta: No condomínio pro diviso cada proprietário tem uma parte certa e determinada, sendo constituído por imóveis desmembrados e fracionados. São unidades autônomas e identificadas que contêm áreas exclusivas e áreas comuns e, no seu conjunto, constituem um agrupamento denominado condomínio;
18-O condomínio pro indiviso resulta da unidade imobiliária que tenha mais de um proprietário. Disso concluímos que:
Reposta: Os co-proprietários do imóvel indiviso podem usar do mesmo conforme sua destinação;
19-A incorporação imobiliária, segundo previsão da Lei 4.591/64, define-se como:
Resposta: Atividade exercida com o intuito de promover e realizar a construção, para alienação total ou parcial de edificaçõs, ou conjunto de edificações compostas de unidades autônomas;
20-A incorporação, constituída nos moldes da Lei n.º 4.591 de 16 de dezembro de 1964 e do art. 1.331 e seguintes do Código Civil, resulta em:
Resposta: 	Condomínio edilício, tratando-se de edificações ou conjunto de edificações, de um ou mais pavimentos, construídos sob a forma de unidades isoladas entre si, destinadas a fins residenciais ou não residenciais.

Outros materiais