Buscar

Direito das obrigações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito das obrigações : É o vínculo jurídico que existe entre o credor e o devedor. Precisa-se dessas duas partes para que se concretize a obrigação de dar, fazer ou não fazer.
Obrigação de dar : Consiste em entregar uma coisa, certa ou incerta.
Obrigação de dar coisa certa : É quando o objeto é determinado. Isto é, está completamente individualizado. É quando vc determina qual objeto, aponta somente para aquele, ex: Eu tenho 1 caneta transparente azul, quantas canetas existem iguais a essas ? Milhares, mas eu individualizei, eu determinei que irei dar aquela caneta. Eu dei uma coisa certa. 
Pelo objeto ser determinado, não há um ato de escolha, pois o objeto já está escolhido, é esta caneta, é esta tv, este carro.
1° regra : Princípio da acessoriedade ou gravitação jurídica > o acessório segue o principal, ex: Eu sou o principal, meu relógio é o acessório. Quando vc assumi a obrigação de entregar o principal, vc assumi a obrigação do acessório. Ex; a caneta é o principal, a tampa é o acessório. Se eu estou vendendo esta caneta, eu não posso retirar a tampa, eu assumi a obrigação de dar o principal e o acessório tbm.
Esta regra pode haver excessão, se houver manifestação de vontade no contrato. Ex: Eu estou vendendo a caneta e a tampinha separados, uma pessoa se interessa pela caneta e não se importa em comprar a tampinha, ae tudo bem. Mas se não houver manifestação de vontade no contrato, não pode-se vender a caneta sem a tampa.
2° regra : O credor não pode ser forçado a receber coisa diversa, ainda que muito mais valiosa. Ex: Uma pessoa está me vendendo uma caneta que vale 5 reais, eu compro, ele deve me entregar aquela. Mas ele pega outra e diz que aquela vale 500 reais e diz que vai me entregar aquela, eu não sou obrigado a receber. 
Se consentir, se eu aceitar, ocorrerá a Dação em Pagamento, pois ela me deu coisa diversa e eu aceitei.
Obrigação de dar coisa incerta : O objeto é determinável. Para ser determinável, tem que ter no mínimo, indicação de gênero e quantidade, são requisitos indispensáveis. Se não tiver nenhum desses requisitos, ou faltar algum, a obrigação será nula. A falta de qualidade não implicará na nulidade da obrigação. O devedor foi entregar 1 automovel, existe o gênero e a quantidade, a obrigação é valida. Aqui, há um ato de escolha, pois para entregar o objeto, eu tenho que escolher, qual automóvel irei entregar ? Então tenho que escolher, nem que seja no momento da entrega. Por isso é obrigação de dar coisa incerta. 
Concentração no direito das obrigações, significa o ato da escolha do objeto que será entregue.
1° regra : Omissão de contrato > Na omissão de contrato, a escolha compete ao devedor, o devedor irá escolher qual objeto será entregue, mas ele não poderá entregar qualquer objeto, ele ficará limitado. Ele ficará limitado pelo Princípio do meio termo ou qualidade média, ou seja, ele está proibido de entregar o objeto da pior qualidade, mas não está obrigado de entregar o da melhor. Então por isso o Princípio do meio termo, se ele não pode entregar o pior e não está obrigado a entregar o melhor, irá entregar o meio termo.
Obrigação de fazer : É aquela que consiste em uma atividade ( ação ) que não seja a entrega de um objeto. Pode ser uma atividade física ou intelectual, fungível ou infungível, ou seja, substituível ou insubstituível.
Obrigação de fazer fungível : É aquela substituível, isto é, outra pessoa pode realizar a atividade no lugar do devedor. Ex: Atividade simples, como limpar a janela de uma loja
Obrigação de fazer infungível ou obrigação pessoal ou obrigação personalíssima : É aquela insubstituível, ou seja, é aquela contratada em atenção a determinadas características, qualidades ou atributos do devedor. Ex: Artistas famosos, eu contrato um pintor famoso pra fazer uma pintura na minha casa. Contratei um show do Roberto Carlos, e mandam o Gustavo lima, não pode, pois eu contratei em razão de certas qualidades e características.
1° regra : O credor não pode ser forçado a aceitar o cumprimento da prestação por terceiro. Se aceitar, depois não poderá cobrar indenização proporcional. OBS.: Se o credor aceitar a substituição em razão de urgência-emergencia, depois poderá cobrar indenização proporcional. Ex: Estou na festa do meu casamento, contratei a Ivete Sangalo pra cantar, na hora do show a Ivete não está, ela mandou uma outra banda. Eu não posso adiar a festa, mandar os convidados esperar eu ligar pra Ivete e mandar ela ir cantar, terei que aceitar a banda.
Obrigação de não fazer : Obrigação negativa, a única. ( Omissão ). É aquela que consiste em um dever de abstenção, ou seja, a pessoa se compromete em não fazer determinada coisa. Ex: A pessoa compromete em não construir acima de determinada altura do seu imóvel. 
A exclusividade tbm, quando a pessoa assina um contrato, dizendo ter exclusividade aquele empresa, por ex.: Quando um artista assina um contrato com uma emissora e se compromete em não fazer programas em outra emissora.
Reversível : Não construir, pois se a pessoa construir, vc poderá pedir a demolição do imóvel. É aquela que é possível o desfazimento. Ex.: uma pessoa construiu uma casa de 3 andares, e so poderia 2 andares, vc entra com ação de desfazimento do excesso.
Irreversível : Exclusividade de entrevista. Ex.: a pessoa sai do bbb e não pode dar entrevista pra outras emissoras, ae ele vai e da entrevista pro tv fama ao vivo, tem como voltar atrás ? Não, ele já deu a entrevista, ela já foi ao ar. Voce poderá pedir só a indenização, perdas e danos.

Outros materiais