Buscar

obrigações - Pagamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pagamento : É o cumprimento de toda e qualquer forma de obrigação. Pode ser uma prestação de dar, fazer ou não fazer. Pagamento não é so vc ir la e dar o dinheiro ou coisa certa para uma pessoa. Ex.: Eu sou um pintor, o zé me contratou para pintar o muro da casa dele, a partir do momento que eu fui la e pintei o muro, eu efetuei um pagamento. Então, a partir do momento que alguém cumpri com o contrato, esta pessoa está fazendo um pagamento. 
Requisitos de validade do pagamento : 1° > A existência de uma obrigação. Deve existir a obrigação, porque se vc foi la e pagou algo que não devia, esse pagamento é considerado indevido.
Pagamento subjetivamente indevido : É aquele que eu efetuei o pagamento para a pessoa errada.
Pagamento objetivamente indevido : É quando a pessoa não devia. Quando isso ocorre, eu posso pedir o dinheiro de volta. Como não havia debito, eu entro com a ação de repetição de indébito. OBS.: Não há direito a repetição no pagamento de divida prescrita. Se vc pagou uma divida prescrita, vc devia, havia debito. 
2° requisito : Cumprimento da prestação > Tem que ser exato, pagamento direto. Ex.: Eu vendi um carro pro joão, combinei de entregar dia tal, hora tal, carro com a cor tal, placa tal. Eu fui no dia, hora, com o carro da cor e placa, tudo igual o combinado. Eu fiz um pagamento direto.
Se ocorrer a entrega de objeto diverso, ocorre o pagamento indireto. Tenho a dação em pagamento.
3° requisito : Animus solventi > É a intenção de pagar. É uma manifestação de vontade.
4° requisito : Sujeitos do pagamento : Ativo > Quem paga. Pode não ser o devedor, porque talvez o devedor mande outra pessoa efetuar o pagamento ( solvens, pagador ). 
Passivo > Quem recebe ( Accipiens, recebedor ).
Quem pode pagar ? 
- O devedor : É a pessoa que está vinculada a relação jurídica básica. 
- Terceiro interessado : É a pessoa que está vinculada a obrigação com o seu patrimônio. É a pessoa que sofre as consequências jurídicas e patrimoniais do inadimplemento (Ação ou efeito de inadimplir; descumprimento de um contrato ou de qualquer uma de suas condições; inadimplência.) do devedor. Ex.: Fiador. Fiador é a pessoa que ‘’ paga o pato ‘’, acaba tendo que pagar a divida do devedor, se este não pagar. Quando isso ocorre, automaticamente ocorre a sub-rogação, ele assume o lugar do credor originário, com os mesmos direitos e garantias do originário.
- Terceiro não interessado : É aquele que te exclusivo interesse moral no cumprimento da obrigação. Ele não sofre consequência patrimonial do inadimplemento do devedor. Ex.: Os pais que pagam dividas de filhos maiores. Não podem ser cobrados, mas pagam por consiciencia. Ex.: A namorada que paga divida do namorado, ela não tem obrigação, mas paga porque gosta. Este depois não poderá fazer nada, não poderá cobrar o que pagou.
O terceiro não interessado que pagar em nome próprio, que assinar o nome dele no recibo do pagamento como o pagador, este depois poderá entrar com ação na justiça pedindo o recebimento daquele valor.
O terceiro não interessado que pagar em nome próprio e pedir a declaração de sub-rogação. Ex.: A namorada vai la e paga a divida do namorado num bar, e no momento ela pedi para que o dono assine um termo declarando que ela efetuou o pagamento, e por fundamentação no código civil, ela será sub-rogada. Esta é a sub-rogação convencional, porque ela não ocorre de forma automática, ela precisa de um acordo, declaração. Art.347 cc. 
 
Quem pode receber ? 
- Credor : Ele é o titular da obrigação. Mas antes, ele precisa ter capacidade civil, precisa ter poder de quitação. Ex.: Vc tem que pagar uma divida pro joão, ai na hora vc descobre que o joão tem 10 anos, se vc pagar para ele, correrá o risco de ter que pagar duas vezes, pois depois ele poderá entrar com ação falando que vc não quitou a divida. Vc terá que pagar para os seus responsáveis. Em regra vc terá que pagar para os pais, se os pais já faleceram, vc pegará para o tutor nomeado, se não houver, vc não pagará para avós, tios, irmãos, vc depositará em juízo ( entregará o dinheiro para o juiz ).
- Representante : Legais > Pais, tutor, curador. Judicial > Administrador, inventariante.
- Convencional : É aquele nomeado em contrato. Mandatário. Ex.: Eu estou viajando, e preciso que uma pessoa efetue um pagamento em meu nome, para que não necessite da minha assinatura, eu nomeio um terceiro como meu mandatário para efetuar aquele pagamento. 
- Credor putativo ou credor aparente : É um falso credor que se apresenta aos olhos de quem paga, como verdadeiro credor. Ex.: Eu devo para uma pessoa, o credor combina comigo de ir em tal lugar, tal hora buscar o pagamento, ai chega uma pessoa e me fala que vai receber em nome do credor originário, eu de boa fé, entrego o pagamento.
Quando o pagamento é feito de boa fé subjetiva, ele é considerado valido. Essa, é quando é feita de firme crença, ou ignorância.
Se o pagamento foi feito com duvida, o devedor poderá ser cobrado novamente. ( quem paga mal, paga duas vezes ). Quando há duvida, deve ser realizada a consignação em pagamento.
Se o pagamento for valido, o verdadeiro credor poderá cobrar do credor putativo.

Outros materiais