Buscar

HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO 2 AULA

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO
2a aula 4º PERÍODO Aluno: JOSEPH ARIVANAS
		
	
	
	
	
	
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sobre o Presidencialismo podemos afirmar:
		
	
	O presidente fica no cargo por tempo indeterminado.
	
	Os Ministros de Estado são indicados pelo premier e são aprovados pelo parlamento.
	 
	O chefe de governo é o presidente eleito pelo povo, direta ou indiretamente.
	
	O sistema só pode ser usado em monarquias absolutas.
	
	É o sistema adotado no Brasil, na Inglaterra e nos Estados Unidos.
	
	Ref.: 201608259328
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quando falamos em governo, pode nos vir à mente que tipo de governo seria o mais eficiente para manter a sociedade organizada e garantir os direitos mais importantes para os indivíduos. Nesse caso, do ponto de vista moderno cuja participação do povo seja efetiva há a antítese entre de um governo civil e democrático ou um governo militar e ditatorial. Assim, a partir da Constituição Brasileira de 1988, assinale a única assertiva que contempla o tipo de Estado que nossa Constituição adotou para atender as perspectivas democráticas:
		
	
	Estado de direito.
	 
	Estado democrático de direito;
	
	Estado Jurídico;
	
	Estado de Bem-estar econômico;
	
	Estado de exceção;
	
	
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Entende-se governo como uma autoridade política existente dentro de uma sociedade constituída e que, com regras próprias, procura garantir a organização de uma dada sociedade, consolidando a ideia de Estado de direito, dando-lhe um aspecto mais seguro e organizado. Nesse sentido, a existência do governo se faz praticamente obrigatória e resta à sociedade decidir qual forma é mais viável para o exercício desse governo. Importante pensador inglês do séc. XIX, em seu livro "Considerações sobre o governo representativo" elabora reflexões acerca da formação dos governos, considerando que o governo representativo é a melhor forma de constituição, pois nele o povo ou uma parte dele exerce participação através dos seus representantes políticos. Assim, a partir do exposto, assinale abaixo o nome do pensador que escreveu a obra acima citada:
		
	
	Thomas Hobbes;
	 
	Stuart Mill;
	
	John Locke;
	
	Jean-Jacques Rousseau;
	
	Montesquieu.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Comparando o presidencialismo e o parlamentarismo, podemos afirmar que:
		
	
	o presidencialismo é um sistema político que pode ser usado em repúblicas ou monarquias.
	 
	no presidencialismo o poder legislativo é exercido pelo presidente da República auxiliado pelos ministros de estado que são livremente escolhidos pelo presidente.
	 
	no parlamentarismo o poder Executivo é exercido pelo Gabinete dos Ministros. Os Ministros de Estado são indicados pelo premier e são aprovados pelo parlamento.
	
	no parlamentarismo o chefe de governo é o primeiro ministro eleito pelo povo, direta ou indiretamente. Fica no cargo por tempo determinado, previsto na Constituição.
	
	no parlamentarismo o chefe de Estado (rei ou presidente) é o chefe de governo e portanto tem responsabilidade política diretas no governo.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	"Tipo de governo" que se caracteriza como deturpação da democracia e é um termo de origem grega que, basicamente, significa "a arte de conduzir o povo". Na Grécia Antiga, aquele que era um bom orador e sabia conduzir o povo adequadamente poderia ser assim reconhecido. Não é propriamente uma forma de governo e seu sentido está justamente em ser um tipo de política que busca sua base de apoio nas massas e em seus principais anseios. Sua prática está associada a trabalhar esses anseios e alguns a associam ao "populismo". Radicalizando o termo, Aristóteles o vê como uma prática "corrupta ou degenerada da Politieia", com a formação de governos despóticos ou que governam em nome do povo. Nesse sentido. Assinale a alternativa que identifica esse "tipo de governo":
		
	
	Patriarcado.
	 
	Demagogia;
	
	Aristocracia;
	
	Monarquia;
	
	República;
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Aristóteles em sua obra ¿Política¿, a exemplo de Platão e Heródoto, elabora uma classificação das formas de governo que perdurou do mundo antigo até Maquiavel e Montesquieu. Aristóteles afirma que o governo pode ser exercido por um só, por poucos ou por muitos, com o objetivo de estabelecer o bem comum para todos, não devendo o governo, seja ele qual for, distanciar-se desse propósito. Segundo ele, essas formas de governo são divididas em puras e impuras. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que retrata as formas de governo, segundo o filósofo grego, pura e impura respectivamente.
		
	
	Tirania, oligarquia, demagogia ¿ república, democracia, anarquia.
	
	República, aristocracia, democracia ¿ tirania, oligarquia, demagogia.
	
	Monarquia, aristocracia, democracia ¿ ditadura, república, presidencialismo.
	
	Monarquia, aristocracia, democracia ¿ república, democracia, anarquia.
	 
	Monarquia, aristocracia, democracia ¿ tirania, oligarquia, demagogia.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Podemos entender como formas puras de governo:
		
	
	Tirania, Democracia e Ditadura
	 
	Monarquia, Aristocracia e Democracia
	
	Monarquia, Oligarquia e Aristocracia
	
	Tirania, Oligarquia e Demagogia
	
	Demagogia, Monarquia e Democracia
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Qual instituição podemos entender como ¿uma autoridade política existente dentro de uma sociedade constituída e que, com regras próprias, procura garantir a organização de uma dada sociedade e, resgatando um pouco de nossa aula anterior, consolidar a ideia de Estado-nação, dando-lhe um aspecto mais seguro e organizado¿
		
	
	Parlamento
	
	Ministério da Educação
	
	Polícia
	
	Ministério da Justiça
	 
	Governo

Outros materiais