Buscar

AV GESTÃO INTEGRADA DE RH Agosto 2016 (1)

Prévia do material em texto

Disciplina:  GESTÃO INTEGRADA DE RH
	Avaliação:   Data: 09/06/2016 09:03:23 (F)      Critério: AV
	Aluno: 
	Nota da Prova: 5,5      Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.: 2
	
	 1a Questão (Ref.: 659998)
	Pontos:  / 1,0
	É o processo de escolha, dentre os candidatos recrutados, daqueles mais adequados aos cargos, ao setor, à chefia imediata e à empresa. Trata-se da escolha da pessoa certa para o lugar certo. Este conceito refere-se a: __________________________________
		
	
	
Gabarito: SELEÇÃO
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 65706)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Você trabalha em uma empresa e gostaria de sugerir ao seu gerente que os funcionários, ao serem contratados, passassem por um processo de treinamento antes do início de suas atividades, pois atualmente eles apenas recebem um manual para ler e geralmente trabalham de qualquer maneira e demoram bastante tempo até alcançarem níveis satisfatórios de produtividade. Para fazer isso é necessário escrever uma proposta apontando todas as vantagens da aplicação de um programa de treinamento na empresa. Escreva essa proposta.
		
	
	
Gabarito: O aluno deverá escrever a proposta argumentando a respeito de pelo menos duas vantagens do treinamento dentro de uma organização vinculando com o caso apresentado. Dentre as vantagens do treinamento estão: Melhoria da eficiência dos serviços, aumento da eficácia nos resultados, criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado, melhor qualidade de vida no trabalho, qualidade e produtividade, melhor atendimento ao cliente, maior competitividade organizacional, assédio de outras organizações aos funcionários da empresa e melhoria da imagem da organização.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 233963)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Área de RH é uma atividade meio e não uma atividade fim. Ou seja, cria condições para que as metas e objetivos sejam atingidos. É uma das áreas da organização que lida com alta complexidade . Por que ?
		
	
	Porque seus processos são complexos e mudam frequentemente.
	
	Porque tem dificuldade em estabelecer metas e objetivos.
	 
	Porque lida com pessoas e pessoas são instáveis, ganham e perdem motivação, não há como controlar o comportamento das pessoas.
	
	Porque lida com verbas de todas as áreas da empresa.
	
	Porque atende clientes internos e externos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 691546)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das técnicas comumente aplicadas pela ARH na Gestão de Pessoas em uma organização, assinale abaixo a única opção que NÃO se refere ao ambiente INTERNO:
		
	 
	Recrutamento e seleção
	
	Higiene se Segurança
	
	Análise de Cargos
	
	Treinamento
	
	Plano de Carreira
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 175823)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diz-se que as pessoas são o maior patrimônio das organizações, trazendo para elas o que têm de melhor, na forma de ativos intangíveis. Entretanto, em uma concepção ainda sistêmica e até mesmo tradicional, a ARH conta com os diferentes subsistemas para gerir estas pessoas, dentre os quais podemos citar o Subsistema de Recrutamento e Seleção. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que NÃO apresenta um Subsistema da ARH:
		
	 
	Administração Patrimonial
	
	Segurança e Medicina do Trabalho
	
	Relações Trabalhistas e Sindicais
	
	Treinamento e Desenvolvimento
	
	Admnistração de Cargos e Salários
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 566386)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa ABC está perdendo mercado devido ao baixo rendimento e pouca inovação. É uma empresa que tem como característica, uma baixa rotatividade (a maioria dos empregados e gestores tem mais de 10 anos de casa) e todos compartilham das mesmas ideias que, geraram um grande sucesso empresarial no período de 1995 à 2005. Existe uma grande resistência à mudanças e sempre é citado o sucesso do passado como justificativa. A diretoria, pressionada pelos acionistas, resolveu fazer mudanças no quadro gerencial e solicitou ao RH uma estratégia de recrutamento e seleção que ajudasse a resolver o problema. Escolha nas opções a seguir a melhor estratégia para o problema relatado.
		
	
	A área de recrutamento e seleção deverá fazer um recrutamento interno por ser mais econômico, mais rápido e motivar a prata da casa
	 
	A área de recrutamento e seleção deverá fazer um recrutamento externo, para trazer novos conhecimentos, novas experiências e mexer com a acomodação
	
	A área de recrutamento e seleção deverá fazer um recrutamento externo por ser mais econômico, mais rápido e apresentar maior índice de segurança
	
	A área de recrutamento e seleção deverá fazer um recrutamento interno para trazer novos conhecimentos, novas experiências e garantir a adaptação das pessoas
	
	A área de recrutamento e seleção deverá fazer um recrutamento externo só para cargos técnicos e utilizar o recrutamento interno para os cargos gerenciais
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 696315)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como em qualquer ambiente social, na empresa coexistem os conflitos e as formas de cooperação. É necessário que a empresa identifique, reconheça e intervenha, buscando minimizar esses pontos de tensão que possam prejudicar a qualidade do ambiente de trabalho e, por conseguinte, os seus resultados operacionais e financeiros. Que tipo de integração justifica a afirmação acima?
		
	
	Integração funcional.
	
	Integração final.
	 
	Integração social.
	
	Integração parcial.
	
	Integração de todos os colaboradores.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 179338)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A estratégia de uma organização montar uma "Universidade Corporativa" é promover a aprendizagem permanente de empregados com foco no desenvolvimento da organização e da cadeia produtiva interna e externa. Os desafios da Universidade Corporativa estão relacionados abaixo, EXCETO:
		
	
	Transformar informação em conhecimento
	
	Gerenciar a reposição automática de conhecimentos
	 
	Realizar apenas processos de treinamento na forma presencial
	 
	Reforçar a cadeia de relação com clientes, fornecedores e comunidade
	
	Gerenciar a acelerada depreciação do conhecimento organizacional
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 692621)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Vimos em aula que vários são os nomes empregados para se referir ao pagamento efetuado àqueles que prestam determinados serviços. Marque a única opção que contém a ÚNICA relação correta, conforme apontado em aula:
		
	 
	Honorários, para profissionais liberais.
	
	Participação nos lucros, para militares.
	
	Soldo, para profissionais liberais.
	
	Soldo, para profissionais do terceiro setor.
	
	Honorários, para militares.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 228083)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em relação ao estudo dos benefícios, mais especificamente a classificação dos mesmos, leia atentamente as 4 afirmativas abaixo: A - Os Benefícios Assistenciais visam prover o funcionário e sua família de certa segurança no caso de imprevistos ou emergências. B- Os Benefícios de apoio visam proporcionar repouso, lazer e diversão. C - Os Benefícios Supletivos também são chamados de benefícios de apoio. D- Os benefícios Supletivos visam proporcionar aos empregados certas facilidades, conveniências e utilidades para melhorar sua qualidade de vida. Diante das afirmativas, é possível afirmar que:
		
	 
	Apenas a afirmativa A está correta
	
	Apenas a afirmativa B está correta
	
	Apenas as afirmativas A e B estão corretas
	 
	As alternativas A, C e D estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas B e C estão corretas
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes