Buscar

Avaliando aprendizado presenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROCESSO PENAL
	1 (MPU/MPDFT/Prom. Just. Adjunto/2002) O art. 5º, inciso LV, da Constituição da República assegura aos acusados em geral o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Com apoio nesse dispositivo, o acusado
	 
	Tem direito de estar pessoalmente presente nos atos processuais, além do interrogatório, como exercício da sua autodefesa.
	2 Em relação aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, previstos no artigo 5o , inciso LV, da Constituição da República, é INCORRETO afirmar que:
	
	 
	foram inovações trazidas pelo texto constitucional de 1988.
3 A respeito dos sujeitos do processo penal brasileiro, é INCORRETO afirmar que
	 
	O réu poderá indicar seu defensor constituído por ocasião do interrogatório judicial, mas a validade dessa indicação dependerá de ulterior juntada de instrumento de mandato.
	
	
4 O Prazo Processual Penal é computado:
	 
	Exclui o primeiro dia e inclui o último
5 Analise as seguintes afirmações: I. Entre os diversos meios constitucionalmente admitidos para a imposição da pena (jus puniendi), o processo penal é um dos mais democráticos instrumentos de aplicação do direito penal material, pois impõe o necessário respeito aos direitos fundamentais do acusado; II. A observância da instrumentalidade garantista do processo penal é obrigatória, de forma que não há que se falar em condenação legítima sem que tenha existido o inquérito policial e, após este, o processo penal; III. Com a noção de instrumentalidade garantista, o processo se torna verdadeira condição ao exercício legítimo do poder de punir. Pode-se dizer que:
	 
	São verdadeiras as afirmações I e II
CIVIL
1Podem se casar:
	 
	os maiores de 16 anos e menores de 18 anos, com autorização dos pais ou responsáveis legais.
2 É nulo o casamento contraído:
	 
	pelo enfermo mental sem o necessário discernimento para os atos da vida civil.
3(TJ-SC - 2010 - ASSISTENTE SOCIAL) No que se refere às relações de parentesco, assinale a alternativa correta segundo o Código Civil;
	 
	Bisavô e bisneto são considerados parentes em linha reta.
4 Levando-se em consideração a evolução do Direito de Família no decorrer da história da humanidade, as constantes mudanças sociais, a própria vida em sociedade, pode-se afirmar que:
	 
	Infere-se do conceito de Direito de Família todas as relações que envolvem vínculos de sangue, afinidade e adoção, levando-se também em consideração os modelos adotados por cada família que poderá ser classificada dentre as diversas entidades familiares.
5 No tocante ao Direito de Família, levando em consideração os dispositivos legais e a doutrina, está adequado afirmar que:
	 
	O juiz não poderá declarar de ofício a invalidade do casamento.
PROCESSO CIVIL
1 Assinale a alternativa incorreta
	 
	B) A alegação de coisa julgada é uma defesa dilatória.
2 Com relação ao pedido no processo civil, marque a opção incorreta: 
	 
	A cumulação de pedidos diversos contra o mesmo réu só é possível quando houver conexão.
3 (ENADE) Uma das obrigações implícitas de quem exerce o direito de ação é a de apresentar com clareza o que se postula, ¿porque a exata compreensão do postulado irá influir decididamente na possibilidade de defesa, dificultando o contraditório, e a ausência de clareza importa em retardamento da prestação jurisdicional, maculando o princípio da duração razoável do processo. BRASIL, Tribunal Regional do Trabalho da 3.ª Região, processo n.º 00634-2011-015-03-00-6 RO, DEJT de 25/06/2012. Considerando a necessidade de clareza da postulação, conforme alude o texto acima, suponha que, em uma ação tenha sido impossível ao juiz determinar exatamente a pretensão do autor. Nessa situação, infere-se que
	 
	C) o juízo acionado deve declarar inépcia da petição inicial ou do pedido
4 Marque a opção Incorreta: 
	 
	A sucumbência não compreende honorários devidos ao advogado do vencedor.
5 São requisitos da petição inicial: 
	 
	o juízo ou tribunal a qual é dirigida e número do CPF ou CNPJ das partes.

Outros materiais