Buscar

Competências Gerenciais AV Parcial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / SM
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		Sobre o processo de Comunicação: I- A recepção da mensagem não garante sua compreensão, por isso o receptor deverá compartilhar do mesmo referencial no qual a mensagem do emissor está baseada. II- A Mensagem é o objeto da comunicação, ou seja, refere-se ao conteúdo das informações veiculadas. III- O Canal é o meio de circulação das mensagens, possibilitando algum tipo de contato entre o emissor e o receptor. IV- O Código constitui-se num conjunto de signos, representa a base na qual a mensagem foi elaborada. Marque a alternativa correta:
	
	
	
	
	( ) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	
	( ) As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	
	( ) Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	( ) Apenas a afirmativa II está correta.
	
	
	( ) Apena a afirmativas III está correta.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		O processo por meio do qual o receptor da mensagem se comunica de volta com o emissor, no processo de retroalimentação da comunicação, é denominado:
	
	
	
	
	Comunicação Integrada
	
	
	Dinâmica situacional
	
	
	Empatia
	
	
	Feedback
	
	
	Inteligência emocional
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		De acordo com a teoria de Janis, citado por Aronson, Wilson e Akert, o pensamento grupal é definido como um tipo de pensamento em que é mais importante:
	
	
	
	
	Manter a comunicação e a solidariedade do grupo
	
	
	Manter a coesão e solidariedade do grupo
	
	
	Manter a união e falta de comunicação do grupo
	
	
	Manter a discórdia e a falta de comunicação do grupo
	
	
	Manter a coesão e desinformação do grupo
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva. Assinale aquela que apresenta o conceito de uma tarefa ADITIVA.
	
	
	
	
	Aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
	
	
	Quando o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento.
	
	
	São aquelas em que não são viáveis a divisão de tarefas. O fundamental é como reunir as contribuições dos membros para alcançar os objetivos dos grupos.
	
	
	A proximidade entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto.
	
	
	O desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Adolfo, o gerente de distribuição da empresa Rápido Ltda., diz sempre para que todos ouçam que ele não precisa de ferramentas de avaliação de desempenho porque gerenciamento de desempenho é uma mera questão de bom senso. Quando Adolfo faz essa afirmação podemos dizer que ele:
	
	
	
	
	Está correto. Pois os gerentes sabem avaliar o desempenho, pois esta é uma das funções deles.
	
	
	Está equivocado. Gerentes nunca sabem avaliar o desempenho porque essa é uma atividade que não gostam de realizar.
	
	
	Está equivocado e reproduzindo um mito. Quando não possuem métodos, boa parte dos gerentes não realizam processos básicos do gerenciamento com consistência.
	
	
	Está correto. É um mito acharmos que o gerenciamento do desempenho requer instrumentos.
	
	
	Está correto. Os estudos têm demonstrado que as pessoas são observadores argutos e não precisam de métodos de avaliação de desempenho.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Segundo o estudo de Bruce Tulgan, 'bons gerentes precisam de cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho': declarações claras de desempenho, estabelecer metas mensuráveis, monitorar e avaliar o desempenho, fornecer 'feedback' aos empregados, recompensar os empregados. A conclusão é a de que:
	
	
	
	
	Mesmo os gerentes que apresentavam esses cinco aspectos não tinham observado elevação na motivação ou desempenho dos seus empregados
	
	
	Gerentes que apresentavam esses cinco aspectos tinham empregados reportaram que muitos empregados somente apresentavam melhoria no desempenho e motivação quando lhes era oferecida também a melhoria na remuneração
	
	
	Gerentes que apresentavam esses cinco aspectos tinham empregados engajados, motivados e produtivos
	
	
	Mesmo os gerentes que apresentavam esses cinco aspectos reportaram que a maioria de seus empregados não apresentaram melhorias significativas na motivação e no desempenho
	
	
	Gerentes que apresentavam esses cinco aspectos tinham empregados mais felizes, com menor absenteísmo e maior produtividade
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Você é um coordenador e deve oferecer retorno aos seus liderados sobre o desempenho em um tarefa. Qual o tipo de comportamento que você não deveria ter para dar um bom retorno:
	
	
	
	
	Oferecer um retorno baseado na comparação do desempenho de cada um com o desempenho dos demais funcionários.
	
	
	Maximizar o retorno absoluto e minimizar o retorno relativo.
	
	
	Ser pontual e dar retorno logo após um acontecimento.
	
	
	Focalizar a tarefa e não quem a executa.
	
	
	Ser específico e dar exemplos diretos de comportamento.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Sobre a Avaliação de Desempenho: I- A avaliação do desempenho permite um julgamento sistemático para justificar aumentos salariais, promoções, desenvolvimento de competências, transferências e desligamentos. II- Através da avaliação do desempenho, é possível comunicar aos colaboradores como eles estão desempenhando suas atividades e sugerir ações de melhoria no desenvolvimento de suas competências. III- A avaliação do desempenho promove a transparência e permite que os colaboradores tenham conhecimento sobre as percepções e expectativas dos superiores. Tendo em vista os conceitos sobre Avaliação de desempenho nas apresentados nesta enunciado, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas II e III estão correta.
	
	
	Apenas a afirmativa I esta correta.
	
	
	Apenas a afirmativa II esta correta.
	
	
	N.D.A
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		De acordo com o sociólogo Kurt Lewin, chamada de teoria de campo de força social, o status quo é definido como a diferença entre forças impulsoras e forças de resistência. Os diferentes ritmos de interação entre essas forças geram três estágios de mudança, definidos por: I - Descongelar II - Mudar III - Recongelar Partindo desta premissa, assinale a opção de resposta correta
	
	
	
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		No gerenciamento de mudanças, depois de determinar as metas a serem alcançadas, é preciso coletar dados sobre o problema e sobre as possíveis ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas.Das opções indicadas abaixo, identifique quais estão relacionadas às ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas. I- Ser crítico II- Enumerar os conhecimentos faltantes necessários ao cumprimento das metas. III- Discutir os assuntos problemáticos, políticos e críticos. IV- Descobrir quem se beneficia com a situação real.
	
	
	
	
	Somente as opções I, II e III estão relacionadas às ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas
	
	
	Todas as opções estão relacionadas às ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas.
	
	
	Somente as opções I e II estão relacionadas às ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas.
	
	
	Somente as opções II, III e IV estão relacionadas às ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas
	
	
	Somente as opções I e IV estão relacionadas às ações necessárias para alcançar as metas estabelecidas.

Outros materiais