Buscar

Resolução AD1 Análise Microeconômica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD 1
Período - 2016/2º
Disciplina: Análise Microeconômica
Coordenador: Cleber Ferrer Barbosa
ALUNO: Leilane de Mattos Braga 
MATR: 15215060043
Questão 1
Na microeconomia as variáveis podem ser reais ou nominais. O salário é uma variável da microeconomia. Há o salário nominal e o salário real. De um ano para o outro, o salário real pode subir mais do que o nominal? Se sim, explique como.
O valor real pode subir mais que o nominal. O salário real leva em conta os índices de preços, ou seja, quanto vale aquele preço em relação ao nível de um conjunto de preços de determinado produto. Se o real aumentou de um ano para o outro, entendemos que com o poder aquisitivo do dinheiro com que se comprava determinado produto no ano anterior não se pode adquirir a mesma quantidade desse produto no ano seguinte.
Questão 2
Interprete o que seria uma (curva) demanda totalmente vertical? O que faz (qual o sentido econômico) de ela ser assim? Cite um exemplo com um bem (produto) que certamente pode gerar tal demanda.
A demanda totalmente vertical é dita como perfeitamente inelástica, isto é, sua elasticidade é zero. Para qualquer alteração de preço, não há mudança na quantidade da demanda, na qual, continua inalterada. Isso acontece quando consumidores não alteram o seu consumo, qualquer que seja o preço de mercado. Um exemplo de produto que pode gerar essa demanda é o remédio. Quando o consumidor precisa muito do produto em uma determinada quantidade específica. Por exemplo, se o médico prescrever determinada quantidade de remédios, o enfermo estará disposto a comprar aquela quantidade, qualquer que seja o preço.
 Questão 3 
Sobre a elasticidade:
Se o preço de um produto aumentar 20% e a demanda cair mais do que 30%, qual o valor da elasticidade?
E= |30%| / |20%|
E=1,5%
Reconhecidamente o sal é bem elástico ou inelástico? Por quê?
O sal é um produto de demanda inelástica. Um aumento de preço pouco efeito irá gerar na demanda por sal. Por outro lado, uma redução não deve alterar a quantidade normalmente consumida de sal. Ninguém consumirá mais sal porque o preço está mais baixo.
Questão 4
Pelo que estudamos, por que o tabelamento de preços em produtos agrícolas está fadado ao fracasso?
Porque qualquer que seja a variação de preço, a oferta é a mesma. O produto agrícola, uma vez colhido, a oferta será o que colheu e levou-se ao mercado, qualquer que seja a variação de preço.
Questão 5
Uma empresa apresentou o seguinte resultado: a) Lucro contábil = 100 u.m. b) lucro econômico = - 500 u.m.
Interprete (explique) o sentido desse resultado. 
 
O lucro contábil igual a 100 u.m representa a equação das receitas menos os custos, ou seja, se refere as contas pagas e recebidas. O lucro econômico envolve o conceito de custo e oportunidade. Portanto, pode considerar como custo o volume de rendimento alternativo que seria recebido se a empresa optasse por outra produção. O lucro econômico dessa empresa foi negativo e existe alternativa que, se acolhida, poderia apresentar um lucro contábil maior.

Outros materiais