Buscar

Aplicação da Madeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Docente: Priscila Couto de Almeida
Discente: Melissa Santos Soares
Período: 6º Turma: “A”
APLICAÇÃO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Atualmente, no Brasil, há certo tipo de preconceito em relação à madeira como objeto estrutural, sendo mais usada para acabamentos, porém a madeira pode ser usada em diversos casos, não em especial este. 
A madeira tem diversas vantagens, dentre qual o consumo de energia baixo em comparação ao aço e o concreto que foram seus substitutos no atual período devido a grande demanda, também tem grande resistência ao fogo, e a sua resistência mecânica depende da madeira analisada, mas em geral é satisfatória, tendo em vista que se deve fazer um estudo para a função que ela irá empregar para melhor escolha da mesma.
Assim sendo, a madeira tem aplicações diversas, sendo elas para acabamentos, formas de concreto e objetos estrutural. Ela pode ser usada para estrutura de telhados, como caibros, vigas, ripas, sendo também utilizado como objetos temporários como andaimes, fôrmas para moldar elementos estruturais, escoramento. Sem deixar de citar o interior da casa, como esquadrias (portas, janelas), forros, painéis, assoalhos e etc, por fim ela pode ser usada como elemento estrutural como pilar, porém tomando o devido cuidado ao se comportar a madeira e a alvenaria juntas, já que ambos os materiais se contraem e dilatam de forma diferente, aparecendo assim fissurações.

Outros materiais