Buscar

resumo gestão

Prévia do material em texto

Você inovou no mercado com o um produto (inovação tecnológica) e como forma de proteção, registrou (pedido/depósito) a patente no INPI. Vários casos são conhecidos, onde a existência de uma patente registrada de um produto pode significar uma barreira de entrada, em um determinado mercado. Explique como funciona e na relação, associando-se a análise estrutural (indústria 5 forças de Poter)
 A barreira de entrada está correlacionada com o fato de tornar a iniciativa de patentear o produto, mas descobre que o mesmo já tenha sido patenteado por uma pessoa ou empresa. Ao criar a estratégia de inovação, o gestor não fez a análise das 5 forças de Poter, onde esse fator está classificado na categoria de novos entrantes. 
As 5 forças de Poter nos permite visibilidade ampla de todo o movimento empresarial, avaliar a ameaça de novos entrantes, poder de barganha de clientes e fornecedores, ameaça de produtos substitutos e rivalidade entre os concorrentes. 
Classifique como certo ou errado. 
Um dos objetos da ferramenta modelo de negócio é desenhar um modelo de como criar valor e construir novos negócios, ou em como aproximar ou transformar uma negociação. (CERTO)
Não podemos pensar em um modelo de negócio como uma forma de idealizar novas maneiras de fazer negócio para substituir formatos antigos e ultrapassados. (ERRADO)
Com um modelo de negócio, o componente proposta de valor descreve o pacote de produtos e serviços que criam valor para o mercado, independente do perfil do cliente (ERRADO)
Em um modelo de negócio, o componente canais descreve como uma empresa se comunica e alcança o mercado como um todo, para entregar uma proposta de valor. (CERTO)
Cite e explique uma característica da metodologia da “estratégia do oceano azul” que a diferencie fundamentalmente da forma mais usual de gestão, também conhecida (de acordo com a mesma metodologia) “como o oceano vermelho”
No OCEANO AZUL a metodologia trabalha em inovação de produto/serviço na qual o mercado que ainda não foi explorado, ou seja, algo novo e inovador que possa explorado, implantado sem concorrência.
EX: circo de Solei
No OCEANO VERMELHO a metodologia trabalha nos mercados existentes, na qual a concorrência é acirrada e competitiva, algo que já existe. (produto/serviço).
O valor consiste no montante que os compradores estão dispostos a pagar pelo produto que uma organização oferece. Uma organização é rentável se o valor que o produto representa para o comprador é superior ao valor envolvido na sua criação. 
A PROPOSTA DE VALOR é a diferença entre valor total e o custo coletivo da execução das atividades de valor.
O design Thinking defende a idéia do “Desenvolvimento da equipe multidisciplinar ou cocriação com clientes” como um diferencial. Defenda essa idéia se você a considerar a afirmativa certa. Caso contrário, justifique os motivos pelo qual você não os considera como certa.
Concordo com o design thiking, na qual busca o desenvolvimento através de uma relação com o cliente, seja ela pessoal ou multipessoal, com isso poderá trabalhar com os clientes específicos, entender seus desejos e necessidades com relação aos produtos/serviços. Trabalham com pós vendas, a empresa necessita de clientes e sempre visa à satisfação dos mesmos.
O livro estratégia do oceano azul nos mostra as seguintes informações no quadro abaixo:
[Estratégia do oceano vermelho = exercer o trade off valor custo]
[Estratégia do oceano azul = romper o trade off valor custo]
No OCEANO VERMELHO se trabalha com o exercer trade off valor custo, no qual visa-se vencer os concorrentes, aproveitando a demanda existente competindo nos espaços de mercados existentes alinhando todo o sistema de atividades da empresa com sua escolha estratégica de diferenciação ou baixo custo. 
Já no OCEANO AZUL a estratégia é romper o trade off - valor custo criando espaços de mercados inexplorados, tornando a concorrência irrelevante, onde cria-se e captura uma nova demanda alinhando todo o sistema de atividade da empresa em busca da diferenciação e baixo custo.
Sobre o modelo CANVAS, podemos destacar os seguintes componentes: 
Segmento de clientes/mercado, proposta de valor, atividades chaves e canais. Escolha um produto qualquer que já exista no mercado e desenvolva estes quatro componentes de forma que os mesmos justifiquem o modelo de negócio do produto com suas devidas explicações. 
PRODUTO: serviço de Xerox
SEGMENTO DE CLIENTE: serviço destinado a alunos, faculdades, empresas, papelarias, livrarias etc.
PROPOSTA DE VALOR: desenvolver proposta de serviço que agregue valor a empresa, oportunidade de se tirar cópia de documentos, livros etc. 
ATIVIDADES CHAVE: as atividades chaves são tirar Xerox, realizar impressões, fazer encadernações etc.
CANAIS: os canais de distribuição são feitos através do MKT, boca boca, panfletagem etc.
RECURSOS PRINCIPAIS: os alunos, pessoas físicas, jurídicas etc. 
PARCEIROS PRINCIPAIS: escola, faculdade, empresas, cartórios etc. 
ESTRUTURA DE CUSTO: ter um bom relacionamento com os fornecedores buscando estrutura de baixo custo.
RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: equipe qualificada, eficiência no atendimento, ambiente acolhedor etc. 
FONTES DE RECEITA: capital próprio e pagamento dos clientes via cartão de crédito, débito e dinheiro em espécie sobre os serviços prestados.
Qualquer Modelo de Negócio descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização, através da análise/desenvolvimento de 9 componentes: (1) Segmento de cliente/mercado; (2)Proposta de Valor; (3) Canais; (4) relacionamento com clientes; (5)Fontes de receita; (6)Recursos principais; (7)Atividades chaves; (8) Parcerias principais e (9) Estrutura de custos. 
Associe os 9 componentes em suas atividades do modelo de negócio:
CRIAÇÃO DE VALOR: 6, 7, 8, 9
ENTREGA DE VALOR: 1, 2, 3, 4, 7
CAPTURA DE VALOR: 1, 5 
Descreva cada componente do modelo CANVAS em suas atividades:
Criação de valor:
RECURSOS PRINCIPAIS: são todos os recursos necessários para viabilizar o modelo de negócio.
ATIVIDADES CHAVE: atividades desenvolvidas para implementar o modelo de negócio. 
PARCERIAS PRINCIPAIS: criar alianças para otimizar seu modelo de negócio e reduzir riscos. 
ESTRUTURA DE CUSTOS: verificando os custos mais importantes envolvidos no negócio. 
Entrega de valor:
SEGMENTO DE CLIENTES/MERCADO: cada grupo de clientes tem suas necessidades e desejos diferentes, focar e criar valor e entender a base do negócio. 
PROPOSTA DE VALOR: é o pacote de produtos e/ou serviços que criam valores para o seu cliente. 
CANAIS: são os canais de comunicação e distribuição do produto e/ou serviço.
RELACIONAMENTO COM CLIENTES: é a forma que a empresa se relaciona com os seus clientes. 
ATIVIDADES CHAVE: atividades desenvolvidas para implementar o modelo de negócio.
Captura de valor:
SEGMENTO DE CLIENTES/MERCADO: cada grupo de clientes tem suas necessidades e desejos diferentes, focar e criar valor e entender a base do negócio. 
FONTES DE RECEITA: é de onde vêm os recursos da empresa, podem ser pelo patrimônio líquido da empresa (donos, sócios, acionistas) bem como clientes. 
10) Visão de Potter sobre fidelização de clientes 
 Quando se busca vantagem competitiva, a estratégia não é capaz de fidelizar e reter todos os clientes, pois é baseada e eficácia e eficiência da operação. 
11) Poter critica que se faça Benchmark com qualquer concorrente e que se você fizer o que todos seus clientes querem, você não terá uma estratégia. Os fundamentos são: 
a) As estratégias são escolhidas com base nos objetivos definidos,como resultado do planejamento. b) Não da para construir uma estratégia que atenda a cada cliente em particular. c) Benchmark e bom fazer, mas de forma criteriosa. 
12) Porque a busca de oceanos azuis é importante? 
Porque cria um novo espaço de mercado inexplorado, ganha vantagem competitiva, se diferencia dos concorrentes e torna a concorrência irrelevante. 
13) Como desenvolveria o Desing Thinking. 
Realizaria todas as etapas com base na cocriaçãocom equipe especializada, cliente e fornecedores através de pesquisas e wokshops. Buscando entender a real necessidade do cliente, observando o cliente, definindo de acordo com sua percepção qual é a solução que lhe atende, idealizando o produto para validar e depois testando. 
14) A estratégia deve ser controlada por duas dimensões: Operacional e a estratégica. O que significa: 
OPERACIONAL: tem como dever controlar a área operacional da estratégia medindo os meios, comparando e corrigindo o que não aconteceu como planejado. Envolve o monitoramento do resultado, custos, gastos, tempo e etc. 
ESTRATÉGICA: é o monitoramento da adequação entre a empresa e o mercado. O mercado muda e por isso tem que ir acompanhando a estratégia com o ambiente. 
15) Inovação aberta e fechada 
*ABERTA: Buscam-se idéias fora da própria equipe,realiza-se desenvolvimento colaborativo,trabalha-se com empresas externas para industrialização. 
VANTAGEM - Pode utilizar intelecto externo. 
DESVANTAGEM – Põe em risco o segredo 
*FECHADA - São utilizados apenas os próprios recursos para descobrir, desenvolver e industrializar. 
VANTAGEM – Protege a inovação. 
DESVANTAGEM – P&D (Pesquisa e desenvolvimento). 
16) Análise de oportunidade 
É realizado em duas etapas: 1º Avalia o aspecto externo da idéia, ou seja, sua relação com o mercado que é o mais importante. 2º Leva em conta o aspecto interno. 
17) O que vem primeiro Estratégia ou Capacitação? 
A estratégia vem primeiro, pois para se capacitar você precisa de uma estratégia estabelecida antes. 
18) Informe um objetivo (completo), Kpi 
Objetivo: Vender 1250 bengala/ mês. Kpi: Unidade vendida. 
Qual o fundamento lógico para definir este objetivo? 
Por ser um produto novo e diferenciado o mercado é favorável. 
19) Capacitação condicionou a estratégia ou a estratégia condicionou a capacitação. 
Capacitação condicionou a estratégia porque primeiro capacitamos os funcionários e a estratégia são traçadas para busca do melhor resultado. 
20) Porque a criatividade e considerada a mola mestra da inovação? 
Porque é através da criatividade que se é criado, implementado novos produtos ou melhorado algo já existente. 
21) Dentre essas inovações (de produto, processo, marketing e organizacional), qual apresenta o maior risco de implementação? Por quê? 
Processo, porque as empresas são muito focadas na mesmice e principalmente burocráticas. Para implementação do novo, correm o risco financeiro e o pensamento é, para que mudar o que esta dando certo. 
 22) Porque razão a Gestão estratégica deve ser compartilhada em todos os níveis da organização? 
Porque a gestão de todo o negócio é feito como um sistema integrado, onde os planos de trabalho de todas as áreas são executados 
23) Qual a diferença básica entre RBV e MBV? 
MBV- Identifica as oportunidades e utiliza os recursos para montar a estratégia. 
RBV- Faz a verificação das oportunidades que podem ser aproveitadas e utilizadas no mercado. 
 24) Num ambiente desfavorável o primeiro pensamento é abandonar a estratégia e propor outra mais adequada. Antes de tomar a decisão final de abandonar, qual seria sua avaliação? 
Reformulação da estratégia, a partir do propósito, ambiente e capacitação. 
 
TEXTO DO CARRAPICHO:*Curiosidade em observar o carrapicho.*Capacidade de ver algo de forma diferente.
INOVAÇÃO: não é apenas uma questão de fazer as coisas de um jeito melhor. È uma questão de sobrevivência. Cada empresa deve, antes de mais nada ,definir onde precisa inovar: melhorar a qualidade, abrir novos mercados, ampliar sua linha de produtos, reduzir custos operacionais, melhorar processos produtivos, reduzir o uso de matéria primas, reduzir o impacto ambiental, reduzir consumo de energia. 
CONCEITO DE INOVAÇÃO: utilização de novas ideias ou aplicação de ideias já existentes de formas fundamentalmente diferentes para conduzir grandes mudanças. 
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: compreende a introdução no mercado de produto ou processo tecnologicamente novos e melhorias significativas que tenham sido implementadas em produtos e processo existentes.
INOVAÇÃO ABERTA:as indústrias e organizações que promovem ideias,pensamentos,processos e pesquisas abertos, a fim de melhorar o desenvolvimento de seus produtos, prover melhores serviços para seus clientes,aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado.As organizações devem usar ideias internas e externas, assim como caminhos internos e externos para o mercado.(Chesbrough)
INOVAÇÃO FECHADA:desenvolvimento do novo projeto e seu planejamento mercadológico acontecem internamente,segundo limites rígidos e definidos de acordo com objetivos,recursos e infra-estrutura próprios.
INOVAÇÃO RADICAL: implementação (bem ou serviço) de um novo produto.
INOVAÇÃO INCREMENTAL: Implementação de um produto (bem ou serviço) significamente melhorado.
PROTEÇÃO DA INOVAÇÃO – PATENTE: título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade,outorgado pelo estado ou inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação.
TIPO DE PATENTE - PATENTE DE INVENÇÃO: produtos ou processo que atendam aos requisitos de atividade inventiva,novidade e aplicação industrial.Validade 20 anos a partir da data do deposito.
VIABILIDADE: Entende-se por estudo de viabilidade e analise que procura prever/anteceder o eventual êxito ou fracasso de um projeto.
Viabilidade Mercadológica: refere-se ao produto e ao potencial de mercado. É por ela que se sabe em quais mercados ele tem chance ou não de fazer sucesso, quanto e de que formas. Também diz respeito ao preço, distribuição e vendas.
VIAB. ECONOMICA-FINANCEIRA: diz respeito aos investimentos e as possibilidades existentes de se adquirir capital para realizar um empreendimento, levando em conta tanto políticas de financiamento existentes, como possibilidade de parcerias e, principalmente o retorno do negócio.
VIAB. TÉCNICA: diz respeito ao processo produtivos, tal como maquinários para a produção,assim como o conhecimento de tecnologia e das técnicas para se conseguir produzir o produto, da forma mais barata e eficiente possível.É uma avaliação da praticidade de uma solução técnica específica e a disponibilidade dos recursos técnicos e profissionais.
BENCHMARK: tem o objetivo de melhorar as funções e o processo de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado p/vencer a concorrência. Analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.
RBV-(VISÃO BASEADA EM RECURSOS): *Forças e fraquezas das organizações-variáveis internas (fatores internos podem ser os mais influentes no desempenho empresarial, uso eficiente de recursos é a principal fonte de vantagem competitiva)
*Recursos e competências são o ponto de partida p/definição do posicionamento no mercado primeiramente as competências e recursos são escolhidos, identificados e desenvolvidos, e posteriormente são definidas e suas aplicações. 
*Construir estratégia para trabalhar em razão dos recursos (pessoas, tempo, equipamentos, financeiro) que eu tenho.
MBV (VISÃO BASEADA NO MERCADO): *Necessidades de recursos e competência são derivadas a partir dos fatos do mercado.
*Criar objetivo, escolher estratégia em razão da oportunidade identificada. 
*Posicionamento da empresa no mercado é o principal determinante para o desempenho. *Oportunidade e ameaças ambientais – variáveis externas. 
*Buscar recursos p/desenvolvimento estratégia.
OCEANO AZUL: Inovador, nenhuma ou pouca concorrência. (Criar espaços e mercado inexplorados ; Tomar a concorrência irrelevante ; Criar e capturar a nova demanda ; Romper o trade-off valor – custo ; Alinhar todo o sistema de atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo).
6 PRINCÍPIOS DE FORMULAÇÃO DO OCEANO AZUL: 1. Reconstrua as fronteiras do mercado; 2. Concentre- se no panorama geral não nos números; 3. Vá além da demanda existente; 4. Acerte a sequência estratégica; 5. Supere as principais barreirasorganizacionais ; 6.Introduza a execução da estratégia. 
FATORES DE RISCO ATENUADOS POR CADA PRINCÍPIO: Risco de busca, Risco do planejamento, Risco da escala, Risco do modelo de negócio, Risco organizacional, Risco da gestão.
OCEANO VERMELHO: Normal, tradicional, concorrência acirrada, competição forte. (Competir nos espaços de mercado existentes, Vencer os concorrentes, Aproveitar a demanda existentes, Exercer o trade-off valor-custo, Alinhar todo o sistema de atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo).
DESING THINKING: é um processo de inovação para o desenvolvimento de um produto, serviço ou processo.
 *Foco na percepção e comportamento do cliente: necessidades, desejos e escolhas.
*Desenvolvimento em equipe multidisciplinar ou cocriação com clientes.
*Uso da intuição, experiência e conhecimento tácito.
*Utilizar protótipos para avaliar a inovação.
PROTÓTIPO: serve p/passar/informar sobre o funcionamento de um serviço.
CADEIA DE VALOR: conjunto de atividades desempenhadas por uma organização, desde as relações com fornecedores e ciclos de produção e vendas até a fase da distribuição final.
ATIVIDADES PRIMÁRIAS: são as relacionadas com a criação ou transformação dos produtos e serviços. 
*LOGÍSTICA INTERNA OU DE ENTRADA- atividades relacionadas com recepção armazenamento e distribuição dos inputs aos produtos.
 *OPERAÇÕES- atividades relacionadas com transformação das matérias primas em componentes ou produtos finais.
*LOGÍSTICA EXTERNA OU DE SAÍDA- atividades relacionadas com recolha, armazenamento e distribuição física do produto aos compradores. Mkt e vendas- atividades relacionadas com a comercialização e a promoção do produto. 
*SERVIÇO- atividades relacionadas c/o serviço pós venda, que acrescentam valor ao produto oferecido.
ATIVIDADES TÁTICAS: são necessárias mas não suficientes para a implementação da estratégia, na medida em que complementam ou suportam a ação das atividades estratégicas. Por isso, devem ser asseguradas numa perspectiva de otimização da relação custo/benefício.
ATIVIDADES BASE: são necessárias ao funcionamento da empresa, qualquer que seja a sua estratégia, mas têm um impacto muito reduzido no seu desempenho competitivo. Por isso, devem ser asseguradas com um mínimo de custos para o nível de qualidade desejado.
MARGEM: o valor consiste no montante que os compradores estão dispostos a pagar pelo produto que uma organização oferece. Uma organização é rentável se o valor que o produto representa para o comprador é superior ao valor envolvido na sua criação. A margem é a diferença entre o valor total e o custo coletivo da execução das atividades de valor.
ATIVIDADES ESTRATÉGICAS: são imprescindíveis a implementação da estratégia, uma vez que afetam diretamente o desempenho da empresa nos fatores críticos de sucesso do negócio. Por isso, devem poder usufruir de todos os recursos requeridos, tanto em quantidade, como em qualidade.
Análise do ambiente externo: tendências, catalisadores, ofensores, oportunidades e ameaças. 
Análise do ambiente interno: pontos fortes, pontos fracos e pontos a melhorar.
BSC: sistema de gestão estratégica, utilizado para o alinhamento das ações setoriais e individuais com os objetivos do negócio, orientando desempenho e responsabilidade. 
CRIATIVIDADE: é a soma de fatores como a curiosidade, capacidade de ver as coisas sob um ângulo inusitado, perseverança, autoconfiança, humildade para perceber os próprios limites e pedir ajuda; e capacidade de perceber que uma ideia nova pode ser útil. È a mola mestra da inovação.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: é o estabelecimento de objetivos, ações, estratégias. É o processo. Funciona de cima para baixo – 
*Top Down: sistema em que todas as áreas dependem dele.
Plano de trabalho: é o detalhamento do planejamento, fazer o planejamento de trabalho funcionar é a gestão estratégica. *Gestão Estratégica: faz funcionar o plano de trabalho, que contém os objetivos.
Questões prova A2
PONTES FORTES: a bicicleta adaptável nas ciclovias ainda não existe no mercado. Esse meio de transporte é uma prática sustentável trazendo consigo a conscientização ambiental.
PONTOS FRACOS: Não temos uma equipe especializada o suficiente para instruir o usuário a fazer uso da bicicleta adaptada.
OPORTUNIDADE: Devido ao fato de alto índice de pessoas afetadas pela deficiência visual, a implementação do projeto de bicicletas adaptadas, transmite a oportunidade de mobilidade independente. 
RELAÇÃO: Como é um produto novo, espaço de mercado inexplorado, temos a vantagem competitiva, porque a implementação do projeto ocorrerá no parque de Madureira, sendo assim, o ambiente que é visto como referência de lazer atrairá o consumidor final facilmente. Além disso, temos vantagem (órgãos públicos, empresas privadas) para quem vendemos a idéia do projeto, atualmente estão sempre em busca de práticas sustentáveis. 
META: Precisa informar o quanto pretende atingir e em quanto tempo (prazo).
ATUAR EXERCENDO GESTÃO ESTRATÉGICA: É trabalhar fazendo uso das ferramentas administrativas com a análise SWOT, 5 forças de Poter, PDCA. Além disso, é fazer o planejamento inicial antes de pôr em prática os propósitos do seu negócio, dessa forma, é possível diagnosticar se o mesmo é viável ou não antes de implementação. 
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: É a visão do futuro da organização. É uma tentativa de formar uma gestão estratégica. 
GESTÃO ESTRATÉGICA: É uma ação. É desenvolver uma iniciativa no sentido de incentivar o sucesso de um negócio. 
Ela administra o que é planejado. 
NOVAS ADMISSÕES: Nível estratégico tático – O ato de controlar é realizar uma intermediação entre o nível estratégico (pois a decisão do diretor) e operacional (afetando-os diretamente ligado à produção=funcionários)
JANELAS DO BSC
EX: tema estratégico; excelência operacional.
BSC: é uma ferramenta administrativa que permite acompanhar o desempenho de uma org. através indicadores = KPI
É olhar a org. em 4 dimensões: crescimento e aprendizado, processos internos, clientes e finanças(uma coisa envolve a outra)
1° CRESCIMENTO E APRENDIZADO 
OBJETIVO: capacitar funcionários
KPI : treinar funcionários
ESTRATEGIA: (como ser feito) realizando palestras
2° PROCESSOS INTERNOS:
 OBJETIVO - fabricar prod. em conformidade (pois vc tem funcionários capacitados) 
KPI: n° de prod. em conformidade
Estratégia- realizando a prod. padronizada para minimizar atividades com erros e gerar prod. em conformidade.
3° CLIENTES: 
OBJETIVO: satisfação do cliente (pois vc tem operários treinados e produtos em perfeito estado de qualidade) 
KPI: n° clientes satisfeitos.
OBJ: atingir a satisfação do cliente
ESTRATÉGIA: entregar prod. em perfeito estado de qualidade.
4°
FINANÇAS: 
OBJETIVO: aumentar o lucro.
 KPI: aumentar lucro
 OBJETIVO: implementar política de reaproveitamento de recursos.
22) BSC Vendas 
 
	BSC
	OBJETIVO
	KPI
	ESTRATÉGIA (como farei)
	FINANÇAS
	Aumento de 20% do faturamento
	Faturamento alcançado
	Conquistar novos clientes
	CLIENTES
	Obter 100% dos clientes satisfeitos 
	Quantidade de clientes satisfeitos 
	Através de acompanhamento de pesquisa de vendas
	PROCESSOS
	Vender 100% dos produtos em conformidade 
	Quantidade de produtos em conformidade 
	Através de acompanhamento junto à produção
	APRENDIZADO
	Treinar 90% dos revendedores 
	Quantidade de revendedores treinados 
	Realizando cursos de treinamento para os revendedores 
22.1 BSC Logística 
	BSC
	OBJETIVO
	KPI
	ESTRATÉGIA (como farei)
	FINANÇAS
	Alcançar 100% do faturamento 
	Faturamento alcançado 
	Serviço de qualidade 
	CLIENTES
	Obter 95% dos clientes satisfeitos 
	Quantidade de clientes satisfeitos 
	Entregar dentro do prazo previsto 
	PROCESSOS
	Entregar dentro do prazo de 5 dias úteis. 
	Prazo de entrega 
	Estudar e acompanhar a distribuição com uso do gpsAPRENDIZADO
	Estudo de mapas e rotas em 100% das entregas. 
	Tempo de realização de entrega. 
	Treinamento para todos os funcionários de logística

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes