Buscar

Didática e Tendências Pedagógicas

Prévia do material em texto

DIDÁTICA
Didática é fazer e pensar a educação, é o trabalho docente, apresentar uma proposta de ensino, visando a objetivos educacionais; é pensar no que desejamos para os alunos e por que; é se envolver com a construção de um projeto de sociedade.
1) Alguns autores se opuseram às proposições apresentadas pelos educadores do século XVII e descolavam a centralidade do ensino para a aprendizagem na abordagem dos processos pedagógicos. Dentre eles, há um que defendia que o ensino deve adequar-se aos diferentes níveis de aprendizado, aos interesses e às necessidades dos alunos. Este pensador chama-se:
John Dewey
2) Quando um(a) professor(a) de Educação Fundamental preocupa-se em partir dos problemas sociais para introduzir ou debater os conteúdos das aulas, com base em temas geradores e interdisciplinares problematizados, está agindo de acordo com a Tendência Pedagógica
Libertadora.
3) Hoje com as intensas transformações ocorridas nos processos sociais de produção e de difusão da informação, novas informações sobre o papel da educação tomam cada vez mais espaço na vida social. Diferentes tendências e/ou teorias desenvolvem concepções acerca dos processos de ensino-aprendizagem passando a considerar os contextos onde eles se dão. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta tendências pedagógicas progressistas:
Pedagogia Conteúdo Crítico-Social, Libertadora e Libertária.
4) A crítica ao paradigma tradicional começa a ser mais forte nos anos de 1950 e primeira metade da década de 1960, realizada à luz da perspectiva escolanovista e progressista de Paulo Freire. Educadores brasileiros como Anísio Teixeira e Lourenço Filho, influenciados pelo pensamento de John Dewey, dão uma grande contribuição à "desestabilização" de conceitos defendidos pelo paradigma tradicional de ensino. Propunham novos princípios para o ensino- aprendizagem, assim como Paulo Freire que sinalizou para novos rumos na educação. 
( ) O aluno passa a ser o centro do processo de ensino, configura-se como ser em desenvolvimento bio-psico-social, que necessita ter respeitada sua individualidade no modelo escolanovista.
( ) O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito de informações fornecidas pelo educador que respalda a prática na pedagogia de Paulo Freire.
( ) O foco principal da pedagogia freireana é na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos.
( ) O professor escolanovista passa a ser orientador da aprendizagem a ele cabe estimular, facilitar, criar condições para que a aprendizagem do aluno ocorra.
( ) O educando é o objeto a ser moldado deve se submeter ao ensino do educador, assimilando e reproduzindo o conhecimento dado na visão de Paulo Freire. 
V F F V F
5) Quando a educação é considerada um processo que guarda múltiplas dimensões: pessoal, social, econômica, política, filosófica e diz respeito a processos individuais e coletivos de aprendizagem, a dinâmicas de grupos e valorização das diversas culturas, podemos dizer que está respaldada na lógica:
da construção de uma sociedade democrática
6) I - A problemática relativa ao ensino da Didática não pode ser dissociada da questão da formação de educadores.
II - Toda a prática social é histórica, mas a didática em nada contribui com a construção de uma nova sociedade.
III - Podemos repensar a didática, fundamentalmente, a partir de uma visão contextualizada e histórica.
IV - A formação de educadores se articula com a análise do papel da educação na sociedade.
V - A educação é uma prática social, portanto, está vinculada a um projeto histórico.
I, III, IV e V.
7) As transformações recentes no âmbito dos processos econômicos e socioculturais, as novas tecnologias de comunicação e informação, têm provocado uma verdadeira revolução no campo educacional e uma profunda reflexão sobre o papel da escola. A informação vai para todas as direções em forma de rede e não mais de reta, rota, sequencialmente, conforme Marco Silva(2010). Isso significa dizer que o conhecimento se encontra:
desterritorializado
8) Os princípios subjacentes ao ideal pedagógico de Comenius, educador do século XVII, sustentam-se nos ideais de uma escola na qual todas as classes sociais sejam educadas, isto é, onde o ensino seja destinado a todos sem qualquer tipo de discriminação. As contribuições do pedagogo Comenius impulsionaram reflexões sobre a escola e o papel da educação na sociedade, instigando naquele contexto histórico a I busca por um método de ensino mais racional, ordenado e mais apropriado para garantir aos indivíduos o acesso aos conhecimentos produzidos pela sociedade moderna. II busca pela democratização do saber, considerando a exceção dos que não tinham aptidão e inclinação para os estudos segundo a sua natureza humana. III defesa de uma escola universal, partindo do pressuposto da natureza educável do homem e da necessidade de uma educação escolarizada para ele. IV construção de um projeto educativo que inclua todos os homens e a disposição de um saber universalizante que se encontra na base da formação humana. Assinale a opção em que todas as afirmativas estão corretas.
		
		
	
	
I, III e IV.
9) "Uma das grandes, se não a maior tragédia do homem moderno, está em quem é hoje dominado pela força dos mitos e comandado pela publicidade organizada, ideológica ou não, e por isso vem renunciando cada vez, sem saber, à sua capacidade de decidir [...] e, quando julga que se salva seguindo as prescrições, afoga-se no anonimato nivelador da massificação, sem esperança e sem fé, domesticado e acomodado... Já não é mais sujeito, rebaixa-se a puro objeto" (FREIRE, 1976, p. 43). A partir do pensamento de Paulo Freire, fica evidente que ele está fazendo uma crítica ao professor:
Reprodutor
10) As considerações destacadas pelo pesquisador Libâneo (1999) sobre Didática e Educação: "(...) quando atingirmos a percepção da sociedade como um todo na participação ativa da construção de uma sociedade para todos, a inclusão não será apenas um direito Constitucional, mas uma realidade motivada pela efetiva transformação social(...)", estão coadunadas com a teoria:
Educação como transformação da sociedade.
11) Com relação à didática como prática reflexiva e de pesquisa, assinale a alternativa INCORRETA:
A prática reflexiva é quando o professor adota o modelo linear, via de mão única em sala de aula.
12) Baseando-se nos estudos realizados, é possível Compreender  o Planejamento Didático como momentos em que o professor avalia sua prática, as limitações e possibilidades dos alunos, visando contribuir para a construção do conhecimento em parceria. Segundo essa linha de pensamento pedagógico, quais os itens abaixo estão de acordo: 
I - Trata-se de um processo de aprendizagem em que o aluno é incluído e não excluído.
II - Não há necessidade de definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de aprendizagem dos seus alunos porque eles que terão liberdade total para escolher trabalhar assuntos apenas do seu dia a dia. 
III - Um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão. É uma atividade tipicamente humana, de interiorização de conceitos pelos alunos.
	
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
13) João, uma criança de 12 anos, tem apresentado algumas dificuldades pedagógicas. Tais dificuldades são mais evidentes na escrita. Ele troca , omite, inverte, aglutina algumas letras, lê ainda silabado. Quando inicia-se a leitura oral na turma, João logo solicita ir ao banheiro. Acerca da situação-problema acima e da intervenção docente, é correto afirmar que:
o docente deverá solicitar auxílio da equipe pedagógica (coordenador, orientador e psicólogo),objetivando traçar estratégias de intervenção; a família deverá ser comunicada acerca de tais dificuldades para possíveis encaminhamentos.
14) "Pensar em Didática é pensar em trabalho de professor na sala de aula; é verificar como o professor vive seu cotidiano, as práticas individuais, a maneira de se relacionarconsigo mesmo, com os alunos, com o conhecimento, com os colegas, com a organização escolar e com a sociedade. Em suma, é um processo de autoconhecimento e de conhecimento do mundo." (LIMA, 2002, p. 44). Trata-se do professor pensar no que faz porque faz, no sentido de sua prática e do aprendizado. De acordo com essa perspectiva, podemos afirmar que:
	
	a Didática fornece ao professor princípios teórico-metodológicos para uma prática pedagógica reflexiva e crítica acerca dos fenômenos educativos; o exercício da práxis.
15) No cotidiano escolar, a intervenção na zona de desenvolvimento proximal dos alunos é de responsabilidade do professor. Essa concepção de interação professor-aluno está relacionada à teoria da aprendizagem defendida por:
	
	Vygotsky.
16) A aprendizagem significativa é aquela que parte do contexto sócio histórico do aluno, levando-o a: I - Desenvolver o raciocínio. II - Saber lidar com diferentes conceitos. III - Fazer relações entre um conceito e outro. IV - Saber argumentar. V - Saber aplicar o conhecimento construído em situações novas ou diferentes. MARQUE A ÚNICA RESPOSTA CORRETA:
Todas as afirmativas estão corretas.
17) Os meios de comunicação têm causado impactos nos modos de pensar e nas práticas sociais da juventude que afetam os processos de ensino e aprendizagem. "É em razão dessas demandas que a didática precisa incorporar as investigações mais recentes sobre modos de aprender e ensinar e sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Mais precisamente, será fundamental entender que o conhecimento supõe o desenvolvimento do pensamento e que desenvolver o pensamento supõe metodologia e procedimentos sistemáticos do pensar. Nesse caso, a característica mais destacada do trabalho de professor é a mediação docente pela qual ele se põe entre o aluno e o conhecimento para possibilitar as condições e os meios de aprendizagem, ou seja, as mediações cognitivas" (LIBÂNEO). Uma Didática a serviço da Pedagogia deverá contribuir para:
A formação de sujeitos pensantes e críticos com competências para lidar com a realidade.
18) Aprender fazendo é o princípio básico da Escola Nova, também, denominada de escola ativa ou progressivista ou ainda pragmatista. Segundo os educadores progressistas, falta aos professores dessa prática pedagógica escolanovista voltar a atenção para:
a visão crítica de mundo
19) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias: "Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências". Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
	
	inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
20) Planejamento, fundamentado na perspectiva progressista da educação, envolve:
	
	indissociabilidade teoria e prática.
21) Aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem expressões culturais e marcas sociais próprias, é condição necessária para o desenvolvimento de valores.
Éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade.
22) Assinale a Abordagem correspondente à postura da escola: A escola deve começar a ensinar a criança a observar; ensinar às crianças liberdade de ação, trabalho em grupo.
escolanovista-cognitivista
23) "O professor se tornou um aprendiz permanente, um construtor de sentidos, um cooperador, e, sobretudo, um organizador de aprendizagem" (GADOTTI). Assinale a alternativa que interpreta adequadamente a citação de Gadotti.
O professor aprendiz é sujeito da sua própria formação, por isso procura atribuir sentido, não só àquilo que faz, mas também à aprendizagem de seus alunos.
24) "We don't need no education We don't need no thought control No dark sarcasm in the classroom". (Pink Floyd - The Wall) Tradução livre: Nós não precisamos de educação. Não precisamos ser controlados mentalmente. Nada de sarcasmo na sala de aula... Pink Floyd nos provoca a questionar sobre a educação rígida e limitada às estruturas das salas de aula. Em um exercício de desconstrução da didática tradicional e de acordo com perspectivas construtivistas e progressistas, a sala de aula deve ser considerada: 
I. todo e qualquer espaço no qual atividades de ensino e aprendizagem estejam ocorrendo. 
II. o espaço entre quatro paredes, com carteiras e um quadro de giz. 
III. um laboratório, o pátio da escola, um museu, uma oficina ou um estabelecimento industrial ou comercial no qual, por motivos educativos, o professor se encontra com seus alunos, desenvolvendo atividades de ensino e aprendizagem.
	
	I e III.
25) Em seu livro Educação e Mudança, FREIRE (1979) afirma que "O homem pode refletir sobre si mesmo e colocar-se num determinado momento, numa certa realidade: é um ser na busca constante de ser mais e, como pode fazer esta autorreflexão, pode descobrir-se como um ser inacabado, que está em constante busca". Neste sentido, FREIRE (op. cit.) afirma que esta é a raiz da educação. NÃO se pode afirmar sobre o texto que:
O processo de educação tem um fim em si mesmo, devendo ser resolvido dentro da sala de aula e não se relacionar ao contexto sócio-histórico.
26) Helena é professora de uma rede de ensino público no Brasil. Há mais de uma década trabalha com crianças das classes populares e entende a escolarização como um meio de ascensão social. Diariamente transmite aos seus alunos os conteúdos que seleciona de forma criteriosa, preocupa-se em fazê-los anotar em seus cadernos toda a matéria. Os exercícios de casa são parte importante de sua prática pedagógica, pois considera que ajudam os alunos a consolidar os conteúdos, além de torná-los responsáveis. Esta prática educativa apresenta características da tendência...
Tendência Liberal Tradicional
27) Assinale a alternativa que corresponde à Pedagogia na qual o professor deve planejar variadas situações de ensino e aprendizagem, como, por exemplo, propor situações-problema, promover situações de equilíbrio e desequilíbrio (desafios cognitivos), pois o objetivo é que os alunos aprendam constatando fenômenos, verificando a veracidade das informações trabalhadas e, ao mesmo tempo, seja sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem.
	
	Pedagogia escolanovista.
28) São diferentes as possibilidades de organização dos currículos escolares. Relacione as formas de organização curricular apresentadas na 1ª coluna de acordo com as suas respectivas características destacadas na 2ª coluna. 
I- Currículo organizado a partir de Projetos 
II- Currículo organizado a partir dos temas geradores 
III- Currículo organizado em torno das áreas de conhecimento 
IV- Currículo com organização disciplinar 
( ) Procura reduzir as fronteiras que demarcam os campos específicos de cada área do saber e permitem aproximações conceituais e conhecimentos afins. 
( ) Geralmente apoiados nos interesses dos alunos, envolvem tratamento multidisciplinar para as questões de temas atuais. 
( ) Privilegia a abordagem teórica na organização do conhecimento escolar, sofrendo críticas pelos educadores que respaldam sua prática na pedagogia crítica. 
(  ) Organizados em tornode uma pedagogia ativa que propõe a articulação de diferentes saberes na solução de um problema ou situação a ser pesquisada. 
III - II - IV – I
29) Diferentes movimentos sociais - consciência negra, grupos indígenas, de cultura popular, de movimentos feministas, homossexuais, grupos religiosos, de trabalhadores rurais etc. - têm reivindicado um reconhecimento e valorização mais efetivos das respectivas identidades culturais, de suas particularidades e contribuições específicas à construção social. Neste contexto, é preciso buscar caminhos de incorporar positivamente a diversidade cultural no cotidiano escolar. Nesta perspectiva, os "Parâmetros Curriculares Nacionais", propostos pelo Ministério de Educação em 1996, apresentam como um dos temas transversais a:
Pluralidade cultural
30) A gestão democrática propõe uma educação com relevante valor social. Referenciada pela legislação, o processo de gestão democrática pressupõe. MARQUE A INCORRETA:
A centralização das decisões na direção geral da escola.
31) Fazer das disciplinas escolares tradicionais o centro do currículo implica em privilegiar:
	
	o conhecimento formalmente estabelecido
32) O currículo precisa incorporar as necessidades atuais, as lutas por representação de identidades, a sociedade altamente tecnológica, marcada pelas redes, pela velocidade e pela globalização e suas contradições. O currículo não pode continuar com uma visão monocultural e inflexível, com a organização dos conhecimentos de forma compartimentada e fragmentada expressa em disciplinas fechadas. Por isso, é preciso promover a(o) _______________ e o pensamento complexo.
Interdisciplinidade
33) Tratar da diversidade cultural brasileira, reconhecendo-a e valorizando-a, bem como tratar da superação das discriminações aqui existentes significa atuar sobre uns dos mecanismos de exclusão, tarefa necessária, ainda que insuficiente, para caminhar na direção de uma sociedade mais democrática. É um imperativo de trabalho educativo voltado para a cidadania crítica, uma vez que tanto a desvalorização cultural - traço bem característico da nossa história de país colonizado - quanto á discriminação são entraves à plenitude da cidadania para todos, portanto, cabe ao professor para tentar dar conta desse objetivo adotar como fundamento da prática: MARQUE A INCORRETA:
A hegemonia
34) No momento em que o professor entende que o aprendiz sempre sabe alguma coisa e pode usar esse conhecimento para seguir aprendendo, ele se dá conta de que a pura intuição (do professor) não é mais suficiente para guiar o trabalho. Sendo, assim, para planejar uma boa aula é preciso:
considerar o conhecimento prévio do aprendiz e as contradições que ele enfrenta no processo de aprendizagem
35) Numa prática educativo-crítico, a relação professor-aluno deve firmar-se: 
I- No respeito mútuo
II- Na autoridade 
III- Na licenciosidade 
IV- No autoritarismo
I e II
36) Quando temos a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos, afetivos, além de visão crítica de mundo e autonomia para enfrentar um tipo de situação estamos demonstrando:
nossas competências
37) A pedagogia tecnicista buscou adequar a educação às necessidades e exigências sociedade industrial e tecnológica, na produção de profissionais para o mercado de trabalho. Originou-se nos Estados Unidos na segunda metade do século XX e chegou ao Brasil entre 1960 e 1970, disseminando-se como "tecnicismo educacional", de inspiração behaviorista. A educação inspirada no tecnicismo educacional atua para:
O aperfeiçoamento do sistema capitalista e o professor um mero especialista.
38) Toda aula precisa ser planejada. Mesmo que situações inesperadas ponham por terra todo o nosso plano de trabalho, definir objetivos e prever as estratégias nos permite ter mais chances de sucesso. Diante dessas possibilidades, qual o papel do professor pesquisador quando se depara com um fenômeno educativo até então não pensado?
Confrontar teoria e prática dialeticamente
39) O Prof. Dr. Antônio Nóvoa , em entrevista feita pela Revista Salto, apresenta duas competências necessárias a pratica do professor: "o professor como um organizador do trabalho escolar, nas suas diversas dimensões e o professor como alguém que detém e compreende um determinado conhecimento e é capaz de o reelaborar no sentido da sua transposição didática, como agora se diz, no sentido da sua capacidade de ensinar a um grupo de alunos". Quanto a capacidade de ensinar a um grupo de alunos os conteúdos a serem ensinados, entendemos que:
1 - Não basta deter o conhecimento para o saber transmitir a alguém, é preciso compreender o conhecimento, selecionar o que é relevante para a (re) elaboração do aluno. 
2 - Não basta deter o conhecimento para o saber transmitir a alguém, é preciso compreender o conhecimento, ser capaz de o reelaborar e de transpô-lo em situação didática em sala de aula. 
3 - Não basta deter o conhecimento para o saber transmitir a alguém, é preciso ser capaz de ter domínio de turma e atenção dos alunos para a exposição do conteúdo a ser ensinado.
Estão corretas:  
as afirmativas 1 e 2 estão corretas
40) O Planejamento é uma ação sistemática do que se pretende e é ação fundamental da didática. Assim, na escola é ideal que se tenha os planos: anual, bimestral, de aula, podendo, inclusive, surgirem outros, tais como os mensais ou semanais. São elementos de um plano os objetivos (competências e habilidades), conteúdos, metodologias (estratégias de ensino), recursos e avaliação. Marque a opção que todas as possibilidades correspondam a metodologia de ensino:
Seminários, transposição didática, passeio, aula expositiva dialogada.
41) O planejamento de aula é a previsão dos ________________ que se pretende alcançar, seguidos da previsão dos _______________ que se pretende trabalhar, dos ___________________, dos _______________ que se vai utilizar e do tempo necessário para se alcançar os objetivos.
objetivos, conteúdos, procedimentos didáticos, recursos materiais.
42) Se o objetivo do projeto político pedagógico é contribuir para a formação emancipada das novas gerações, representando os alunos no universo escolar, significa que a escola deve:
articular o currículo disciplinar ao currículo real
43) Na visão de Vasconcellos (1995) o planejamento é um excelente caminho para melhoria da qualidade do ensino; pode ser uma estratégia política de lutas, de emancipação do professor, cumprindo um papel social de humanização, onde o aluno desabroche, cresça como pessoa e como cidadão, e onde o professor tenha um trabalho menos alienado e alienante, que possa repensar sua prática, (re) significá-la e buscar novas alternativas. Nesse sentido, trata-se do professor:
resgatar a autonomia docente
44) Planejar "é pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcançar, com que meios se atingir e como avaliar o que se pretende atingir" (MENENGOLA e SANT'ANNA, 2002, p.21). Sobre essa definição de planejamento podemos dizer que:
Trata-se de uma prática reflexiva, de indagar o educando e indagar a si mesmo.
45) Menegolla e Sant'anna (1997, p.19) assinalam que "o ato de planejar sempre parte das necessidades e urgências que surgem a partir de uma sondagem sobre a realidade". Ainda que iniciemos nossas aulas com uma proposta educativa, consistente, organizada, estudada, séria, fundamentada, articulada ao projeto pedagógico da escola, há que se considerar que é através do conhecimento da realidade que se pode estabelecer com mais precisão o que deve ser focalizado. Sendo assim, o ato de planejar:
se faz e refaz ao caminhar
A definição de Nérici está respaldada no modelo tradicional e a definição de Piletti, num modelo mais progressista.
46) Em um planejamento de ensino, os objetivos do ensino são definidos com base nos assuntos que serão estudados, selecionados e organizados a partir do acervo cultural da humanidade e traduzidos em linguagem escolar para facilitar sua apropriação pelos estudantes. Com relação aos objetivosé correto afirmar: I - Traduzem os resultados esperados, indicam aquilo que o aluno deverá ser capaz de fazer. II Devem ser estabelecidos de modo eficiente, não necessariamente representando as necessidades e possibilidades do aprendiz. III - A definição dos objetivos é o ponto de partida para qualquer plano. IV - São eles que darão sentido ao ensino e orientarão o professor na escolha de conteúdos e estratégias.
Somente I,III, IV
47) Na perspectiva construtivista, progressista, crítica da educação, a avaliação tem estreita relação com a interpretação que o professor faz das respostas dadas, especialmente significativas dos alunos, funcionando como um processo de investigação. Em relação à reconstrução da avaliação numa perspectiva de configurar-se numa prática mais democrática de ensino e aprendizagem, assinale a questão verdadeira: O professor concentra sua atenção:
Na formação integral do aluno
48) Em um plano de ensino ou de aula, os objetivos específicos devem ser um desdobramento dos objetivos gerais e devem ser construídos com verbos no infinitivo que traduzam comportamentos do aluno. A partir dessas considerações, assinale a ÚNICA alternativa em que o objetivo específico NÃO é um desdobramento do objetivo geral.
Objetivo Específico: Acentuar corretamente as palavras do português de acordo com as regras vigentes de acentuação gráfica.
49) De acordo com o que temos observado em nossos estudos, são três as etapas de construção do planejamento de ensino, marque a alternativa que apresenta essas etapas:
Análise da realidade, projeção das finalidades e formas de mediação.
50) De acordo com Zabala (1998), "a aprendizagem adquire determinadas características conforme as diferenças tipológicas." Considerando a discussão proposta pelo autor no tocante à aprendizagem dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, analise as afirmativas a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas. I- ( ) Manusear corretamente o dicionário implica uma aprendizagem de conteúdo conceitual, visto que requer a ordenação dos vocábulos consultados. II- ( ) Evocar os nomes das capitais do país implica uma aprendizagem de conteúdo atitudinal, visto que requer a retenção de informações arbitrárias. III- ( ) Respeitar as normas da escola, mesmo sendo para evitar uma sanção, implica uma aprendizagem de conteúdo atitudinal, pois levou o sujeito à aceitação delas. IV- ( ) Definir o significado de ¿ cerrado¿ implica uma aprendizagem de conteúdo conceitual, visto que requer a reprodução do enunciado deste conceito. V- ( ) Ler é um conteúdo procedimental, visto que essa aprendizagem implica uma atuação ordenada para a consecução de um fim. Marque a sequência correta:
	
	F, F, V, V, V.
51) O aluno, quando se depara com um novo corpo de informações, pode decidir absorver esse conteúdo de maneira literal, fazendo uma aprendizagem mecânica, e reproduzindo esse conhecimento de maneira idêntica àquela que lhe foi apresentada no momento da prova. Nesse caso, podemos afirmar que o aluno se utilizou da:
Memorização
52) O pedagogo quando elabora provas deve ter em mente a complexidade das operações mentais necessárias para alcançar determinados objetivos. Em uma questão de prova em que se exige a capacidade de síntese, significa saber que esta operação mental é:
relacionar diversas partes (temáticas de ensino) para estabelecer as características de um todo;
53) Refletindo sobre as funções de um bom Planejamento de Ensino, marque as afirmativas verdadeiras: 
I - prever os procedimentos do professor e organizar as atividades para a construção de conhecimentos. 
II - refletir sobre os recursos necessários e a forma de consegui-los se não forem disponíveis naquele espaço escolar, considerando que os recursos são insubstituíveis. 
III - definir os objetivos educacionais considerados mais adequados de acordo com as características e necessidades dos alunos 
As afirmativas I e III são verdadeiras.
54) De acordo com ESTEBAN (2000), embora o "conceito de avaliação e as práticas dele decorrentes venham sendo exaustivamente criticados, ainda são predominantes. Os instrumentos e procedimentos de controle, seleção e classificação são mantidos como as referências do processo" (p. 3). Em relação à reconstrução da avaliação numa perspectiva de configurar-se numa prática mais democrática de ensino e aprendizagem, assinale a questão verdadeira:
O erro passa a ser compreendido como a resposta que revela como o aluno está articulando os conhecimentos a que tem acesso, dentro e fora da escola, as relações estabelecidas e os significados atribuídos.
55) Quanto as atitudes e práticas dos professores construtivistas, progressistas e críticos frente ao Planejamento, consideramos relevante apenas que:
	
	o planejamento seja um meio auxiliar que possibilita ações mais compromissadas com a transformação da prática.
56) De acordo com os princípios que devem ser considerados no processo de avaliação repaldado na perspectiva progressista da educação ou no modelo construtivista, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
A avaliação é classificatória. Ela serve para para definir quais os alunos que poderão avançar para a série seguinte e quais deverão ser retidos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes