Buscar

Fórum 1 Resolvido - 2014.2 - Materiais Elétricos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - A conversão de energia elétrica em energia térmica ocorre porque os elétrons que se movem no resistor colidem com a rede cristalina que o forma, gerando calor. Esse fenômeno é denominado efeito joule.
Em nosso dia-a-dia vemos esse efeito em chuveiros elétricos, ferros de passar roupa, em fogões elétricos, etc. Observem que todos esses aparelhos “fornecem calor”.
2 - A transferência de calor com o ambiente externo que é gerada por um resistor se dá devido ao efeito do trabalho no transporte das cargas gerando uma temperatura que se equilibra em determinado tempo com o ambiente externo em que o resistor se encontra. 
Ex: A própria lâmpada incandescente converte mais energia elétrica em energia térmica do que em energia luminosa, sendo essa última a sua grande finalidade: 85 % da energia que consome é transformada em calor. Ao contrário, as lâmpadas fluorescentes, consideradas “lâmpadas frias”, têm uma parte bem menor da energia elétrica convertida em calor e por isso são econômicas.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/eletricidade6.php
3 – Acrescentando algumas informações na postagem do aluno Cleison de Paula; 
Resistores de carbono - Um resistor de carbono é o tipo mais comum. É feito enrolando uma faixa de carbono em torno de um núcleo cerâmico. A pista de carbono é enrolada em torno do núcleo por uma máquina ou então gravada no núcleo com um dispositivo a laser. Dois fios de metal de cobre são então inseridos nas extremidades do resistor, de modo que os lados do circuito toquem os fios. O resistor é então pintado para selar o núcleo.
Resistores de filme metálico - Um resistor de filme metálico é construído de forma muito similar. O núcleo deste resistor é feito de cerâmica. Esta parte, como em todos os resistores, é feita por máquinas. Em um resistor de filme metálico, a faixa é feita a partir de um material de óxido metálico. Este tem propriedades semicondutoras, semelhantes aos do carbono. Mais uma vez condutores de cobre são inseridos nas extremidades do resistor utilizando uma máquina de prensa. Estas resistências também são pintadas para terminar o produto.
http://www.ehow.com.br/feitos-resistores-sobre_8093/
4 – Resistores - São peças utilizadas em circuitos elétricos que tem como principal função converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, são usados como aquecedores ou como dissipadores de eletricidade.
Alguns exemplos de resistores utilizados no nosso cotidiano são: o filamento de uma lâmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro elétrico, os filamentos que são aquecidos em uma estufa, entre outros.
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/resistores.php

Outros materiais