Buscar

adm e mercado de trabalho AVs

Prévia do material em texto

1. Seja qual for o nível organizacional, o tipo ou dimensão da organização, ou a área funcional, os administradores planejam, organizam, dirigem e controlam. Podem variar a importância e o tempo dedicado a cada uma dessas funções. No entanto, para compreender a essência do trabalho de um administrador, o que é necessário conhecer?
Gabarito: Para compreender a essência do trabalho de um administrador, é necessário conhecer: quais papéis desempenha na organização; quais aptidões e habilidades necessita possuir; quais competências específicas estão relacionadas à eficácia e à eficiência de seu desempenho.
2. A nova regra é a seguinte: se você desenvolve continuamente suas habilidades, aplica-as de modo que possa ajudar a organização a ter sucesso, se você efetivamente agrega valor ao negócio, a empresa apoiará o seu desenvolvimento, propiciará um local de trabalho desafiante e lhe recompensará pela suas contribuições. Esta é a nova regra do jogo. Na verdade a palavra emprego está em extinção, bem como quase tudo o que dela decorre. Hoje o que devemos buscar é um trabalho. Antigamente o importante era você ter um emprego para toda vida. Hoje o que importa é você ser empregável pela vida toda. (Texto extraído- Como Competir na Era do Capital Humano-Roberto de Oliveira- Duralex). Com base no texto, analise o que o autor quis dizer com ¿ser empregável a vida toda¿.
A importância de investirmos constantemente na nossa carreira, com ou sem subsídios por parte da empresa. O que importa mesmo é que hoje o novo conceito de carreira diz que é mais importante você ser empregável do que ter um emprego e, portanto, parar de estudar e de se atualizar é parar no tempo.
3. Pedro Junqueira é Supervisor de Logística da empresa ALEDARAP e é responsável por uma equipe de quarenta pessoas. Pedro desempenha funções da administração na ALEDARAP. Assim, podemos afirmar que a atuação de Pedro no trabalho está ligada a:
Planejamento, organização, direção e controle.
4. Clara Diniz é Presidente de uma empresa brasileira de grande porte. No desempenho de sua função, Clara precisa diariamente usar as habilidades requeridas do Administrador. Podemos afirmar que, para bom resultado no cargo de Presidente, Clara:
Usa mais as habilidades conceituais para analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo.
5. As áreas comercial e de marketing estão relacionadas com as atividades cujo objetivo é captar e manter clientes. Seu principal foco é a satisfação do cliente, procurando influenciar seu comportamento e, assim, alcançar o propósito da organização. Essas duas áreas são responsáveis por diversas funções e atividades organizacionais. Assinale a alternativa abaixo que contenha somente funções diretamente relacionadas às atividades de marketing.
Pesquisa de mercado, produto, preço, distribuição, comunicação e vendas
6. O Brasil possui um elevado número de empreendedores. Entretanto, há muitas barreiras para a criação e para a manutenção destes novos pequenos negócios. Quanto aos fatores que propiciam o fracasso dos novos pequenos negócios no Brasil, podemos citar:
Elevada carga tributária.
7.O antigo modelo de administração ensinava aos administradores a estabelecerem rígidas normas de modo a estabelecer rotinas e padronizar os processos de trabalho, bem como igualar o comportamento humano nas organizações. A Globalização trouxe, em meio às suas muitas mudanças, um novo desafio para a administração. Hoje os administradores têm que saber lidar com a:
Diversidade cultural.
8. Desenvolvimento e intensificação da tecnologia da informação e dos transportes, ênfase no conhecimento e não mais nas matérias-primas básicas, formação de espaços pluriregionais, internacionalização do sistema produtivo, do capital e dos investimentos são características que nos permitem afirmar que:
A globalização é um fenômeno mundial e irreversível
9. "Utilização de recursos para atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender as suas próprias necessidades." Este conceito refere-se a:
Sustentabilidade
10. A empresa XLM, que trabalha com planejamento estratégico para 4 anos, incorpora objetivos sociais em seus processos de planejamento, aplica normas comparativas de outras organizações em seus programas sociais procurando medir os custos destes programas e o retorno dos investimentos em programas sociais. Com estes procedimentos, pode-se dizer que esta empresa trabalha buscando ser:
Socialmente responsável

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes