Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO CASO CONCRETO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANA PAULA PINHEIRO CHORRO
MATRICULA:201803119659 - DIREITO NOTURNO
HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO 
Título Caso Concreto 1 
Descrição
 Em reportagem recentemente publicada, importante veículo de comunicação afirmou que, de acordo com especialistas, a Lava-Jato inventou não um novo direito penal, mas sim uma nova maneira de conduzir o processo penal. Entendem tais juristas que as novidades não se limitam apenas à velocidade acelerada dos processos, mas também implementou novidades que são mais comuns no sistema anglo-saxão (o denominado sistema de common law) as não na tradição romano-germânica, na qual se filia o sistema jurídico brasileiro. Cita, então, como tais novidades os acordos de delação e os acordos de leniência. Em (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/11/1936497-lava-jatoacelerou-processos-mas-direito-penal-de-curitiba-e-criticado.shtml)
 Neste sentido, pesquise e responda: 
Quais as características fundamentais que diferenciam os sistemas romanogermânico do sistema denominado de common law? 
Resposta: O civil law, como é conhecido o sistema de direito romano-germânico, é o mais difundido no mundo, e baseia-se estritamente na codificação das leis e a existência de códigos, tendo como principal característica o direito escrito.Já o common law, sistema jurídico dos países anglo-saxões, possui forte influência dos costumes e do direito costumeiro, embora não deixe de utilizar as leis codificadas. Sua principal característica é a formação dos precedentes criados pelos tribunais.
Por que razão o Brasil acabou adotando o sistema jurídico românicogermânico em detrimento do sistema de common law?
Resposta: O principal motivo do Brasil ter adotado o sistema romano-germânico é pela colonização do país, que foi portuguesa, e o sistema de direito adotado em Portugal era esse. Pela proximidade e dominação anteriores, esse sistema acabou difundindo-se mais na Europa, sendo levado às colônias desses países.
Embora o sistema brasileiro adote o civil law, é considerado um sistema misto, pois temos cortes superiores como o Supremo Tribunal Federal e o sistema misto de controle de constitucionalidade, além de alguns institutos oriundos do common law, como as súmulas vinculantes e jurisprudências.
Desenvolvimento
 Sugestão para encaminhamento de questão.
 I) Apresentados de forma sintética, são pontos tradicionalmente tidos como ponto de afastamento e criadores de distinções entre as duas grandes famílias, segundo os comparatistas, as seguintes características:
 a) se por um lado a Civil Law (que traduz Ius Civile do latim) descende do direito romano, o direito da Common Law deita raízes, em uma tradição autóctone; 
b) se na Civil Law há uma longa tradição de codificação e da lei como fonte do direito -recusando-se a ideia de ser a jurisprudência (precedentes) como fonte autônoma do direito -, por outro lado, a tradição anglo-americana, mesmo quando se utiliza da codificação, como em vários Estados americanos (os statutes), apresenta-a como consolidação jurisprudencial;
 c) se por um lado, na Civil Law prevalece o pensamento abstrato-dedutivo, tipicamente logicista, por outro, na Common Law, prevalece um raciocínio mais concreto, ligado a uma tradição empiricista própria da cultura anglo-saxã; 
d) se por um lado, para a maior parte dos autores, a Civil Law identifica como característica típica o primado do público sobre o privado, na Common Law, ao contrário, entende-se que há o primado da perspectiva privada sobre a pública; 
e) se por um lado o tipo de racionalidade utilizada na Civil Law é predominantemente de tipo lógico, na Common Law utiliza-se predominantemente aquela de natureza pragmática, 
f) se por um lado o sistema de direito utilizado pela Civil Law é predominantemente o de tipo legislado, não judicialista, o da Common Law é preponderantemente judicialista, de forma que os juízes nos sistemas irmãos, tradicionalmente, exercem papéis bastante diferenciados.
 II) O sistema jurídico adotado no Brasil, por óbvio, seguiu a tradição portuguesa, que na época da chegada ao Brasil já adotara o sistema romano-germânico como sistema a guiar sua estrutura jurídica. Neste sentido, cumpre reafirmar que o sistema jurídico aplicado no Brasil não poderia deixar de ser o sistema português, já que o que denominamos por Brasil, na verdade foi, no âmbito do processo de colonização, domínio português por excelência em terras americanas. Desta forma, embora hoje se fale haver no Brasil um fenômeno de aproximação do sistema romano-germânico com o sistema de common law, por tradição ainda deve-se afirmar ser o Brasil um país de tradição jurídica (ao menos predominantemente) romano-germânica (ou de civil law).
Resposta: Verificou-se que o sistema romano-germânico é o sistema jurídico mais antigo, cujas origens remontam à antiguidade. Predominante no mundo, inclusive no Brasil, caracteriza-se principalmente pelo caráter positivo do Direito, imperando a escrita, destacando-se ainda a generalidade da norma e posterior aplicação aos casos concretos. Nesse contexto, destaca-se uma crescente valorização da decisão judicial como fonte indispensável do Direito.

Outros materiais