Buscar

CASOS CONCRETOS DA SEMANA 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ANA PAULA PINHEIRO CHORRO
MATRICULA:201803119659 - DIREITO NOTURNO
CASOS CONCRETOS DA SEMANA 6
(I) Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade.
Resposta:O Filósofo Francês Auguste Comte, considerado o fundador da Filosofia Positivista, o fundador da Sociologia, ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas, definiu como uma física social, ciência que toma os modelos da biologia e explica a sociedade como um organismo coletivo. Dessa forma acreditava que os conhecimentos e métodos utilizados pelos cientistas naturais também eram válidos para explicar e interferir nos fenômenos sociais.
(II) De acordo com a Lei dos Três Estados aponte as fases pelas quais podem passar as sociedades humanas, descrevendo suas características principais.
Resposta:Comte acreditava que a humanidade passou por três estágios de desenvolvimento intelectual ao explicar os fenômenos do mundo, seja natural ou social: o teólogo, o metafísico e o positivo.
No primeiro estágio, teológico, o universo era explicado em termo de deuses, demônios e seres mitológicos: causa para explicar a existência do fenômeno estava calçada na figura de um Deus (monoteísmo) ou deuses (politeísmo), ou outros seres transcendentais (fetichismo).
No segundo estágio, metafísico, a realidade era explicada em termos de abstrações como a essência, existência, substancia e acidente. Substituição das divindades por forças abstratas.
No último estágio, positivismo ou científico, as explicações somente poderiam ser baseadas em leis científicas descobertas através da experimentação, observação ou lógica da razão humana.
Questão de múltipla escolha: Resposta
e) Dinâmica social e estática social.

Outros materiais