Buscar

PRIMEIROS PENSADORES DA CIENCIA SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quem são os Primeiros Pensadores da Ciência Social?
Os primeiros pensadores da Ciência Social são Karl Marx, Durkheim e Weber. A ciência social tem como a sociedade, as relações sociais e a vida social dos indivíduos seu objeto de estudo.
O surgimento dessa ciência ocorreu depois de alguns acontecimentos que marcaram profundamente a história do homem.
O primeiro foi a diminuição da influência da igreja e da nobreza na sociedade, seguido pelo aumento da influência da burguesia, que trazia no Iluminismo um ponto de apoio aos seus ideais de libertação, razão e progresso.
Depois vieram a revolução industrial, ascensão econômica da burguesia e crescimento do capitalismo. Tudo isso culminou na luta de classes. Desse emaranhado histórico nasceu a Ciência Social.
Émile Durkheim
Durkheim é considerado o pai da Sociologia. Para ele, a Sociologia deverá explicar a sociedade, compará-las e encontrar soluções para as suas questões.
Sua teoria tem quatro princípios: A Sociologia independe das Ciências Sociais e da Filosofia; os fenômenos coletivos formam a realidade social; os fenômenos sociais constituem cada fato social; os fatos sociais são exteriores ao sujeito gerando uma realidade própria.
Seus conceitos mais importantes:
Consciência Coletiva
Para Durkheim nós agimos de acordo com a nossa consciência, que é formada a partir de crenças e sentimentos comuns a todos. Para ele, somos feitos a partir de consciência coletiva e individual.
A sociedade é formada a partir das relações de solidariedade que se estabelecem entre seus participantes.
Solidariedade Mecânica
Para Durkheim, a sociedade simples, que para ele era sinônimo de sociedade tribal, compartilhava do mesmo entendimento de valores e sentimentos, isso assegurava a coesão social.
Solidariedade Orgânica
Para ele, era a sociedade capitalista, na qual cada indivíduo tem uma função diferente e a divisão de trabalho é complexa. A coesão social só é assegurada a partir de normas e regras jurídicas, direitos e deveres.
Max Weber
Max Weber entendia que Sociologia deveria investigar o sentido da ação social. A ação dos indivíduos é que dará um sentido a dinâmica social.
A sociedade vive do seu momento histórico, e tem suas peculiaridades que são frutos da dinâmica da ação e cultura.
Seu conceito mais importante é o de Ação Social.
Ação Social
Ele acreditava que o homem era motivado não só pela situação econômica e estrutura da vida do sujeito, mas também pelo conjunto de ideias e valores. A função do sociólogo é entender quais as causas das ações sociais. Ele dividiu em quatro:
1-Ação Social Racional com Relação a Fins: é quando há racionalidade na ação e o sujeito escolhe qual a melhor forma de chegar à o resultado desejado;
2-Ação Social Racional com Relação a Valores é quando o valor guia a ação;
3-Ação Social Afetiva é quando o sentimento move a ação;
4-Ação Social Tradicional é quando os costumes que já estão entranhados movem a ação.
Karl Marx
Marx vê a sociedade dividida em capitalistas e proletários. Os primeiros são os detentores do poder. Proletários são a força de trabalho oprimida.
Essa diferença social fez nascer a luta de classes. Para ele, o Comunismo seria a escala final de desenvolvimento da sociedade humana. O Comunismo preconizava o estabelecimento de uma sociedade igualitária.

Outros materiais