Buscar

Plano de Aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de Aula
Disciplina: Inglês
Série: 6º e 7º ano
Tema da aula: Leitura em inglês
Objetivo geral: Instigar os alunos à leitura e levar à compreensão dos textos sem traduzí-los palavra por palavra.
Objetivo específico: Identificar as informações principais do texto; ativar as informações prévias ao texto (imagens, título, conhecimento prévio do assunto etc.) e usá-las a favor da leitura.
Material necessário 
Textos informativos, dentro de um mesmo tema: esporte, astronomia, celebridades, música etc. Um com nível de complexidade menor, dois ou três intermediários e um terceiro um pouco mais complexo.
Metodologia de ensino: 
Apresentaremos aos alunos um texto curto com título e imagem de assunto de interesse da faixa etária. Pode ser relacionado à música ou programas de televisão, por exemplo. Se possível, projetá-lo no telão para que todos acompanhem a leitura. Antes de iniciar a leitura propriamente dita, pediremos que os alunos observem a imagem e a descrevam. Em seguida, solicite que eles leiam o título do texto e peça que tentem depreender sobre o que se trata o texto, anotando suas ideias. Chamaremos a atenção ainda, para o gênero textual utilizado, para que façam a conexão com textos deste gênero que já tenham lido em português, e refletir sobre como normalmente são escritos. Ainda antes de iniciar a leitura, levante com os alunos que tipo de vocabulário e estrutura que poderão encontrar no texto e registrar estas ideias na lousa. Esta primeira etapa visa prepará-los para a leitura. A segunda etapa desta leitura é selecionar uma primeira parte do texto (primeiro parágrafo ou primeira frase, dependendo do tamanho) e pedir que eles grifem neste trecho todas as palavras/ideias que entendem. (É importante ficar bem claro para eles que devem grifar o que entendem, pois muitas vezes eles trazem o hábito de outras áreas de grifar o que não entendem). Ilustre este procedimento no texto projetado (ou na própria lousa, se for o caso) com as palavras grifadas por um aluno. Peça que este aluno tente entender o trecho usando somente as palavras grifadas e, a partir daí, mostre aos alunos quais outras palavras eles poderiam entender também. Mostre que para isso, podem deduzir pelo contexto e usar a semelhança com o português. Em último caso, é possível utilizar o dicionário. Aqui, é importante salientar que os alunos devem buscar somente as palavras que são chave para o entendimento da frase, aquelas sem as quais ficaria impossível compreender o texto. Feito isso, devem reler o trecho e verificar sua compreensão. Este primeiro trecho deve ser lido coletivamente, para que os alunos entendam o procedimento. É importante verificar a compreensão de todos até aqui. Em seguida, solicite que os alunos continuem a leitura do texto, seguindo os passos anteriores. Esta leitura pode ser feita em duplas. Circule pela sala auxiliando a turma quanto ao procedimento e tire dúvidas, mas deixe que eles tentem entender o texto sem seu auxílio. Para finalizar, como lição de casa, os alunos devem registrar, com suas palavras, em português, o que entenderam do texto.
Avaliação 
Durante a realização da sequência, deve ser observada a participação de todos nas atividades em sala. Na terceira leitura, atentar para a capacidade de cada aluno responder as perguntas de compreensão do texto. Nesta ultima etapa, é possível perceber se os alunos foram capazes de ativar as estratégias aprendidas nas aulas anteriores.
Fonte de consulta:
TILIO, R. Atividades de leitura em livros didáticos de inglês: PCN, letramento crítico e o panorama atual. RBLA, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p. 997-1024, 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbla/v12n4/v12n4a16>. Acesso em 26 Mai. 2016.

Outros materiais