Buscar

eng processos. Processamento do Leite

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escolhi esse processo por me interessar bastante na área, pois e um produto no qual e utilizado toda sua matéria em vários tipos diferentes de produtos
Tudo começa nas fazendas produtoras de leite, a ordenha é feita alinhando a tradição mineira de produção de leite às mais modernas técnicas de assepsia, e para garantir a qualidade após a ordenha, o leite é armazenado a uma temperatura de 3,5°C.
Depois de coletado nas fazendas com todo o cuidado necessário, o leite é transportado por modernos caminhões isotérmicos, mantendo-o fresco e protegido durante o trajeto até a fábrica, garantindo que seja sempre entregue a uma temperatura inferior a 10°C. 
A entrada do leite na empresa segue todas as normas de padrão de qualidade exigidas, e somente é liberada após análises que comprovem suas perfeitas condições para industrialização.
Logo ao chegar na fábrica, o leite in natura é submetido a 15 análises diferentes por caminhão. Também são feitas análises sensoriais para verificação do sabor, aroma e cor.
Após aprovado pelo controle de qualidade, o leite é liberado e novamente resfriado e estocado a temperatura inferior a 5°C. A armazenagem é feita em grandes tanques.
Após o resfriamento, o leite segue para outros três processos:
CLARIFICAÇÃO: Processo mecânico e de força centrífuga, pelo qual se retira do leite as impurezas nele contidas.
PADRONIZAÇÃO: Processo de padronização do teor de gordura do leite para se ter um produto uniforme.
PASTEURIZAÇÃO: Processo em que se eliminam bactérias patogênicas e atividade microbiana presentes no leite.
Já prontos para a comercialização, após passarem por todas as etapas anteriores, com rigorosos controles de qualidade nas diversas linhas de produção, os produtos são encaminhados para o almoxarifado.

Outros materiais