Buscar

Avaliando Saude na Criança 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201307788704)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(ENADE 2007) Paciente de 5 anos de idade apresenta diagnóstico de mielomeningocele, nível lombar alto. Nesse caso, qual o procedimento fisioterapêutico mais adequado?
		
	
	Direcionar a terapia para o fortalecimento da musculatura dos membros superiores e do tronco; prevenir deformidades de membros inferiores através de alongamentos passivos; preparar o paciente para fazer uso de cadeiras de rodas.
	
	Fortalecer a musculatura dos membros superiores e inferiores e do tronco; prevenir deformidades de membros inferiores e do tronco; realizar o treino de ortostatismo no parapodium e a deambulação fazendo uso de goteiras suropodálicas.
	 
	Fortalecer a musculatura dos membros superiores e inferiores e do tronco; prevenir deformidades de membros inferiores e do tronco; realizar o treino de ortostatismo no parapodium e a deambulação fazendo uso de órtese longa bilateral com cinto pélvico e auxílio de andador ou muletas.
	
	Direcionar a terapia para o fortalecimento da musculatura dos membros superiores e do tronco; prevenir deformidades; estimular o ortostatismo somente com o uso do parapodium e realizar alongamentos passivos.
	
	Direcionar a terapia para o fortalecimento e o alongamento da musculatura de membros inferiores; prevenir deformidades de membros inferiores, fazendo uso de goteiras suropodálicas e estimular o ortostatismo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201307132890)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação fisioterapêutica é um dos momentos mais importantes para o Fisioterapeuta traçar um perfil do desenvolvimento da criança e prescrever uma conduta que venha o máximo possível ao encontro das necessidades do paciente. Para isso, o Fisioterapeuta possui vários recursos avaliativos além de uma anamnese diferenciada. Sendo assim, marque a alternativa correta quanto ao que deve ser considerado em uma avaliação pediátrica: I-A história gestacional e saúde materna mesmo após o parto II-A história do parto e o índice de Apgar III-Se os reflexos e as reações correspondem a idade da criança IV-Se o pré natal foi adequadamente realizado
		
	 
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201307603372)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa que contém os principais marcos do desenvolvimento motor no 1º ano de vida pós-natal na sequência cronológica correta em que estes são conquistados:
		
	
	Realizar os primeiros passos com apoio, virar-se da posição lateral para supina, engatinhar.
	 
	Aquisição do controle cefálico, virar e rolar, sentar, engatinhar, marcha.
	
	Habilidade de girar a cabeça, manter a cabeça alinhada em relação ao corpo, engatinhar e marcha.
	
	Aquisição do controle cefálico, arrastar, virar e rolar, engatinhar, marcha e sentar.
	
	Aquisição do controle cefálico, virar e rolar, engatinhar, junção das mãos na linha média, sentar e marcha.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201307603383)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Define-se esta condição como sendo uma lesão do plexo braquial ao nascimento que traduz-se clinicamente por perturbação motora e sensitiva do membro superior acometido dependente de lesão dos nervos que constituem o plexo braquial. A lesão é provocada pelo estiramento dos troncos nervosos ou avulsão radicular que pode ocorrer durante o trabalho de parto. Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa VERDADEIRA em relação a doença descrita.
		
	
	Paralisia da mão com ausência do reflexo de preensão palmar, sendo referida como "bom ombro, má mão", é característica da Paralisia Alta ou de Erb-Duchene.
	
	Com relação à avaliação fisioterapêutica nestes pacientes, não é necessário avaliar a manifestação dos reflexos primitivos do lactente, nem tão pouco a aquisição das habilidades motoras normais, pois nem a atividade reflexa e nem o desenvolvimento motor serão afetados pela doença.
	
	A doença descrita acima é considerada uma doença musculoesquelética e, em todos os casos desta patologia há sempre comprometimento motor, mas a sensibilidade no membro superior afetado sempre é preservada.
	 
	A doença descrita acima é denominada Paralisia Obstétrica ou Paralisia Braquial Obstétrica (PBO) e uma das classificações inclui a Paralisia Alta ou de Erb-Duchene. Neste caso, há lesão nas raízes mais altas do plexo braquial (C5 a C7) e ao exame físico, o membro superior acometido do lactente apresenta a postura característica em "gorjeta do garçom".
	
	Clinicamente a Paralisia Baixa ou de Klumpke atinge as raízes superiores (C5 a C7) e corresponde a forma mais comum de apresentação da doença, caracterizada pela presença da mão "em garra".
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201307136777)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para o recém-nato pré-termo que vai para a UTIN:
		
	
	Não existe nenhum tipo de mudança que possa ser considerada como incomoda para a criança.
	
	Não existe grande mudança ambiental, pois apesar do parto em si ser traumatizante, uma vez que a criança vai para a UTIN, ela retorna a condições extremamente semelhantes ao útero, exceto pela segurança e termorregulação, que na UTIN são melhores que no útero.
	
	Mesmo não sendo ambientes parecidos, a criança não sente grandes mudanças, pois ambos os ambientes são adaptados e cada um tem suas vantagens e desvantagens.
	
	Existe pequena mudança ambiental, já que o útero é adaptado ao feto, abafa e amortece sons e movimentos, facilita movimentos aleatórios e favorece estímulos vestibulares. Por outro lado, a UTIN é adaptada para a criança, favorece estímulos proprioceptivos e auxilia a termorregulação.
	 
	Existe grande mudança ambiental repentina, uma vez que o útero é totalmente adaptado ao feto, abafa e amortece sons e movimentos, elimina a gravidade, facilita movimentos aleatórios, favorece estímulos proprioceptivos e vestibulares e auxilia a termorregulação. Por outro lado, a UTIN possui luminosidade intensa, barulho desagradável constante, expõe e recém-nato a constantes intervenções e não auxilia na termorregulação.

Outros materiais