Buscar

Avaliação Cinético Funcional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação Cinetico Funcional 
(PARTE I )
01-Com relação aos sinais vitais, verifique as afirmativas e assinale a alternativa correta: I. A temperatura corpórea humana normal varia entre 36,5 a 38°C; II. Os valores normais de frequência cardíaca para um adulto em repouso são de 60 a 100 bpm e para recém-nascidos em repouso são de 100 a 130 bpm; III. Há somente uma região corpórea onde se é possível palpar o pulso arterial; IV. Os valores normais de frequência respiratória (FR) para um adulto em repouso são de 12 a 30 irpm; V. Taquipnéia é a situação em que a FR está acima do normal.	
	A-Somente II e V estão corretas;
	B-Somente III está correta;
	C-II, IV e V estão corretas.
	D-Somente I e IV estão corretas;
	E-Somente III e IV estão corretas;
02- O exame físico é o conjunto de técnicas e manobras de alguns profissionais de saúde com o intuito de diagnosticar uma doença ou problemas de funcionalidade, entre outros. Pode-se afirmar que:
O exame físico pode ser geral ou focal e se divide em etapas: inspeção, ausculta, palpação e percussão.
Quase sempre é realizado depois de uma anamnese, e pode utilizar aparelhos, tais como: estetoscópio, esfigmomanômetro, termômetro, entre outros, com o objetivo de melhor avaliar um órgão ou sistema na busca de mudanças anatômicas ou funcionais que são resultantes da doença.
Serve para a constatação do bom funcionamento dos sistemas.
Os profissionais de saúde que se utilizam desse instrumento visam a detecção de anormalidades para possíveis intervenções e para prevenção do agravamento do estado do paciente.
Todas as afirmativas estão corretas.
03- Durante a técnica de palpação do quadril e dos músculos associados, o fisioterapeuta deve observar possível presença de dor à palpação, temperatura, espasmo muscular ou outros sinais e sintomas. É correto afirmar que um dos pontos específicos para análise na face posterior corresponde:	
EIAS
Tendão proximal do m. sartório
Fácia do m. íleo psoas
Nervo ciático
PÚBIS
04- A goniometria e o teste de força muscular manual são condutas corriqueiras e imprescindíveis na avaliação física do sistema osteomioarticular, na prática da fisioterapia. Quanto a goniometria pode-se afirmar:	
Cada articulação tem uma amplitude normal dos ângulos e é importante o conhecimento dessas medidas para que se possa identificar alterações nas amplitudes articulares.
As medidas devem ser sempre comparadas com o lado contra-lateral, se esse estiver são, assim estabelecendo um parâmetro de normalidade.
As medidas feitas através da goniometria são confiáveis quando tomadas pelo mesmo fisioterapeuta e passam a ser duvidosa, quando tomadas por mais de um fisioterapeuta.
Alguns fatores influenciam na precisão da medida como a qualidade do goniômetro, o procedimento utilizado e a utilização do movimento ativo ou passivo.
Todas as afirmativas estão corretas.
05- Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas
( ) O grau 03 na Tabela de Oxford corresponde ao movimento por meio da amplitude completa contra a gravidade.
( ) Fatores como o posicionamento do paciente e estabilização são importantes para manter validade e confiabilidade do teste.
( ) No grau Zero, é possível ao testar um músculo observar ligeira contração, porém sem nenhum movimento.
( ) Para testar um músculo que tenha um grau precário realizamos o movimento na posição, com a gravidade eliminada.
( ) O teste de força muscular manual destina-se a avaliar a capacidade do músculo desenvolver tensão contra uma resistência.
	06- Com relação ao diagnóstico e ao tratamento das disfunções do movimento, leia as duas afirmações abaixo e marque a sentença correta. 1- prevenir as lesões, as deficiências, as limitações funcionais e as incapacidades, incluindo a promoção e a manutenção de aptidão, saúde e qualidade de vida nas populações de todas as idades. 2- participar de consultas (pareceres), educação e pesquisa. Com relação às duas definições, podemos afirmar:
		
	 primeira é verdadeira e a segunda é falsa,
	A segunda é verdadeira e a primeira é falsa,
	A primeira é verdadeira e a segunda não complementa a primeira,
	A primeira é verdadeira e a segunda complementa a primeira
	A primeira é falsa e a segunda verdadeira
	07- Assinale (V) quando a afirmativa tratar de Diagnóstico Fisioterapêutico.
		
	 A- 
	Fornece bases para prescrição de exercícios mais seguros e confiáveis em diversos períodos da doença, como por exemplo no período pré e pós operatório.
	 B-
	Conclusão emitida sobre conjunto de informações acerca da funcionalidade do corpo humano.
	 C-
	A atenção especial é dada à doença e o tratamento é monodisciplinar.
	 D-
	Constituem componentes relevantes para sua elaboração: avaliação isocinética, questionários de qualidade de vida e índices funcionais.
	 E-
	Determinação da causa e natureza das condições patológicas da doença.
08- Na avaliação realizada com o paciente, podemos utilizar o método de avaliação da perimetria e da discrepância de membros inferiores. De acordo com cada uma delas, marque V(verdadeiro) ou F (falso) para cada alternativa abaixo.
	A perimetria é o método de avaliação que visa mensurar qualitativamente o perímetro dos segmentos e é utilizada para determinar o diâmetro da massa muscular ( )
	O índica cintura-quadril está relacionado com futuras doenças e riscos a saúde e é avaliada pela circunferência da cintura dividido pela circunferência do quadril. ( )
	A discrepância de membros é mensurada pela medida real e aparente, sendo medida pela cicatriz umbilical e EIAS, respectivamente ( )
	A perimetria é utilizada para detectar edemas e também na sequência de reavaliações. ( )
	A discrepância de MMII é utilizada quando se há suspeita de diferença no comprimento dos MMII. No geral menos de 2 cm não se corrige. ( )
 09- Quais as etapas básicas de uma Avaliação Cinético Funcional?
	Anamnese, exame físico geral, exame físico específico;
	Anamnese, inspeção visual, coleta de sinais vitais e aplicação de testes especiais.
	Anamnese, inspeção visual, palpação e aplicação de testes especiais;
	Anamnese, exame físico geral e goniometria;
	Anamnese, inspeção visual e palpação;
	
10- A goniometria é uma das técnicas mais usuais para mensuração da amplitude de movimento (ADM) articular. Durante a mensuração, o Fisioterapeuta deve observar: a) posição do paciente,  b) amplitude normal de movimento articular, c) posição do pivô, d) posição do braço fixo, e)posição do braço móvel. Com base na sequência metodológica apresentada para a medição do movimento de flexão do cotovelo, assinale a alternativa CORRETA.
	Decúbito dorsal (supinação), 120° a 130° de ADM, epicôndilo medial do úmero, face medial do braço ao longo de seu eixo Longitudinal e face medial do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.
 
 
	Decúbito dorsal, 120° a 160° de ADM, epicôndilo lateral do úmero, face medial do braço, ao longo de seu eixo longitudinal e face medial do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.
 
	Decúbito ventral (pronação), 120° a 130° de ADM, epicôndilo lateral do úmero, face lateral do braço, ao longo de seu eixo longitudinal e face lateral do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.
 
	Decúbito ventral (pronação), 140° a 160° de ADM, epicôndilo medial do úmero, face medial do braço, ao longo de seu eixo longitudinal e face medial do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.
 
	Decúbito dorsal, 140° a 145° de ADM, epicôndilo lateral do úmero, face lateral do braço, ao longo de seu eixo longitudinal e face lateral do antebraço, ao longo de seu eixo longitudinal.
 
	
	
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	A
	E
	D
	E
	VVFVV
	D
	VVFVF
	FVFVF
	A
	E

Outros materiais