Buscar

historia da arte memoria secundaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

12 de abril de 2018
2018.1 - Organização de Computadores
Estado da arte da memória secundária
Memória secundária é uma memória que normalmente é mais lenta que os outros tipos de memória, porém o grande diferencial é que se trata de uma memória permanente (não-volátil). Esse tipo de memória consegue armazenar a informação mesmo após corte no suprimento de energia elétrica, pois utiliza de outros meios para realizar essa tarefa. A memória secundária é utilizada para armazenar o sistema operacional, programas e outros tipos de arquivos que ocupam maior espaço na memória.
A principal diferença de utilizar um barramento de dados como memória secundária é na velocidade de transferência, que é muito mais rápida, e consequentemente o custo por bit é muito maior. 
Um exemplo de um barramento para memória secundária é o SSD (Solid Slate Drive - Drive), que diferente do HD (hard disk) não utiliza uma agulha para leitura física de dados (acesso sequencial) o que permite realizar uma leitura randômica (acesso randômico), assim como é realizado em outros tipos de memórias muito mais rápidas. O acesso randômico permite que a leitura seja feita em qualquer lugar da memória, o que oferece um tempo de resposta menor. Já o acesso sequencial se torna mais lento pois é necessário aguardar o tempo de posicionamento de leitor no lugar correto do disco para que seja feita a leitura, o que oferece um tempo de resposta maior.

Outros materiais