Buscar

Direito administrativo II Fag

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO 2
Professora Marcela
21/02/2018
Conteúdos: Agente públicos, licitação e intervenção na propriedade privada.
AGENTES PÚBLICOS: art 2º Lei 8.429/92,é toda pessoa física que tenha algum vínculo com a administração pública. Trata-se de toda pessoa física que exerça transitória ou definitivamente, com ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação, ou qualquer forma de investidura ou vínculo mandato, cargo, emprego ou função. 
1) Agentes políticos
	É aquele que elabora as diretrizes gorvenamentais, com remuneração, por meio de mandato eletivo, com regramento próprio. Os chefes do poder executivo + paramentares + os seus auxiliares. Existem discuções doutrinárias a respeito de se os magistrados são ou não agentes políticos. 2002-STF- RES 228.977/SP confirmou que os magistrados são agentes políticos, porém grande parte da doutrina não concorda com essa RES.
	Art. 38 da CF - No caso de comulação de cargos, o servidor público será afastado do cargo público pra exercer a função de agente político.
	Doutrináriamente essa pessoa recebera a remuneração para o cargo eletivo e deixa de ganhar o salário de servidor público, salvo legislação em contrário.
	Exceção: Vereador pode exercer as duas funções com compatibilidade de horário receberá os dois salários. Se não tiver compatibilidade de horário ele poderá optar por alguma das duas remunerações.
 	O tempo do mandato eletivo será contado como tempo de serviço para todos os efeitos legais, exceto promoção por merecimento.
2) Servidores públicos
	2.1) Servidor Estatutário (LEI 8.112/90)
		É aquele que ocupa cargo público (art 3º Lei 8.112/90) o servidor possui atribuições e responsabilidades advindas da lei.
		Tem direito a remuneração e o seu provimento pode acontecer de duas formas, provimento em carater efetivo (Concurso Público) ou provimento em comissão (cargo de livre nomeação e exoneração).
		São contratados para trabalhar na Administração direta, autarquia ou fundação.
	VÍNCULO ESTATUTÁRIO
	2.2) Esmpregado Público:
		É aquele que ocupa emprego publico, significa que essa pessoa tem atribuições e responsabilidades advindas de um contrato, que é regido através de um Regime Híbrido de Contratação, sendo também através de concurso público (CF + CLT). Com remuneração. Pessoas que trabalham para as empresas públicas ou sociedades de economia mista. (Caixa, correio e etc). 	Passa por concurso mais depois é regido pela CLT.
		Mas nem sempre foi assim.
	VÍNCULO COM A CLT
		
	2.3) Contratados em carater temporário
3) Particulares em colaboração com o poder Público.
02/03/2018
Aprovação em Concurso Público
- Edital com vagas gera direito subjetivo a nomeação (Ato vinculado)(Edital faz lei entre as partes) (STF rex 599.099/2011)
	Desistência ou desclassificação direito subjetivo a nomeação (STF AGR, RES 675.202/2013) Se por exemplo abre um edital com 3 vagas, o terceiro é nomeado mas chega no dia do trabalho ele não vai, o Estado tera a obrigação de nomear o quarto ou o seguinte até preencher todas as vagas.
	Novas vagas disponiveis dentro do mesmo concurso - Só existirá direito subjetivo a nomeação se existir expressa previsão no edital, caso contrário é mera espectativa de direitos. (STF - MS 17.886/2013 DF).
	Disponibilidade Orçamentária - Concurso com vagas sujeito a Disponibilidade Orçamentária é expectativa de direito mesmo que tenha vagas. Se o candidato aprovado dentro do número de vagas não tem direito a nomeação quando edital trazer a informação que só vai chamar se tiver disponibilidade orçamentária. (STJ MS. 35.211)
- Edital sem vagas (Cadastro reserva) gera expectativa de direito ( Ato descricionário - por conveniencia ou oportunidade da entidade pública) (STJ-MS 17.886/2013)
	Cadasto reserva (STF - MS 31.790/PF) gerando expectativa de direitos. Nesses casos existe juriprudencia com a obrigatoriedade de contratar pelo menos o 1º Lugar (STJ - MS 33.426/2011) ou seja, neste caso para o primeiro gerará direito subjetivo a nomeação.
	Art 37, III - O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. Contados a partir da homologação do concurso (ato administrativo na qual a autoridade administrativa competente certifica a validade do concurso público). Sendo que a prorrogação do concurso ou não, é um ato discricionario (por conveniencia ou oportunidade da entidade pública) e fica a critério da autoridade administrativa competente, podendo se manifestar a qualquer momento sobre a prorrogação desde que seja antes de expirar o prazo de validade do concurso.
	A caixa por exemplo pode organizar um concurso por região, desde cada uma tenha seu próprio edital.
	É possível abrir um concurso novo dentro do prazo de validade do anterior? Pode. O que não pode é o candidato ser preterido(art 37, IV da CF) ou seja, tenho que respeitar a ordem de classificação do concurso antigo. Os candidatos do novo concurso só serão chamados após todos os aprovados do concurso anterior.
	Súmula 15 do STF dentro do prazo de validade do concurso público o candidato aprovado tem direito a nomeação quando o cargo for preenchido sem a observância da ordem de classificação.
RESTRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO
 Desde que exista uma lei e desde que as atribuições do cargo justifique, sem estes requisitos o concurso vai ser nulo
07/03/2018
	1) Limite de Idade: É possível desde que exista lei e desde que as atribuições do cargo justifiquem. STG-RE 182.432/RS e Súmulas 683 e 684 do STF. e ART 7º ,XXX da CF.- proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil; 
		A prova do critério da idade é feita no momento inscrição. (Agr. Res 685.870/MG)
	2) Altura: Por exemplo para passar no concurso da marinha para trabalhar em um submarino pode ter no máximo 1.60 de altura. (STF Rex 640.284/SP)
	3) Sexo: é possível a restrição de sexo desde que exista lei e desde que as atribuições do cargo justifiquem. (Rex 528.684/MG).
	4) Concursos das forças armadas: É através de regulamento interno (que é um ato normativo). Os limites só podem ser estipulados por lei, não por ato normativo. Só o regulamento não pode mais (STF Rex 600.885/RS)
	5) Atividade Jurídica: Para determinados concursos deve ser comprovado determinada quantia de atividade jurídica. Por exemplo magistratura e MP é obrigatório 3 anos de atividade jurídica. É provado via OAB, Mestrado, Doutorado, conciliador e Etc.
 	A prova de atividade jurídica deve ser feito quando ? No caso do MP e para magistratura é feita na inscrição definitiva. No entanto para outros concursos o STF tem entendimento que diz que deve ser no ato da inscrição provisória (Adin 3.460/DF) ou na posse (Res 423.752) ou seja, vai depender do edital de cada concurso,
	6) Classificação por Região: Sim é possivel
	7) Claúsula de Barreira: Os editais de concurso público podem validamente sem ofença ao princípio da isonomia estabelecer regras de caracter eliminatório ou não. A claúsula de barreira restringe o número de candidatos que passará para a fase seguinte do certame de modo a contemplar os mais classificados. (STF - MS 23.586/DF 2014 Com repercussão geral).
	Para deficiêntes físicos é possível a claúsula de barreira também (MS 30.195)
	8) Teste- Psicotécnico: 1 - É possível desde que exista lei;
				2 - Critérios objetivos de avaliações;
				3 - Tem que existir a possibilidade de recurso; 
		(RE 188.234, Súmula 686 STF, E Su 44).
	9) Exame físico: É possível desde que exista lei e desde que as atribuições do cargo justifiquem e exista previsão no edital.
		É possivel a segunda chamada do exame físico se tiver previsão no edital.
	10) Ação Penal: STF -RE 194.872, RE 487.398. 
Tatuagem é possivel ? Sim, desde que o conteúdo não viole os valores constitucionais. Não podendo fazer analógia a qualquer coisa ilegal. Tem que ter previsão legal e previsão no edital.
09/03/2018
	Compatibilidade entre o conteúdo das questões e a matéria preivsta no edital.(RS 434.708 E MS 30.896 STF). O judiciário não pode corrigir a prova, o que pode é alegar que as questões não estão de acordo com o edital. Se for erro grosseiro cabe a interferencia do poder judiciário.
	Depois de públicado o edital o prazo mínimo é de 60 dias para a realização da prova, para concursos federais.
DEFICIENTES
	Art 37,VIII CF -Cargos e empregos
	Lei 8.112/90 - até 20%
	Estatudo dos deficientes
	Quando a reserva de vagas ultrapassar o limite máximo legal(20%) o concurso público poderá deixar de reservar vagas aos deficientes. Por exemplo se só tem 2 vagas para o concurso o mínimo seria 50%
	Junta médica oficial tem o poder de validar ou não a aprovação, verificando se a realmente existe a deficiência e se existe compatibilidade com a deficiênca e o serviço que será prestado.
	Esta corte não tem adimitido ainda que se trate de cargos da polícia civil e federal que o edital de concurso público deixe de reservar vagas para os deficientes baseada na implicita presunção de que o exercício das atribuições do cargo não é compatível com deficiencia alguma por violação dos direitos fundamentais voltado para a concretização da dignidade da pessoa humana ( STF Rex - 676.335/MG.
	Súmula 377 STJ- quem tem visão monocular(cego de um olho) poderá ter direito as vagas de deficiência.
	Surdez unilateral(surdes de um ouvido) não tem direito as vagas de deficiência MS 29.910/DF e Súmula 552 STJ.
	As vagas remanescentes não preenchidas por deficientes poderão ir para a clasificação geral se houver previsão no edital.
	 Os números remanesces de deficientes são arredondados para cima desde que não ultrapasse o limite máximo legal.
	Os deficientes somente concorrem as vagas reservadas
DOS NEGROS
	Reserva de vagas para negros (Lei 12.990/14)
	Administração federal, autarquia federal, fundação federal, empresa pública ou sociedade de economia mista controlada pelao união - Estas entidades deverão garantir 20% das vagas para os negros.
	Segundo o IBGE são cinco raças (Branco, Preto, pardo, amarelo e o indigena). Os negros para fim de concurso são considerados os pretos e os pardos. Pardos: (Mulato(descendente de branco com negro), Mameluco ou caboclo(descendente de branco com índio) e o cafuzo(negro com índio)).
	É definido pela autodeclaração. É necessario a validade por um membro da comição para garantir a reserva de vaga. 
	Declaração falsa - o candidato que realizar uma declaração falsa será eliminado do concurso, será anulada a sua admissão, anulada a sua investidura sem prejuízo das sanções penais e civeis cabiveis.
	Número fracionario - Acima de 0,5 arredonda pra cima, abaixo de 0,5 arredonda para baixo.
	O negro pode concorrer simultaneamente as vagas reservadas e as vagas gerais.
	A vagas não preenchidas vão para geral.
	Em 2024 esse lei deixará de existir automaticamente.
IDOSOS
	Não é obrigatório a reserva de vagas para idosos.
	É possivel concurso com limite de idade se as razões do cargo o justificarem.
	A idade pode ser usada como critério de desempate, no entanto tem que ter previsão legal na lei que criou o cargo.
14/03/2018
EXCEÇÕES AO CONCURSO PÚBLICO
	São cargos sem concurso público
	1) Contratado por prazo determinado: Art 37, IX da CF.
	2) Quinto constitucional: Art 94 da CF
	3) Agentes comunitários de saude e agente de combate a Endemias (Art 198 da CF e Lei 11.350/06.
	4)Cargo de confiança ou Cargo em comissão : São cargos de livre nomeação e exoneração, cujo as funções são de direção, chefia e assessoramento.
		Cargo de confiança: tem que ser servidor público em cargo efetivo. Tem que ter confiança. Sendo uma tarefa a mais feita pelo servidor por meio de uma maior remuneração.
		Cargo de comissão: São as mesmas regras da função de confiança no entanto é pode ser exercido por funcionário público ou particular.
		Caracteristicas:
			4.1.) Nomeação Ad nutum (Provisória, discricionária e sem nomeação)
			4.2.) Livre nomeação e exoneração
			4.3.) Ato é precário (Não existe continuidade)
			4.5.) Cargos de direção, chefia ou assesoramento. Não podendo ser cargo de rotina (STF Adin 3.602.60).
	5) Rigime Jurídico:
		Para o servidor: R.P.P.S. Continuara no mesmo sistema de aposentádoria.
		Para o Particular (em cargo de comissão): R.G.P.S. O vínculo dele é estatutário (tendo os benefício do estatuto dos servidores), sendo aplicado o regime geral de previdencia social, ou seja, o INSS (Art 40, § 13º da CF.). Podendo ser regidos através da CLT ou da Lei 8.112/90 dependendo do órgão. Caracterizando a existencia do emprego em comissão(quando tiver vinculo com a CLT).
		Se regidos pela CLT não terão direito ao FGTS.
		Cargo em comissão e a gravidez: Possuim direito a maternidade e a Estabilidade provisória desde o descubrimendo da gravidez até 5 meses após o parto.
		Exoneração: a exoneração não tem carater punitivo, nesses casos não necessitando de procedimento adminitrativo.
		Exoneração para servidor: Volta ao cargo de origem
		Exoneração para o particular: Perder o vínculo com a administração pública e não precisa de procedimento administrativo.
		Precisa de motivação para a exoneração? Depende,
		Cargo em comissão com mandato certo: São cargos que no contrato já está estipulado o prazo de permanencia do funcionario, quando eu contrato com a data final já prevista eu posso exonerar a qualquer tempo só que essa exoneração deve ser motivada. Se não tiver data de inicio e de fim não precisa ser motivada. 
		Demissão: a demissão esta vinculada a uma infração, se eu to te demitindo é porque estou te punindo por alguma coisa errada.
		
Cargos técnicos: Peritos via Cargo de comissão é inconstitucional, sendo necessário concurso público. Pois para esses cargos só podem ter função de Direção, chefia ou assessoramento.
Nepotismo: nomeação de parente, Súmula vinculante 13. É inconstitucional a nomeação de parente. No entanto, o nepotismo não alcança os cargos políticos (STF RE 579.951). No entanto de 2012 pra ca é obrigatória a Qualificação do parente nomeado, o parente devendo ter qualificação profissional, curricular ou técnica que justifique a sua nomeação.
Nepotismo cruzado: Por exemplo 2 prefeitos trocam favores e cada um nomeia o filho ou parente do outro em cargo de comissão. É inconstitucional.
21/02/2018
PROVIMENTO (atribuir um cargo a determinada pessoa) - Art 8 da lEI 112/90
	Pode ser de carater originário (é o ato que vincula inicialmente, no caso o particular ao serviço público; pode ser também o ato que vincula inicialmente a um estatuto diferente) ou derivado (é quando existe a modificação do vínculo com a adminitração pública).
1) Nomeação: Atribuir um cargo para determinada pessoa ou CPF. Respeitando a ordem de classificação do concurso. Públicado no diário ofícial.
 Sendo que POSSE (prazo de 30 dias), é a manifestação de vontade do particular que aceita o cargo. Ato começa sendo unilateral depois da posse vira bilateral.
Pode tomar posse por procuração ou pode ser prorrogado os 30 dias por motivo justo (Art 13 da lei 8.112/90).
Súmula 16 do STF: O funcionário nomeado por concurso tem direito a posse.
Súmula 17 do STF: A nomeação do funcionário sem concurso pode ser desfeita antes da posse.
A nomeação é feita sem concurso somente para cargos de comissão.
Se perder o prazo para a posse: sem prorrogação e sem justificativa existe um ato administrativo de provimento sem efeito. Nesse momento não cabe exoneração ou a demissão.
Após tomada a posse o inicio de exercício se dará em um prazo de 15 dias improrrogáveis, conduto, se justificada na justiça poderá ser prorrogado no entanto é exceção. Não realizado nesse tempo existirá a exoneração. 
Antes de posse não existe exoneração somente existe após a posse.
2) Promoção: Ato de provimento derivado vertical
- onde o servidor vai titularizar um cargo superior, sendo que deverá ser dentro da mesma classe ou carreira.
- Alternados por antiguidade ou merecimento.
- Súmula 685 STF- É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem préviaaprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.
3) Readptação: Quando o servidor passa a ter uma limitação física ou mental e em decorrencia disso não consegue exercer a mesma atividades que exercia antes, quando não for caso de aposentádoria por invalidez, destinando outra tarefa ao servidor.
- Ocorre para servidor estável ou servidor não estavel.
- Quando não encontrada outra função para o servidor ele fica como excedente, ou seja, fica em disponibilidade remunerada.
- Se o cargo for declarado extindo ou desnecessário: Se for funcionário estável ficará em disponibilidade, se não for funcionário estável em regra ele será exonerado, mas como, ele está no cargo em virtude da readaptação judicialmente ele consegue se readaptar a outro cargo.
4) Reversão: quando um servidor aposentado volta ou pede pra voltar à titularidade do cargo anterior.
- Pode acontecer nos casos de aposentadoria por invelidez ou normal.
- Ele pode retornar de ofício(pedido da administração, ato vínculado) ou à pedido (pedido do servidor, ato descricionário).
- Os requisitos para ele conseguir voltar: Que ele tenha solicitado; estável quando na ativa; nos próximos 5 anos; e o cargo tem que estar em disponibilidade. Sendo que a administração pode aceitar ou não;
- Não cabe nos casos de aposentádoria compulsória (mais de 75 anos)
- A aposentádoria de ofício acontece quando a junta médica invalida os motivos que justificam a aposentadoria por invalidez. (Ato vínculado), se não voltar é demitido.
5) Aproveitamento
6) Reintegração
7) Recondução
04/04/2018
Acumulação de cargos, empregos e funçãos
	Art 37 da CF.XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
a) a de dois cargos de professor; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 34, de 2001)
XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
	Outras possibilidades :Art 38 da CF: Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições;
	III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;
	Art. 95 da CF - Juiz pode ser também professor
	Mec 13/06 - Juiz pode ser diretor de curso de direito
	Art 128 da CF - Promotor pode ser professor
	Art 142 da CF - O servidor militar é colocado na reserva para fazer outra função
NÃO É POSSIVEL A ACUMULAÇÃO DE 3 CARGOS OU MAIS
	Art 37 da CF ainda. XI - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o subsidio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos;
		Limite de salário: Poder executivo - Governador
				 Poder Legislativo - Deputados
				 Poder judiciário - Desembargador
Pode ter 1 cargo efetivo + 1 cargo de comissão. Mais que isso não
Art 119 e 120 Lei 8112.90 - O servidor com já com um cargo de efetivo + Cargo de comissão pode exercer mais um cargo de comissão desde que interinamente, sem prejuizo do primeiro que já exercia e deverá escolher entre uma das remunerções.
Pode acumular remuneração com aposentadoria? (Acumulação simuntânea de aposentadoria com a remuneração) Art 37, § 10 da CF. É vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma desta Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.
Art 40, CF § 6º § 6º - Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumuláveis na forma desta Constituição, é vedada a percepção de mais de uma aposentadoria à conta do regime de previdência previsto neste artigo;
A aposentádoria é uma direito disponivel: Significa que posso abrir mão desse direito se caso no exercício público não for possivel a acumulação da aposentádoria.
Direito de Greve do Servidor
Art 37 da CF, VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica.
Sendo que até hoje não existe lei específica de direito de greve do servidor público.
Sendo aplicados através de mandado de injunção - 670 EP, 708 DF, 712 PA. Sendo aplicada a lei da iniciativa privada no que couber ao serviço público no que diz respeito ao direito de greve.
É caracterizada com falta do servidor, gerando desconto no salário. Sendo que pode ser afastado o desconto em caso de negociação, sendo comprovado que a prestação de serviço mínimo foi prestado mesmo com a greve acontecendo.
Súmula 679 do STF - A fixação de vencimentos dos servidores públicos não pode ser objeto de convenção coletiva. Sendo necessária LEI.
O sevidor no estágio probatório pode exercer a greve.
SERVIDOR PODE TER SINDICATOS?
	Pode. ART 37 DA CF, VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;
	ART, 8 DA CF, VIII - é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei. Não se aplicando em servidores com comissão.
SISTEMAS REMUNERATÓRIO Art 37, X CF
Remuneração: Parcela Fixa(bruto) e as Parcelas Variáveis (Extras, gratificações e etc)
Subsídio: Parcela única, Art 39:
 § 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) autoriza acrescimos
§ 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e X veda acrescimos
COMPETÊNCIA - PROJETO LEI para almentar salario, aumentar benefício e etc
	1 - Presidente da República - Cargo do Poder executivo - Art 61, §1º da CF
	2 - Câmara dos deputados- Cargos desta casa - Art 51 da CF
	3 - Senado Federal - Cargos desta casa - Art 52, XIII CF
	4 - Poder Judiciário - Competência de cada tribunal - Art 96, II CF
	5 - STF - Ministros
	6 - Tribunal de contas - para eles - Art 73 e 96 do CF
	7 - MP - para eles - art 127, §2º
	8 - Congresso Nacional - Art 49 CF
		a) deputados federais
		b) senadores
		c) previdencia 
		d) ministros
	9 - Assembléia legislativa - Art 27 CF
		- deputados estaduais
		- Governador e vice
06/04/2018
SISTEMAS REMUNERATÓRIOS
Art. 37, XII CF
O Vencimento do PL e PJ não pode ser superior ao PE
Art 35, XIII – Vedada a equiparação/vinculação
Súmula 681e 982 STF (evitando o reajuste automático)
Exceto: Art 73, §3º - TCU ao STJ
Súmula vinculante 4
Súmula vinculante 37
Art 37, XIV – Efeito cascata
Art 37, XV – Irredutibilidade de vencimentos
Não existe direito adequado ao cálculo
Aumento da Jornada de trabalho – STF RE 660.010
Vantagens – Art 49 Lei 8.112/90
Ajuda de custo - art 53 a 57
	Diário – art 58 e 59 – Além da remuneração para cobrir despesas como alimentação diaria e etc. Não incopora o valor da remuneração
	Indenização por transporte – Utilização de veiculo próprio – art 60
	Auxílio moradia - pago ao servidor que se mudar de cidade definitiva – art 60 e 60-e

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes