Buscar

PERÍODO FETAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Embriologia
PERÍODO FETAL
O desenvolvimento durante o período fetal está basicamente relacionado com o rápido crescimento do corpo e com a diferenciação dos tecidos, órgãos e sistemas.
No período fetal a relativa diminuição do crescimento da cabeça em comparação ao resto do corpo.
A taxa de crescimento do corpo durante esse período é muito grande.
A estimativa da idade fetal pode ser medida através do ultrassom, usa-se a medida da cabeça e do comprimento do fêmur ou do comprimento da cabeça-nádegas (CN).
O período de gestação pode ser divido em dias, semanas ou meses, mas se torna impreciso quando não é especificado se a idade foi calculada a partir da UPMN.
Pode ser divido também em trimestres:
1º trimestre – todos os sistemas já se formaram
2º trimestre – crescimento suficiente em tamanho
3º trimestre – atinge a importância característica do desenvolvimento.
 NONA À DÉCIMA SEGUNDA SEMANA
A cabeça constitui quase metade da medida CN. Há rápida aceleração do comprimento do corpo, mesmo assim a cabeça ainda é desproporcionalmente grande em comparação ao corpo.
Na 9ª semana, o fígado é o principal local de eritropoese (formação de hemácias). No fim da 12ª semana, a eritropoese diminui no fígado e passa a ser realizada pelo baço. A formação de urina começa entre a 9ª e 12ª semana e a urina é lançada pela uretra no líquido amniótico. O feto reabsorve parte desse líquido ingerido.
Ao final da 12ª semana, os centros de ossificação primária aparecem no esqueleto. Os M.S. alcançam seu comprimento relativo, mas os inferiores ainda não estão tão bem desenvolvidos e continuam um pouco mais curtos.
DÉCIMA TERCEIRA À DÉCIMA SEXTA
O crescimento é muito rápido durante esse período. Na 14ª semana o movimento dos membros torna-se coordenados, ocorrem lentos movimentos dos olhos, pode ser reconhecida a genitálias dos fetos. Na 16ª semana, os ovários já se diferenciam e já contém folículos primordiais com oogônias.
DÉCIMA SÉTIMA À VIGÉSIMA SEMANA
O crescimento fica mais lento. Os movimentos fetais (pontapés) são percebidos com maior frequência pela mãe. A pele é coberta por um material gorduroso. Com aspecto de queijo – VERNIZ CASEOSO, que é constituído por células mortas da epiderme e por um material gorduroso secretado pelas glândulas sebáceas do feto. O verniz caseoso protege a delicada pele do feto contra abrasões, rachaduras e endurecimento, que poderiam resultar da exposição ao líquido amniótico.
Na 20ª semana os cabelos e sobrancelhas tornam-se visíveis. Geralmente os fetos estão totalmente cobertos por uma penugem muito delicada – o LANUGO, que ajuda a manter o verniz caseoso preso a pele. A gordura parda forma-se durante esse período e é o local de produção de calor. Nessa semana os testículos começam a descer, mas ainda estão localizados na parede abdominal posterior.
VIGÉSIMA PRIMEIRA À VIGÉSIMA QUINTA SEMANA
Há um ganho substancial de peso neste período. Geralmente a pele está enrugada e mais translucida. A cor é rosa a vermelha, pois o sangue é visível nos capilares.
Na 21ª semana, começam os movimentos rápidos dos olhos. 
As células epiteliais secretoras (pneumócitos tipo II) dos septos interalveolares do pulmão começam a secretar SURFACTANTE, um líquido tensoativo que mantém abertos os alvéolos pulmonares em desenvolvimento.
As crianças que nascem antes da 26ª semana de gestação apresentam um alto risco de problemas no desenvolvimento neuronal. 
 VIGÉSIMA SEXTA À VIGÉSIMA NONA
Os pulmões e a vasculatura pulmonar alcançam o desenvolvimento suficiente para realizar trocas gasosas adequadas. O sistema nervoso já amadureceu.
Na 26ª semana as unhas dos dedos dos pés, tornam-se visíveis e uma quantidade considerável de gordura subcutânea já está presente. O baço fetal torna-se um local importante de eritropoese, o que termina na 28ª semana, onde a medula óssea torna-se o principal local desse processo. 
 TRIGÉSIMA À TRIGÉSIMA OITAVA SEMANA
Na 30ª semana o reflexo pupilar (mudança do diâmetro da pupila em resposta ao estímulo á luz) pode ser induzido. A pele é rosada e lisa.
Na 35ª semana o feto segura-se com firmeza. O sistema nervoso está suficientemente maduro.
Na 36ª semana, as circunferências da cabeça e do abdome são quase iguais.
Na 37ª semana, geralmente o tamanho do pé é um pouco maior do que o comprimento do fêmur e constitui um parâmetro para a confirmação da idade fetal.
 PROVÁVEL DATA DO PARTO
A data provável do parto de um feto é de 266 dias, ou 38 semanas, após a fecundação, ou seja, 280 dias ou 40 semanas após a UPMN. Em 5% a 6% das mulheres, a gravidez de prolonga por 3 ou mais semanas além da data provável do parto. Algumas crianças dessas gestações desenvolvem a SÍNDROME DA PÓS-MATURAÇÃO e apresentam um risco de morte aumentada. Por esse motivo, o parto é induzido. Esses fetos apresentam a pele seca como pergaminho, são mais pesados que a média, e não possui lanugo, possui verniz caseoso em menor quantidade ou ausente.
_____________________________________________________________________________ 
O crescimento fetal é influenciado por gases e nutrientes provenientes da mãe que passam livremente pela membrana placentária. A glicose é a fonte principal de energia para o metabolismo e crescimento do feto; os aminoácidos também são essenciais. Estas substâncias saem do sangue materno, passam pela membrana placentária e chegam ao feto. A insulina necessária para o metabolismo da glicose é secretada pelo pâncreas fetal; pois a membrana placentária é relativamente impermeável a este hormônio. 
Alguns fatores podem influenciar o crescimento pré-natal: materno, fetais e ambientais, levando a um retardo do crescimento intrauterino (RCIU), ou sejam recém-nascidos pequenos para idade gestacional (PIG)
Fator materno – gravides múltipla, deficiência no fluxo uteroplacentário.
Fator Fetal – fatores genéticos e retardo do crescimento, deficiência no fluxo fetoplacentário. 
Fator Ambiente – tabagismo, álcool e drogas ilícitas. 
O RCIU se refere a um processo que causa uma redução no padrão esperado do crescimento fetal. O PIG se refere a um RN cujo peso ao nascimento é menor do que o valor de corte predeterminado.
A amniocentese é um procedimento é uma técnica comum para detectar distúrbios genéticos. 
Nele podem-se encontrar níveis de alfafetoproteína (AFT) que ajuda no diagnostico prévio de alguma anormalidade. Quando a concentração de AFP é alta no liquido amniótico, geralmente está relacionada com anomalias graves do sistema nervoso central e da parede ventral abdominal. Quando a concentração de AFP no soro materno é baixa estima-se que o feto tem síndrome de Down (trissomia do 21), trissomia do 18 ou outro defeito cromossômico.
 
 
Erica Assunção
Medicina - UFAM

Outros materiais