Buscar

Av. Aprend dir. constitucional 2018.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CCJ0019_SM_201703011511 V.1 
	Aluno(a): WESCLEY GOMES GONCALVES
	Matrícula: 201703011511
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	09/04/2018 16:37:38 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201704116546)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO - Carlos pleiteia determinado direito, que fora regulado de forma mais genérica no corpo principal da CRFB/88 e de forma mais específica no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias ¿ o ADCT. O problema é que o corpo principal da Constituição da República e o ADCT estabelecem soluções jurídicas diversas, sendo que ambas as normas poderiam incidir na situação concreta. Carlos, diante do problema, consulta um(a) advogado(a) para saber se a solução do seu caso deve ser regida pela norma genérica oferecida pelo corpo principal da Constituição da República ou pela norma específica oferecida pelo ADCT. Com base na CRFB/88, assinale a opção que apresenta a proposta correta dada pelo(a) advogado(a).
		
	 
	Como o ADCT possui o mesmo status jurídico das demais normas do corpo principal da CRFB/88, a norma específica do ADCT deve ser aplicada no caso concreto.
	
	Como o ADCT possui caráter temporário, não é possível que venha a reger qualquer caso concreto, posto que sua eficácia está exaurida.
	
	Como o ADCT possui hierarquia legal, não pode afastar a solução normativa presente na CRFB/88.
	
	Como o corpo principal da CRFB/88 possui hierarquia superior a todas as demais normas do sistema jurídico, deve ser aplicável, afastada a aplicação das normas do ADCT.
	
	Como o ADCT não possui status de norma constitucional, não pode afastar a solução normativa presente na CRFB/88.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703609761)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(DP/RJ ¿ CEPERJ 2009) Diz-se que a Constituição brasileira de 1988 é rígida porque:
		
	 
	c) prevê, para sua reforma, a adoção de procedimento mais complexo, em tese, do que o adotado para a modificação das leis;
	
	a) não admite a ocorrência do fenômeno da mutação constitucional;
	
	d) estabelece penalidades severas para os crimes de responsabilidade;
	
	e) foi promulgada por Assembléia Nacional Constituinte convocada na forma de Emenda à Constituição anterior.
	
	b) classifica como inafiançáveis os crimes de racismo e tortura, entre outros;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703045229)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
(Questão 37  Exame 13 - OAB-RJ) - A regra inserida no art. 2º da Constituição da República Federativa do Brasil: "São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário", é uma norma de:
		
	 
	Eficácia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral;
	
	Eficácia limitada de princípio institutivo, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, dependendo de integração legislativa para dar corpo a instituições, entidades e órgãos;
	
	Eficácia limitada de princípio programático, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido através de integração legislativa, visando à realização dos fins sociais do Estado.
	
	Eficácia contida, portanto de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703686238)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É admitido nos Estados Unidos da América o denominado hate speech, isto é, admite-se a plena e absoluta liberdade de expressão, ainda que verse sobre a manifestação de ódio, desprezo e intolerância. No Estado Brasileiro, houve um autor que escreveu obra literária antissemita, discriminando os judeus e pregando o ódio racial. O Ministério Público, diante dos fatos, ajuizou ação por crime de racismo e alegou que o autor da obra utilizou abusivamente a liberdade de expressão, vindo a situação a ser apreciada perante o Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Habeas Corpus nº 82.424/RS. Na situação acima discriminada, observando-se a ótica constitucionalista e o entendimento perfilhado pelo Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta:
		
	
	O ¿hate speech¿ configura uma das variável da liberdade de consciência e manifestação da expressão, não podendo sofrer qualquer tipo de censura, já que o Estado não poderá interferir na liberdade de consciência e opinião das pessoas.
	
	A censura prévia a divulgação de quaisquer obras literárias, artísticas ou científicas sempre foi admitida no Estado Brasileiro, mesmo após a Constituição Cidadã de 1988, pois o controle das informações, especialmente as de caráter antissemita, deverão sempre passar pelo crivo prévio do Estado.
	 
	A liberdade de expressão não constitui direito absoluto, pois, no caso, evidencia-se como prática discriminatória deliberada e dirigida especificamente aos judeus, configurando ato ilícito de prática de racismo, com as consequências gravosas que o acompanham. Portanto, o direito à livre expressão não pode abrigar, em sua abrangência, manifestações de conteúdo imoral que implicam ilicitude penal.
	
	Os direitos fundamentais à liberdade de consciência e à liberdade de expressão constituem direitos fundamentais de 1ª dimensão, não podendo o Estado interferir na veiculação de quaisquer informações, ainda que de conteúdo duvidoso, envolvendo intolerância, discriminação e ódio.
	
	O direito à liberdade de expressão, no Estado Brasileiro, apresenta-se absoluta, cabendo, conforme a situação de abusividade, o direito à indenização pelo dano material, moral e à imagem.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703706185)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	São formas de expressão do Poder constituinte originário:
		
	 
	o método da Convenção ou Assembléia Nacional Constituinte, da Revolução, da outorga da integração constitucional;
	
	o método da Convenção ou Assembléia Nacional Constituinte, direto e indutivo.
	
	o método da Convenção ou Assembléia Nacional Constituinte, de outorga, analógico e bonapartista;
	 
	o método da Convenção ou Assembléia Nacional Constituinte, da revolução, da outorga e bonapartista;
	
	o método da Convenção ou Assembléia Nacional Constituinte, da revolução, difuso e dedutivo;

Outros materiais