Buscar

Relatório de Estágio Educação Infantil 2017 2 VILZE (3)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
	
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE
ELAINE VIEIRA DE PAULA MARTINS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Andradas
2017
ELAINE VIEIRA DE PAULA MARTINS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 6º Semestre
Orientador: profª. Me. Vilze Vidotte Costa
Tutor eletrônico: Cintia Cristina Cervejeira
Tutor de sala: Rosana Aparecida Basso
Andradas
2017
SUMÁRIO
3INTRODUÇÃO	�
4DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	�
5CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	�
6DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES	�
7PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA	�
8DIÁRIO DAS REGÊNCIAS	�
MOSTRA DE ESTÁGIO...............................................................................................9
10CONSIDERAÇÕES FINAIS	�
�REFERÊNCIAS..........................................................................................................11
** Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar a paginação do sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar apenas os números de página”. Não inclua qualquer outro item ao relatório, seguindo à risca as orientações do Manual de Estágio. **
�
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado do Ensino Infantil, é fundamental para a formação do professor e é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacinal (LDB – LEI Nº9394/96). Foi realizado na escola Ultra, tendo como objetivo relatar as obeservações relacionadas ao desenvolvimento e análise das atividades.
A observação e intervenção permitiram que houvesse uma análise com um olhar mais criterioso, na procura de contribuições que sejam essencial para desenvolver os diversos aspectos observados durante o estágio. É a oportunidade que temos de vivenciar tudo o que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre o que colocaremos em prática e quais formas de se agir em sala de aula na educação infantil.
É o período de analisar, conhecer e experimentar aquilo que até agora era só teoria. Para Telma Weiz citada por Schotten (2007, p. 55) “Quando analisamos a prática pedagógica de qualquer professor, vemos que, por traz de suas ações, há sempre um conjunt de ideias que os orienta. Mesmo quando ele não tem consciência dessas idéias, dessas concepções, dessas teorias, elas estão presentes.” É no contato com os mestres(as) e alunos na escola que o futuro professor elabora um perfil que norteará sua prática.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Escola Ultra Ensino Fundamental LTDA., foi fundada em 1983, abrange o ensino infantil, fundamental e ensino médio, é uma instituição privada que atende a população de classe média a alta, é uma escola de referência que preocupa com a aprendizagem de seus alunos e contribui decisivamente para a formação de cidadãos críticos e participativos.
Sua fundadora Marily Terezinha Baptista Dechichi permanece na direção até os dias atuais. Mais do que uma escola bem planejada, o colégio Ultra é um conceito, um compromisso com o aprender e ensinar com qualidade e prazer e sua filosofia é de educar para o exercício pleno da cidadania, criando condições para que todos os alunos construam uma independência intelectual, desenvolvam autonomia para a busca do conhecimento, sintam-se seguros para definirem suas escolhas profissionais e responsabilidades de frente à própria vida e a sociedade em que se está inserido. Tem como proposta pedagógica privilegiar o ensino na construção do conhecimento, o desenvolvimento das potencialidades de aluno, acesso as tecnologias e a inserção social utilizando para isso os conteúdos curriclares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.
Durante o Estágio Supervisionado, foi possível verificar na prática a atuação dos professores: como lidam com os alunos, os métodos que utilizam para ensinar, como elogiam ou chamam a atenção, a maneira que se deve interferir quando o aluno não está atendendo as expectativas, enfim a melhor maneira de ajudar a criança em seu aprendizado. Foi possível também observar o funcionamento da escola, a atuação do corpo docente, direção e coordenação.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O estágio foi realizado na Escola Ultra, onde atende crianças da educação infantil, sendo desde o maternal I, II e III com no máximo 20 crianças e 1º e 2º período tendo 25 crianças, em todas as salas contam com a ajuda de uma auxiliar, no maternal I são duas auxiliares por ser crianças com mais necessidades de atenção. A educação Infantil atende no período vespertino , das 12:30h às 18:00h, as aulas são ministradas das 12:30h às 17:00h, contando com o total de 200 dias letivos.
A escola possui uma grande variedade de brinquedos pedagógicos e equipamentos necessários para despertar a criatividade de seus alunos. Nas salas possui móveis adequados ao tamanho das crianças, são iluminadas, arejadas, com boa pintura, em perfeitas condições. 
Possui um parque com piso tipo carpete, tendo vários brinquedos como: balanços, casinha, escorregadores, pula-pula, gangorra; um campo de futebol acimentado; tanque de areia com baldinhos e pás disponíveis; um pomar com algumas árvores frutíferas como área verde. Ao todo são 5 salas de aulas, 2 banheiros para os alunos e 1 para professores, 1 cozinha, 1 sala de vídeo, 1 biblioteca de informática, 1 sala de professores, almoxarifado e duas piscinas.
Conta com uma equipe composta por 14 funcionários, dentre eles estão 7 pedagogos, 3 auxiliares, 1 diretora, 1 professor de dança , 1 faxineira e 1 professor de música.
O currículo basea-se no Referencial Curricular Nacional PROEPRE, oferece leitura e escrita, oficina de artes, musicalização e dança, aula de futebol, educação física, língua inglesa, matemática, ciências, filosofia, literatura. As atividades diárias são divididas em um planejamento: roda de conversa, calendário, previsão do tempo, chamada, atividade do dia, recreação, higiene, refeição, parque ou atividades fora de sala, avaliação do dia, saída.
A escola trabalha com apostila, cada aluno tem a sua, durante o ano são realizadas as atividades da apostila, e no final são entregues para os alunos. São trabalhados projetos em várias datas comemorativas e também é realizado a festa caipira, e a mostra cultural, onde são apresentados trabalhos desenvolvidos durante o semestre e exposto a todos os alunos e familiares.
Os pais tem total importância na parceria com a escola, onde são realizadas reuniões para juntos analisarem a estratégia para melhorar a aprendizagem dos alunos, para que haja uma educação estruturada, onde cada um assuma seu papel.
 
 
DIÁRIO DAS OBESERVAÇÕES
As crianças chegam à escola a partir das 12:30h e são recepcionados pela diretora. Já tem professores ou auxiliares aguardando em cada sala para também recepcionar os alunos, eles ficam brincando até o horário de começar a aula. Suas atividades começam às 13:00h. Em todas as salas, iniciam as atividades com uma roda de conversa, onde se cumprimentam e cantam uma música para este momento. Em seguida, o professor apresenta a rotina, todas as turmas tem sua rotina diária a qual é apresentada de acordo com cada idade, que segue os itens: rodinha, calendário, chamada, atividade do dia, higiene, lanche e higiene, recreação, parque, avaliação do dia e saída. Sendo que em alguns dias da semana, inclui aulas extras como música, dança, inglês, educação física.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Diário de observação
Nº1
Instituição: Escola Ultra
Ensino Fundamental Ltda.
Data: 
Local:
Hora de início / término da aula: 13:00h às 17:00h
Professor (a) regente:
Nível / Ano: Maternal I
Estagiário (a): Elaine Vieira de Paula Martins
	No maternal I são 3 pedagogos para atender 9 crianças com idade até 2 anos. A sala é bem colorida e aconchegante com cartazes sobre o tempo, lista de chamada, calendário, aniversariantes, palavrinhas mágicas e exposto alguns dos trabalhinhos realizados com as crianças. As professoras organizam as crianças em fila para irem até o pomar onde tem um espaço com uma mesa e pia, lá eles sentam e saboreiam as frutas trazidas por eles mesmos de casa, dividindo com todos os coleguinhas, cantam musiquinhas e contam histórias. Logo depois, vão até a caixa de areia, onde se divertem muito, em seguida, fazem a higienização e voltam para a sala para a hora do lanche, em seguida, é realizada a troca das fraldas de todos e tiram uma soneca até os pais chegarem para busca-los.
ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA INSTITUIÇÃO
a)Durante a realização da atividade, os alunos estavam organizados:
Em grupos.
( ) individualmente, sendo um atrás do outro
( ) em grupos.
( ) em duplas.
( ) em trios.
( )em outra formação.
b) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula?
Livros didáticos, brinquedos.
( ) jogos
( ) Livros didáticos
( ) Vídeos.
( ) Calculadoras.
( ) Lousa e giz.
( ) Mapas, gráficos...
( ) Livros paradidáticos.
( ) Outros recursos: ____________________________
c) O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco:
( ) Números e sistema de numeração.
( ) Espaço e formas.
( ) Grandezas e medidas.
( ) Tratamento de informação.
d) De modo geral, a aula:
( ) Partiu do conhecimento dos alunos.
( ) Foi organizada de forma hierarquizada (ex: números menores primeiro).
( ) Baseou-se apenas em reprodução de exercícios.
( ) Foi realizada oralmente pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas.
 
e) Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que:
( ) Ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos.
( ) Ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los.
( ) Ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas
que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendolhes
informações e apoio necessários.
( ) Ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a
resolução dos problemas/atividades propostas.
( ) Tem conhecimento do Projeto Pedagógico da escola.
( ) Tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência.
f) Durante a aula, os alunos:
( ) Demonstraram interesse.
( ) Realizaram com facilidade as atividades propostas.
( ) Cooperaram entre si.
( ) Respeitaram o professor.
( ) Apresentaram dificuldades para realizar as atividades.
( ) Estavam desmotivados.
( ) Com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais alunos.
( ) Demonstraram outro comportamento/atitude. _____________
g) Quanto à avaliação:
( ) Foi realizada pelo professor.
( ) Foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo).
( ) Houve observação pelo professor.
( ) Ocorreu outra forma de avaliação. _____________________
( ) Não ocorreu avaliação.
h) Quanto ao ambiente da instituição:
( ) Preocupação com a prevenção de acidentes.
( ) Acessibilidade para alunos com necessidades educativas especiais.
( ) Salas de recursos multifuncionais.
( ) Atendimento multidisciplinar.
( ) Limpeza.
( ) Poluição sonora.
( ) Poluição visual.
i) Reflexão pessoal: registre pontos positivos observados e o que poderia
contribuir para um melhor desenvolvimento da aula.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
 Nº2
Instituição: Escola Ultra Ensino Fundamental Ltda.
Data: 
Local:
Hora de início / término da aula: 13:00h às 17:00h
Professor (a) regente:
Nível / Ano: Maternal I
Estagiário (a): Elaine Vieira de Paula Martins
No maternal II tem 1 pedagogo e 1 auxiliar de sala para 14 crianças de até 3 anos. A sala possui nas paredes cartazes com o abecedário, numerais, previsão do tempo, aniversariantes, chamadinha. 
PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA
O estágio nos dá a oportunidade de testar na prática o aprendizado teórico que tivemos ao longo do curso. É hora de testar os conhecimentos adquiridos e refletir onde devemos melhorar. O objetivo é um constante processo para o aperfeiçoamento.
O educador é um mediador que proporciona à criança oportunidades de manifestar através de sentimentos e emoções, brincadeiras e experiências vividas no seu dia-a-dia. Para isso, é preciso entender que educar é também ouvir a criança, envolvendo-se com criatividade em sua vida, respeitando-a como ser único capaz de criar e produzir ações estabelecendo relações com o meio em que se vive.
É de grande importância a elaboração do planejamento das aulas, onde é necessário estar preparado para colocar em prática as intenções e após cada plano de aula executado fazer a avaliação dos alunos e do executante do plano, avaliando se a criança aprendeu o eu foi proposto e se o professor conseguiu alcançar seu objetivo.
O estágio é uma experiência única para a vida pessoal e profissional, onde só faz aumentar o desejo de colocar em prática as lições aprendidas e melhorar o que não foi agradável. Possibilita o crescimento e amadurecimento com o intuito de tornar um ótimo profissional para contribuir para a formação de cidadãos críticos, que iniciam seu aprendizado na escola.
Incluir o Projeto e os Planos de Aula elaborados para as atividades de regência, conforme as orientações descritas e disponíveis no manual de estágio. (Preencher de duas a três páginas para cada plano de aula) ** Apague essas informações após incluir seus diários **
MODELO DE PLANO DE AULA
Em cada um dos planos de aula você precisa apresentar:
1. Dados de identificação
Nome da INSTITUIÇÃO:
Diretor (a):
Estagiário (a):
Professor Regente (Supervisor de Campo):
Nível:
Período:
Número de alunos:
Data:
Tema da aula:
2. Objetivos
Nos objetivos, você irá expor a sua intenção ao ministrar a aula que planejou, ou
seja, o que se pretende alcançar. Assim, para indicar de forma adequada seus
objetivos, é importante saber escolher os verbos. Seguem algumas sugestões:
Analisar, aprender, aplicar, avaliar, conscientizar, compreender, conhecer,
construir, entender, identificar, interpretar, caracterizar, demonstrar, apreciar,
adquirir, desenvolver, acentuar, analisar, argumentar, caracterizar, citar,
classificar, coletar, comparar, construir, declamar, descrever, destacar,
determinar, discutir, dramatizar, esquematizar, estabelecer, expressar,
identificar, narrar, participar, planejar, produzir, preparar, redigir, relatar,
reproduzir, resumir, simplificar, sintetizar, transformar, etc.
Dica: Ao elaborar seus objetivos tenha em mente a frase “Ao término da aula, o
aluno deverá ser capaz de…”. Dessa forma, escreva cerca de 3 objetivos que
pretende alcançar para cada aula preparada. Exemplos:
27
Transformar textos orais em textos escritos.
Diferenciar as características da língua falada e da língua escrita.
Reconhecer as diferenças entre o uso da pontuação própria da escrita e as
marcas de entoação
e pausas inerentes à fala.
3. Síntese dos procedimentos
Neste item, você deve sintetizar, em cinco tópicos, o que será feito durante a
aula. Exemplos:
1) Ouvir um pequeno trecho de um texto oral e, em grupos, transcrevê-lo.
2) A partir da transcrição, serão explicadas, aos alunos, as diferenças entre a
língua falada e a língua escrita.
3) Após a explicação, os alunos irão fazer uma atividade prática, em que irão
retextualizar, em grupos, o texto transcrito por eles anteriormente,
eliminando as marcas estritamente interacionais, hesitações, e partes de
palavras. Os alunos deverão identificar e eliminar as hesitações (ah..., eh,
e..., o..., dos..., etc.) e os marcadores conversacionais lexicalizados (né,
sabe, bom, bem, assim, tipo assim, certo, viu, entendeu, que acha, hã, hum,
etc.).
4) Depois isso, os alunos deverão reestruturar o texto, introduzindo pontuação
e excluindo as repetições, reduplicações e redundâncias, bem como deverão
reconstruir as estruturas truncadas e as concordâncias, além de reordenar o
texto sintaticamente.
5) O grupo irá apresentar o texto reestruturado para a turma.
4. Recursos
28
Neste item, você deve citar os recursos que poderão ser utilizados na aula,
como, por exemplo, rádio, Power point, vídeos, histórias em quadrinhos,
poemas, entre tantos outros.
5. Avaliação e/ou fixação
Neste item, você deve descrever como será feita a avaliação e/ou fixação de
conteúdos. Exemplo: Serão avaliados a participação dos alunos na execução
da atividade, a apresentação, bem como o texto escrito, reestruturado por eles.
6. Referências
Neste item, você deve indicar a referência dos materiais utilizados para a
elaboração do plano de aula.
DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
Incluir os diários de regência referentes às aulas ministradas, conforme orientações descritas e disponíveis no manual de estágio (preencher de meia a 1 página cada diário). ** Apague essas informações após incluir o seu texto **
�
MOSTRA DE ESTÁGIO
 
Planeje a apresentação para a Mostra de Estágio que acontecerá no Polo. O (A) aluno(a) deverá elaborar uma apresentação expondo as mesmas etapas para a elaboração do Relatório de Estágio: apresentação da escola e sua caracterização, o referencial teórico sobre o tema utilizado para regências, o que foi vivenciado junto a comunidade escolar e uma reflexão final sobre a importância do estágio para a formação do futuro pedagogo(a). ** Apague essas informações após incluir o seu texto **
O estágio supervisionado em educação infantil, tendo como orientadora a Professora Flávia Mendes Pinheiro, foi efetivado na Escola Municipal Francisco Xavier de Barros, situada na cidade de Indaiabira, que atende a 280 crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. 
É uma instituição educativa que harmoniza confiança, cultura e vida. Cada estudante é considerado um sujeito ativo que edifica o seu conhecimento por meio das interações e que pode ser um agente de transformação social. 
As sugestões pedagógicas de alfabetização que têm como referência teórica o construtivismo interacionista e, mais especificamente, a psicogênese da língua escrita descrita por Emilia Ferreiro. Pressuposto esse que embasa idéias extraordinárias para a alfabetização, bem como a de que as crianças estabelecem hipóteses a propósito do que a escrita representa para elas.
A compreensão dos valores é eficaz para o ampliação do conecimento absoluto da pessoa. A amizade, o respeito, o carinho, a solidariedade e a ajuda mútua permeiam o dia-a-dia das atividades em nossas vivências. Essa é a justificativa para a escolha do projeto "Dona Baratinha" como recurso pedagógico.
 Por meio desse enredo, será possivel ensinar os valores introduzidos na história, bem como estudar os animais e criar um "Ambiente Alfabetizador", acarretando estímulos que gerem nos educandos atos de leitura e de escrita, permitindo-lhes compreender o funcionamento da língua escrita e a assimilação de seu uso social. 
Durante toda a prática do estágio, pude compreender que todos os educandos se interessaram pelas atividades aplicadas, com isso, apoio a questão de que “criança tem que ser criança”. A prática pedagogica na instituição do estágio é colocar o aluno em posição de protagonista de sua aprendizagem, conservando-o assim como sustentador de novos e sucessivos caminhos e desafios, o papel do educador não necessita ser o de educar, mas guiar as alternativas de “caminhos” que os educandos poderão trilhar.
A prática de estágio é um dos períodos mais importantes para a desenvolvimento profissional. É nesse momento que o futuro profissional tem chance de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será implantado, além de consolidar hipóteses teóricas alcançadas pela observação de determinados aprendizados exclusivos e da conversa com profissionais mais experientes.
Durante a mostra de estágio foi possível perceber a contribuição que o mesmo trouxe para a vida de cada acadêmico.
As vivencias colocadas sobre o período de observação mostrou o olhar crítico de cada estagiário sobre a prática dos professores regentes, contudo um olhar não apenas de quem observou e fez anotações, mas de quem de algum modo tentou intervir no processo de modo a ter um bom desempenho e encontrou dificuldades em desempenhar o papel de professor regente de uma turma.
As intervenções permearam o campo da leitura com maioria dos projetos voltados para literatura infantil, seja com contos de fada, fábulas, poesias, etc...
Alguns colegas exploraram o tema ludicidade e falaram sobre a importância do lúdico em sala de aula deixando claro terem observado que a movimentação das turmas é mínima e que o aprendizado é conduzido, na maior parte do tempo de forma "tradicional", contudo foi possível observar a presença da literatura infantil também nestes projetos de intervenção.
Tendo em vista que:
Tendo em vista que:
[...] a formação deve estimular uma perspectiva crítico-reflexiva,
que forneça aos professores os meios de um pensamento
autônomo e que facilite as dinâmicas de autoformação participada.
 (NÓVOA, 1991, p.25).
A mostra de estágio foi um momento enriquecedor que serviu mais uma vez para agregar conhecimentos e propôs uma nova reflexão sobre a prática. Partindo do que vivenciamos e daquilo que o colega vivenciou foi possível compreender mais uma vez a necessidade de uma ação reflexão e ação constantes, pois, como salienta Freire (2001) a prática docente crítica, implicante do pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer.
�
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Estágio nos deu a oportunidade de estar efetivamente frete à sala de aula. Tem-se a oportunidade de estar na pele do professor, literalmente. Percebemos como será nossa prática na Educação Infantil como educador.
atar as contribuições do estágio para a instituição e para você, estagiário (pessoal e profissionalmente). A conclusão é o momento em que você descreve as suas impressões fundamentadas nas intervenções da prática diária como estagiário. Dessa forma, deve-se expressar com clareza e precisão acerca das conclusões observadas no decorrer de todas as etapas do estágio. (preencher de uma a duas páginas). ** Apague essas informações após incluir o seu texto **
REFERÊNCIAS
Apresentas as referências citadas nos textos construídos para o relatório. Citar apenas as referências utilizadas, seguindo, por exemplo, o modelo a seguir.
SOBRENOM, Nome do autor. Título da obra. Edição. Cidade: Editora, Ano de Publicação. 
SCHOTTEN, Neuzi. Processos de Alfabetização. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). Indaial: Ed. ASSELVI, 2006. 
(Colocar todas as referências em ordem alfabética e espaçamento simples, inclusive dos sites utilizados para a construção deste trabalho).
Leiam na Biblioteca digital como se faz as referências nas normas da ABNT.
** Apague essas informações após incluir o seu texto **
Lembre-se que um trabalho acadêmico sem referência bibliográfica, deixa de ser considerado trabalho acadêmico.
SCHOTTEN, Neuzi. Processos de Alfabetização. Associação Educacional Leonardo da Vinci 
(ASSELVI). Indaial: Ed. ASSELVI, 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais