Buscar

entrevista com pedagogo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Autorizada pela Portaria Ministerial nº 2.078, de 13/06/2005, publicada no DOU de 14/06/2005.
Pós-graduação LATO SENSU de acordo com a Resolução CNE/CES/MEC N. 1, de 8 de junho de 2007
RELATÓRIO ACADÊMICO (TCC)
Nome: Adriana Januário da Silva
Número de Identidade: 3377850 Órgão Expedidor: DGPC-GO
Disciplina (s): Didática e Metodologia do Ensino Superior e Teoria do Desenvolvimento da Aprendizagem.
Local e Data: Goianésia- 18 de fevereiro de 2017.
1 – Cite os principais pontos da (s) disciplina (s), segundo seu entendimento:
Alguns dos pontos principais da (s) disciplinas (s) são Metodologia Científica, através da pesquisa cientifica exige planejamento, dedicação e estudos, pois a investigação levará ao método de abordagem do problema.A disciplina tende a novas reflexões dos educadores no entendimento da aprendizagem e da singularidade do sujeito em suas diversas etapas da vida.Compreender a aprendizagem e o desenvolvimento humano a partir de algumas perspectivas teóricas. Ensino compromete-se com a qualidade cognitiva da aprendizagem, professor mediador da preparação dos alunos para o pensar. Percebe-se que para realizar qualquer trabalhos é importante conhecer novos tipos de pesquisas cientifica: Qualitativa e Quantitativa na qual a qualitativa o pesquisador utilizará dados em contato direto com ambiente cuja o principal objetivo e resolução de problema levantada.Quantitativa é através de dados estatísticos.O plano de curso, conhecido como plano de ensino, e o plano de aula é um dos elementos essenciais numa graduação ou seja na vida do docente. Todas as etapas são de extrema importância na vida de um acadêmico por exemplo o plano de curso envolve o planejamento da disciplina por semestre ou anual o qual levara a seleção e organização de todos os conteúdos que são ministrados pelo docente e o plano de aula que é um planejamento diário das atividades trabalhadas é preciso de ter um bom planejamento para que o ensino atinja os objetivos.A avaliação deve ser sistematizada, que se desenvolve ao longo do processo letivo e que tem por objetivo facilitar a aprendizagem.Vale ressaltar ainda, que trabalhos acadêmicos geralmente se dividem em pré-projeto, projeto que irão compor a monografia. As Teorias do Desenvolvimento da Aprendizagem e de suma importância ela deixa bem claro que toda etapa tem sua função e que devemos respeitar todas sem nenhuma interferência para obter bons resultados. Notadamente todos pontos mencionados acima contribuíram para o meu crescimento profissional.
2 – Relacione o conteúdo da disciplina com a sua experiência profissional:
Entendo que o professor tem que estar sempre buscando novos conhecimentos e tornar o ensino eficiente para a população através de trabalhos multidisciplinares e interdisciplinares. Percebe-se que, o modo de ensinar nossos alunos tem grandes significados em seu cotidiano, sendo assim o conteúdo e modo de ensinar é essencial na formação de um alunado, o docente tem que estar atento nos alunos e em suas expectativas e significados da aprendizagem para alunado e criar estratégias mais adequada para facilitar assimilação do aprendizado dos mesmos. Sendo assim se torna mais fácil para o educando assimilar os conteúdos e processar conhecimento. Então fica claro que o professor deve conhecer e respeitar a cultura de cada aluno, valorizando as individualidades e potencialidades.
3 – Mencione os principais autores trabalhados e a aplicabilidade destas teorias na prática:
Para Maria Montessori, o potencial de aprender está em cada um de nós.
“A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, com criatividade, num ambiente organizado e com um olhar diferenciado, trazendo o conhecimento para o cotidiano. Uma educação para a vida”. Henry Wallon, segundo este autor, a criança é essencialmente emocional e gradualmente vai construindo-se em um sócio-cognitivo. O autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência. Por isso é importante que nós educadores tenhamos o cuidado de proporcionar aos educandos o vínculo afetivo, olhando-o como um ser emocional; valorizando cada indivíduo em seus elementos básicos: afetividade, movimento, inteligência e a formação do eu como pessoa. Militante apaixonado (tanto na política como na educação), dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir. Ou seja, "a própria negação do ensino". 
As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino.Os teóricos Piaget e Vigostsky nos mostraram que a capacidade de conhecer e aprender se constroem a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio, o sujeito e o objeto. Através do contato com as coisas e os objetos ao seu redor e com outras pessoas, vão desenvolvendo a capacidade afetiva, a sensibilidade e o raciocínio lógico, o pensamento e a linguagem.
4 – As disciplinas trabalhadas contribuíram para seu crescimento e aperfeiçoamento profissional/ pessoal? Justifique sua resposta.
Sim. Porque a criança precisa de um bom acompanhamento para que tenha um bom desempenho em seu processo de aprendizagem em sua vida futura; o professor deve levar em consideração os conhecimentos já adquiridos, pois o aluno é um ser ativo e o educador deve colocar situações problematizadoras, para descobrir o que ele sabe e o que ele não sabe e dar lhe liberdade para que ele construa seu próprio conhecimento.
________________________________________________
Assinatura do Aluno

Outros materiais