Buscar

entrevista com professores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Autorizada pela Portaria Ministerial nº 2.078, de 13/06/2005, publicada no DOU de 14/06/2005.
Pós-graduação LATO SENSU de acordo com a Resolução CNE/CES/MEC N. 1, de 8 de junho de 2007
RELATÓRIO ACADÊMICO (TCC)
Nome: Juliana Luna de Sousa
Número de Identidade: 4772584 Órgão Expedidor:DGPC-GO
Disciplina(s):Transtornos,Distúrbios e Dificuldade de Aprendizagem e Avaliação Psicopedagógica I: Técnica Operatórias e Projetivas 
Local e Data: Goianésia- 29 de Abril de 2017.
1 – Cite os principais pontos da(s) disciplina(s), segundo seu entendimento:
Avaliação e o diagnóstico psicopedagógico pautado no compromisso de promover desenvolvimento, autoestima e condições de maturidade emocional para resolver problemas e amadurecer o ser consciente, uma vez que a avaliação psicopedagógico deve ser um processo dinâmico e, como tal, os instrumentos usados devem cobrir, da melhor forma possível, as variáveis que se pretendem avaliar e com isso a intervenção psicopedagógico pretende despertar o desejo de aprender, o qual, uma vez construído, será o motor que promoverá o desenvolvimento.
2 – Relacione o conteúdo da disciplina com a sua experiência profissional:
O psicopedagogo procura, compreender o indivíduo em suas várias dimensões para ajudá-lo a reencontrar seu caminho, superar as dificuldades que impeçam um desenvolvimento harmônico e que estejam se constituindo num bloqueio da comunicação dele com o meio que o cerca. A avaliação psicopedagógico é um dos componentes críticos da intervenção psicopedagógico, pois nela se fundamenta as decisões voltadas à prevenção e solução das possíveis dificuldades dos alunos, promovendo melhores condições para o seu desenvolvimento.
 3 – Mencione os principais autores trabalhados e a aplicabilidade destas teorias na prática:
Fonseca: muitas das aprendizagens se adquire por imitação e por simples interação social, outras, porém, só se adquirem em situações estruturadas, que exigem a participação e mediatização de um adulto cientifica e culturalmente preparado. Conclui-se que se o convívio familiar for adequado e qualitativamente estimulado, a criança conseguira desenvolver melhor suas aptidões que terão um papel imprescindível na aprendizagem, evitando uma serie de problemas na aprendizagem. Hoffmann: destaca que as questões referentes às dificuldades de aprendizagem não são responsabilidade direta das famílias, mas dos profissionais que atuam nas escolas.Não se pode esperar que os pais procedam à alfabetização ou os auxiliem a superar as dificuldades, pois muitas delas exigem mudanças didáticas, sendo, portanto, responsabilidade dos professores. Oliveira: afirma que a maneira como uma criança brinca ou desenha sua forma de pensar e sentir, nos mostrando como esta se organizando frente à realidade, construindo sua historia de vida, conseguindo interagir com as pessoas e situações de modo original, significativo, prazeroso ou não.
 4 – As disciplinas trabalhadas contribuíram para seu crescimento e aperfeiçoamento profissional/ pessoal? Justifique sua resposta.
Sim. Pois busca a melhoria diante a dificuldade da aprendizagem, buscando ao profissional adequado, dependendo da dificuldade apresentada pela criança e pode precisar de acompanhamento especializado de um psicólogo, psicopedagogo ou fonoaudiólogo. Portanto, tudo que foi estudando, observado trocas de conhecimentos alunos e professor e os pontos mencionados acima contribuíram positivamente para o meu crescimento profissional. Entretanto, o tratamento não acontece apenas no contexto da clínica. É de extrema necessidade o envolvimento da família e dos professores para estimular continuamente a criança. 
________________________________________________
Assinatura do Aluno

Outros materiais