Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201701993224)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto à classificação das constituições, afirma-se que a Constituição:
		
	
	É semi-rígida por admitir reforma do texto, em qualquer hipótese, através de procedimento legislativo ordinário, sem apego a regras procedimentais mais dificultosas.
	
	É histórica, quando possui uma parte rígida e outra flexível, podendo a segunda ser alterada pelo mesmo processo pelo qual são alteradas as leis ordinárias.
	 
	É promulgada, quando decorre de órgão constituinte composto por representantes do povo, eleitos com a finalidade de elaborá-la.
	
	É rígida, quando contempla, apenas, normas materialmente constitucionais.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702020315)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São direitos sociais
		
	 
	O direito a moradia, ao lazer, a previdencia social, a alimentação, entre outros consagrados no artigo 6º
	
	O direito de associação, o direito a alimentação e o direito de locomoção
	
	Nenhuma das alternativas
	
	o direito à saude, o direito ao lazer e o direito a vida
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701922705)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É admitido nos Estados Unidos da América o denominado hate speech, isto é, admite-se a plena e absoluta liberdade de expressão, ainda que verse sobre a manifestação de ódio, desprezo e intolerância. No Estado Brasileiro, houve um autor que escreveu obra literária antissemita, discriminando os judeus e pregando o ódio racial. O Ministério Público, diante dos fatos, ajuizou ação por crime de racismo e alegou que o autor da obra utilizou abusivamente a liberdade de expressão, vindo a situação a ser apreciada perante o Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Habeas Corpus nº 82.424/RS. Na situação acima discriminada, observando-se a ótica constitucionalista e o entendimento perfilhado pelo Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta:
		
	
	A censura prévia a divulgação de quaisquer obras literárias, artísticas ou científicas sempre foi admitida no Estado Brasileiro, mesmo após a Constituição Cidadã de 1988, pois o controle das informações, especialmente as de caráter antissemita, deverão sempre passar pelo crivo prévio do Estado.
	
	O direito à liberdade de expressão, no Estado Brasileiro, apresenta-se absoluta, cabendo, conforme a situação de abusividade, o direito à indenização pelo dano material, moral e à imagem.
	
	Os direitos fundamentais à liberdade de consciência e à liberdade de expressão constituem direitos fundamentais de 1ª dimensão, não podendo o Estado interferir na veiculação de quaisquer informações, ainda que de conteúdo duvidoso, envolvendo intolerância, discriminação e ódio.
	
	O ¿hate speech¿ configura uma das variável da liberdade de consciência e manifestação da expressão, não podendo sofrer qualquer tipo de censura, já que o Estado não poderá interferir na liberdade de consciência e opinião das pessoas.
	 
	A liberdade de expressão não constitui direito absoluto, pois, no caso, evidencia-se como prática discriminatória deliberada e dirigida especificamente aos judeus, configurando ato ilícito de prática de racismo, com as consequências gravosas que o acompanham. Portanto, o direito à livre expressão não pode abrigar, em sua abrangência, manifestações de conteúdo imoral que implicam ilicitude penal.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701281526)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a opção correta:
		
	
	Segundo entendimento dominante na doutrina e na jurisprudência, a introdução de um sistema parlamentar de governo ou do regime monárquico pode ser realizada por simples Emenda Constitucional.
	
	A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal enfatiza que as disposições protegidas pelas cláusulas pétreas não podem sofrer qualquer alteração.
	
	Os direitos e garantias individuais protegidos por cláusula pétrea são somente aqueles elencados no catálogo de direitos individuais.
	
	Segundo orientação dominante no Supremo Tribunal Federal, os direitos assegurados em tratado internacional firmado pelo Brasil têm hierarquia constitucional e estão ipso jure protegidos por cláusula pétrea.
	 
	Segundo o entendimento dominante no Supremo Tribunal Federal, normas constitucionais originárias não podem ser objeto de controle de constitucionalidade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701281624)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
(Questão 89 - Exame 113  Tipo 1 - OAB-SP) - A norma que dispõe que "aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação e reprodução das suas obras, transmissíveis aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar" é norma constitucional
		
	
	 
programática
	
	 
de eficácia limitada.
	 
	 
de aplicabilidade plena, mas com eficácia redutível
	
	 
de aplicabilidade e eficácia plenas

Outros materiais