Buscar

Clima e Recursos Hídricos no Semi-Árido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Geografia
Nome______________________ N˚ ____ Turma 2C2 Nome______________________ N˚ ____ Turma 2C2 Nome______________________ N˚ ____ Turma 2C2 Nome______________________ N˚ ____ Turma 2C2 Nome______________________ N˚ ____ Turma 2C2 Nome______________________ N˚ ____ Turma 2C2
___________________________________________________________________
Introducao:	
 A regiao Norte, com 1,56 milhao de km (18,2% do territorio nacional), contem a maior parte do Semi-Arido Brasileiro, o qual e formado por um conjunto de espacos que se caracterizam pelo balanco hidrico negativo, resultante das precipitacoes medias anuais inferiores a 800 mm, insolacao media de 2800 anos, temperaturas medias anuas de 23 a 27 C evaporacao de 2.000 mm anos e umidade relativa do ar media em torno de 50%.
O clima do Semi-Arido brasileiro e pouco diversificado, mesmo considerando a sua grande extensao territorial. Os aspectos de relevo definem alguns locais com maiores altitudes, e, consequentimente, microxclima especifico, alem disso, a proximidade com o oceano, em alguns locais, resulta na influencia das frentes frias e maiores indicas pluviometrico.
Principitacao Pluviometrica:
 A marcante variabilidade interanual da Pluviometrica, associada aos baixos valores totais anuas Pluviometricos sobre a regiao Nordeste do Brasil, e um dos principais factores para a ocorrencia dos eventos de “secas”, caracterizadas por acentuda reducao do total Pluviometrico sazonal durante o periodo chuvoso. A variabilidade interanual da Pluviometrica nesta regiao esta associda a variacoes de padroes de Temperaturas da Superficie do Mar (TSM) sobre os oceanos tropicas, os quais afetam a posicao e aintensidade da Zona de Convergencia intertropical (2CIT) sobre o Oceano Atlatico (Hastenrath, 1984, citados por Nobre e Meio, 2001).
Esta variabilidade e mostrada na fig 2.2, onde se observa que no litoral leste, as chuvas são superiores a1.000 mm e, a medida que se vai adentrando no Sertao, as precipitacoes diminuem e alcancam valores medios inferiores a 500 mm anuas.
Percebe-se que há algumas regioes centrais que apresentam valores mais elevados de precipitacao, proxima a 1500 mm. Estas areas são micro-climas especificos, que ocorrem devido a presenca de serra e montanhas, como na chapada diamantica- BA, parte oeste da paraiba e centro, norte de pernambuco.
E a presentada a distribuicao mensal da precipitacao para o Nordeste do Brasil. Observa-se que há uma predominancia do periodo chuvoso no verao, entre os meses de Dezembro e Abril, em quase todos anos nos quais os totais Pluviometricos são proximos a media historica, a distribuicao temporal das chuvas durante a estecao chuvosas pode afetar substancialmente os recursos hidricos, a agricultura e a pecuaria. Por exemplo, quando a pluviometria diaria e bem distribuida temporalmente, resulta em pouco escoamento superficial.
 
Evaporacao:
As altas taxas de evaporacao que ocorrem em superfincies livres de agua representam uma perda significativa na disponibilidade hidrica de uma regiao. O conhecimento das perdas por evaporacao e a base para se determinar o volume potencial de agua disponivel, cuja informacao e de suma importancia no planejamento de politicas de manejo dos recursos hidricos da regiao.
O Semi-Arabe Brasileiro possui cerca de 70 mil acudes de pequena parte, os quais são acracterizados por volumes entre 10.000 e 200.000 m e representa 80% dos corpos de agua nos estados do Nordeste. Os acudes tambem apresentam restricoes relativas a qualidade da agua, principalmente devido a salinizacao, o que gera prejuizo as culturas e aos terretorios a jusante, alem de comprometer o consumo humano e outros usos da agua. Estima-se que um tercodos dos acudes do Departamento Nacional de Obres Contra as Secas (DNOCS) APRESENTE ESSE PROBLEMA EM SEUS PERIMETROS IRRIGADOS (Suassuna, 2001).
Esse quadro e agravado, ainda, pelo fenomeno da evaporacao, que provoca perdas significativas de agua, tanto em termos qualitativos. A evaporacao varia de 1000 mm anos no litoral de Bahia e Pernambuco, atinginado 2000 mm anos no interior sendo que na area de petrolina-PE, pode chegar a 3000 mm anos (IICA, 2002). Esses dados estao confirmados por Moile (1989) em pesquisas realizadas com base em dados de 11 postos ditribuidos no Semi-Arido e series historicas variando entre 8 e 25 anos, em axaimou-se de 3,0 n, variando entre 2.700 a 300 mm, sendo que os minimos de Abril a Junho.

Outros materiais