Buscar

AV2 GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL - MCB (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0466_AV2_201204054126 » GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201204054126 - MARCELO CAMPOS BRASIL
	Professor:
	ELIANA SGARBI DE CARVALHO
MARIA CRISTINA MATOS DA COSTA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 1        Data: 24/08/2013 13:04:05
	
	 1a Questão (Cód.: 43840)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"Clima organizacional é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento". Além da satisfação dos funcionários, há a percepção destes sobre o clima organizacional. Explique no que consiste tal aspecto. LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2003.
		
	
Resposta: Qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia seu comportamento.
	
Gabarito: O aluno deverá responder: Trata-se da percepção dos colaboradores sobre aspectos que podem influenciá-lo positiva ou negativamente. Se os funcionários percebem o clima da empresa como positivo, o clima tende a ser bom. Por outro lado, se os funcionários percebem mal a empresa o clima tende a ser ruim.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 43906)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Oliveira Belo deseja investir em uma Consultoria para fazer a avaliação do clima organiacionalç em sua empresa. Contudo, demonstra dúvidas sobre este investimento. Como a análise do clima pode ajudar a organização?
		
	
Resposta: Criando um ambiente de trabalho e um clima organizacional que conduz um desempenho excelênte, participação e crescimento das pessoas.
	
Gabarito: Espera-se que sejam citados alguns elementos destes abaixo listados: 1) A medida da extensão em que as expectativas das pessoas a respeito de como seria trabalhar em uma organização estão sendo atendidas. 2) O clima organizacional está intimamente relacionado com a motivação dos membros da organização. Quando há elevada motivação entre os participantes, o clima organizacional tende a ser elevado e proporciona relações de satisfação, de animação, de interesse e de colaboração entre os participantes. Quando há baixa motivação entre os membros, seja por frustração ou por barreiras à satisfação das necessidades individuais, o clima organizacional tende a baixar. O clima organizacional baixo é caracterizado por estados de desinteresse, apatia, insatisfação, depressão, podendo, em casos extremos, chegar a estados de inconformidade e agressividade.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 47076)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A globalização, a competitividade, reengenharia, downsizing, tem levado as empresas à redução do seu quadro de pessoal. As demissões, fusões,privatização tem gerado uma reação por parte dos trabalhadores. Assim as empresas têm adotado estratégias com o objetivo de propiciar uma melhoria na satisfação das pessoas no ambiente de trabalho. Dentre as alternativas abaixo quais são as estratégias?
		
	
	gestão da saúde e segurança do trabalhador;
	 
	conhecer o pensamento do colaborador, através da pesquisa de clima organizacional;
	
	remuneração estratégica, incluindo a remuneração variável;
	
	programas de demissão voluntária;
	
	
	 4a Questão (Cód.: 43711)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A metodologia que é empregada para apurar os resultados obtidos com a aplicação de uma Pesquisa de Clima Organizacional, denomina-se ¿Tabulação¿. E, naturalmente, esta possui diversos tipos, ou, ¿caminhos¿ que podem ser utilizados para realizar esta apuração das respostas. As afirmativas abaixo reproduzem alguns deles. Identifique e assinale a resposta que melhor indica estes tipos de tabulação disponíveis para utilização.
		
	
	Por Índice de Satisfação Individual ¿ ISI, por Unidade (Fábrica ou Loja), por Nível Hierárquico.
	
	Por Departamento, por Região, Faixa Etária, Por Regime de Trabalho (Estagiário ¿ Terceirizado ¿ Temporário).
	 
	Por Conjunto de Variáveis, por Região, por Diretoria e, por Departamento, por Sexo e Faixa Etária, por Regime de Trabalho (Estagiário ¿ Terceirizado ¿ Temporário).
	
	Por Departamento, por Sexo e Faixa Etária, Por Regime de Trabalho (Estagiário ¿ Terceirizado ¿ Temporário).
	
	Por Pergunta, por Variável, e por Resultado Individual: Índice de Satisfação Individual ¿ ISI, por Unidade (Fábrica ou Loja), Por Nível Hierárquico, por Tempo de Serviço.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 43293)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ apresenta entre seus critérios um que é um indicador sobre a gestão dos recursos humanos. Entre outros, é feito um exame das condições que são proporcionadas as condições para desenvolvimento e utilização plena do potencial das pessoas. Também é avaliado os esforços para:
		
	
	Criar e manter um ambiente de trabalho que possibilite um controle adequado da frequência e da disciplina dos empregados.
	 
	Criar e manter um ambiente de trabalho e um clima organizacional que conduzam à excelência do desempenho, à plena participação e ao crescimento das pessoas.
	
	Criar e manter um ambiente de trabalho que conduza o grupo de trabalho a aceitar os valores dos gerentes e executivos da empresa.
	
	Criar e manter um ambiente de trabalho que conduza as pessoas ao cumprimento e obediência das normas de trabalho.
	
	Criar e manter um ambiente de trabalho que possibilite um controle rígido das normas de trabalho e da disciplina dos empregados
	
	
	 6a Questão (Cód.: 47374)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando o clima é considerado bom, há uma predominância de atitude positiva. Quais são?
		
	
	Tensões, discórdias, ânimos, alegria;
	 
	Alto turnover;
	 
	baixa rotatividade e alto tempo de casa;
	 
	Os colaboradores sentem orgulho em participar dela.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 43589)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando da montagem de uma pesquisa de clima organizacional devemos cuidar da parametrização das respostas. Assim podemos afirmar que a parametrização consiste em: a) definir o número de questões necessárias para que se tenha um bom parâmetro de análise. b) definir parâmetros para facilitar o preenchimento dos questionários pelos empregados. c) definir parâmetros para facilitar a tabulação eletrônica das diferentes opções de respostas. d) definir as opções de respostas que serão consideradas ¿satisfatórias¿ e as que serão consideradas ¿insatisfatórias¿.
		
	
	As alternativas b e c são corretas.
	
	As alternativas a e c são corretas.
	
	As alternativas b e d são corretas.
	
	As alternativas a e b são corretas.
	 
	As alternativas c e d são corretas.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 34121)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao clima organizacional, julgue os itens que se seguem.
		
	
	Os componentes do construto clima organizacional, segundo os teóricos da área, incluem autonomia, interdependência de trabalho, suporte ao desempenho, comprometimento e percepções de justiça.
	
	Um diagnóstico do clima da organização não deve incluir indagações voltadas para níveis de satisfação com o relacionamento interpessoal mantido entre as chefias e os subordinados.
	
	A principal mudança decorrente da evolução do construto clima organizacional é que, nos primórdios, era considerado como a avaliação de características da organização e, na atualidade, defende-se que constitui a avaliação da dinâmica de funcionamento da organização.
	 
	Todas estão corretas
	
	
	 9a Questão (Cód.: 50981)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	        Em setembro de 2009, a revista EXAME publicou a edição especial de 2009 das 150 melhores empresas para você trabalhar. Selecionamos algumas informações obtidas dos dados da pesquisa aplicada na construtora Tecnisa, com 1.111 funcionários e sede em São Paulo e que foram publicadasna revista:
 
	Temas
	Satisfeitos
	Insatisfeitos
	Identificação com a empresa
	90%
	10%
	Comunicação
	27%
	73%
	Salários e benefícios
	49%
	51%
	Treinamento e desenvolvimento
	35%
	65%
	Liderança
	84%
	16%
	Carreira
	32%
	68%
Suponha que você seja o responsável pela elaboração do texto com a análise dos dados desta pesquisa. Neste caso, escolha entre as opções a seguir, a mais adequada.
		
	
	Comunicação e Carreira aparecem como os principais aspectos negativos e devem ser tratados de forma urgente, assim como os pontos relacionados à treinamento e desenvolvimento que tem maior influência na motivação dos funcionários do que salário.
	
	Os altos índices de satisfação nas questões relacionadas à imagem da empresa e liderança compensam a insatisfação em relação aos demais itens, minimizando a urgência nas ações de melhoria.
	 
	Os funcionários pesquisados têm identificação com a empresa e avaliam positivamente as lideranças. As políticas e práticas de carreira e treinamento devem ser reavaliadas para identificação dos pontos que podem ser melhorados para atender às expectativas dos funcionários. A comunicação é outro ponto que merece cuidado especial dos gestores da empresa.
	 
	É preciso que a empresa melhore suas ações de comunicação, seu plano de carreira e invista mais em treinamento. Se isso não ocorrer, os demais itens avaliados positivamente podem cair na próxima pesquisa.
	
	O índice de satisfação em relação à identificação da empresa foi o mais alto obtido: 90%. O principal problema da empresa está nos aspectos relacionados à comunicação (73% de insatisfação).
	
	
	 10a Questão (Cód.: 34133)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Define-se Clima Organizacional por:
		
	
	É um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.
	
	Qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento.
	
	É o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.
	 
	Todas alternativas estão corretas.

Outros materiais