Buscar

Trabalho de Bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho de Bioquímica- Vitaminas 
Definição, Classificação, Explicar a importância de cada vitamina, funções, fontes, carência e hipervitaminose. 
VITAMINAS 
As vitaminas são micronutrientes essenciais para a saúde humana. Porém, elas não podem ser produzidas pelo nosso organismo sendo, portanto, necessário obtê-las diariamente a partir de nossa alimentação. A grande maioria das vitaminas conhecidas fazem parte de coenzimas ou de grupos prostéticos de importantes enzimas. 
As vitaminas são divididas em dois grupos: as lipossolúveis, que são solúveis somente em solventes orgânicos apolares, por exemplo as vitaminas A, D, E e K. E as vitaminas hidrossolúveis que podem ser extraídas de alimentos por solventes aquosos, por exemplo as vitaminas C e do complexo B.
VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS 
A vitamina A também conhecida como retinol, atua como hormônio e como pigmento fotossensível do olho dos vertebrados. O derivado da vitamina A, o ácido retinoico, regula a expressão gênica no desenvolvimento do tecido epitelial, incluindo a pele. Ele é o principal composto ativo de drogas utilizadas para o tratamento de acne grave e rugas na pele. Já o retinal, outro derivado da vitamina A, é o pigmento que inicia a resposta da retina à luz, produzindo um sinal neuronal para o cérebro. Um grupo prostético é um componente de natureza não-proteica presente em proteínas conjugadas ou enzimas, que é essencial para a atividade biológica dessas proteínas. Ela está presente em fígado de peixe, fígado, ovos, leite integral e manteiga. Em vertebrados, o β-caroteno, o pigmento que dá a aparecia de cor amarela nos vegetais, pode ser convertido enzimaticamente em vitamina A. A deficiência dessa vitamina, leva a uma variedade de sintomas nos humanos como problemas de pele, atraso no crescimento, problemas de visão e cegueira noturna. 
A vitamina D também chamada de colecalciferol, normalmente é formada na pele a partir de 7-deidrocolesterol em uma reação fotoquímica catalisada pelo componente UV da luz solar. Ela fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos e é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam. A vitamina D3 não é biologicamente ativa, mas ela pode ser convertida enzimaticamente em 1,25-diidroxicolecalciferol, um hormônio que regula a capta- ção de cálcio no intestino e os níveis de cálcio nos rins e nos ossos. A vitamina D2 é estruturalmente similar à D3 tendo ambas os mesmos efeitos biológicos. A vitamina D está presente nos óleos de fígado de peixes, leite, manteiga, gema de ovo e castanhas. E a sua carência provoca raquitismo, cáries e descalcificação dos ossos. 
A vitamina E ou tocoferol são antioxidantes biológicos. Sua estrutura contêm um anel aromático que reage com formas reativas de radicais de oxigênio e outros radicais livres e as destrói, protegendo assim os ácidos graxos insaturados da oxidação e impedindo o dano oxidativo aos lipídeos de membrana. Por reduzir os radicais livres nas células, essa vitamina pode auxiliar a diminuição da inflamação. As vitaminas E são encontradas nos ovos e nos óleos vegetais e são especialmente abundantes no germe de trigo. A falta desta vitamina pode induzir despigmentação da pele e cabelo, esterilidade em ratos e fragilidade nas hemácias nos humanos. 
A vitamina K ou filoquinona é essencial para a produção da protrombina no sangue. A protrombina é uma enzima proteolítica importante para a coagula- ção sanguínea. São encontradas na maioria das verduras como alface, couve, espinafre, agrião etc. A sua falta pode retardar o tempo de coagulação sanguí- nea e causar hemorragia. 
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS
Dentre essas vitaminas, estão aquelas do complexo B, como por exemplo a vitamina B1, também conhecida como tiamina. Ela auxilia no metabolismo dos carboidratos, favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro, equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal do organismo. Elas estão presentes nas carnes de porco, cereais integrais, nozes, lentilha, soja e gema de ovos. A sua carência leva a perda de peso, favorecimento da inflamação dos nervos, fraqueza muscular, distúrbios cardiovasculares, hemorragias digestivas, cianose entre outros. 
A vitamina B2 ou riboflavina, pode ser convertida em coenzimas, como a flavina adenina difosfato (FAD) e flavina adenina monofosfato (FMN), importantes nos processos de transporte de elétrons durante a respiração celular. Elas podem ser encontradas em fígados, levedo de cerveja, espinafre e berinjela e a sua carência pode induzir dermatite seborreica, lesões nas mucosas, como lábios e narinas e fotofobia. 
Já a vitamina B6 ou piridoxina atua no metabolismo dos aminoácidos e pode ser encontrada em carnes de boi e porco, fígado, cereais integrais, batata e banana. Sua falta pode causar dermatite, inflamação da pele e das mucosas. 
A vitamina B12 ou cobalamina é a mais complexa estruturalmente dentre as vitaminas do complexo B. Ela colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese dos ácidos nucleicos pela célula. É encontrada em fígado de boi, ostras, ovos, peixes, aveias. A sua falta pode causar anemia perniciosa, irritabilidade, distúrbios gástricos, depressão nervosa, perda de memória e fraqueza muscular.
 A vitamina C ou ácido ascórbico auxilia na absorção do ferro pelas células, favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos e também têm papel antioxidante. É encontrada nos limões, laranjas, abacaxis, mamãos, goiabas, cajus, alface, agrião, tomate, cenoura, pimentão, nabo, espinafre, etc. A sua falta pode causar problemas nas gengivas e na pele.

Outros materiais