Buscar

execicio de fixacoa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1
Podemos afirmar que dominamos uma língua quando conhecemos seu repertório de signos, as regras de combinação e as regras de uso desses signos. A língua pode ser escrita e falada. São duas formas de uso que acabam tendo regras diferenciadas, uma vez que, ao falar, temos maior liberdade e despreocupação com a obediência às normas impostas pelo sistema linguístico. A língua, além de oral e escrita, pode ser, pelo uso, classificada de dois modos: a modalidade culta ou norma-padrão e a modalidade coloquial, ou língua cotidiana. Diante do exposto, marque a alternativa que conceitua a norma culta/ padrão da língua:
Escolha uma:
a. Língua padrão está associada às diferentes regiões de um país, valorizando o modo de cada grupo se comunicar.
b. A modalidade popular é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.
c. A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.
d. Língua padrão é aquela associada às gírias.
e. A modalidade culta é uma variante informal, considerada de pouco prestígio quando comparada à linguagem padrão.
Questão 2
Texto da questão
I -introdução
II -desenvolvimento
III -conclusão
( )fecha o parágrafo ou remete ao próximo para acrescentar novas ideias.
( )no qual se faz a explicação ou argumentação da ideia-núcleo.
( )com um ou dois períodos curtos na qual se apresenta de forma sucinta a ideia-núcleo, também chamada de tópico frasal.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. I, II, III.
b. II, I, III.
c. III, II, I.
d. I, III, II.
e. II, I, III.
Questão 3
Construção do texto - Parágrafo. Para produzir um bom parágrafo, temos que conhecer a sua estrutura, compreender a noção de introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, é bom diversificar a produção dos parágrafos, utilizando várias estratégias para desenvolvimento do texto. Marque corretamente a alternativa que conceitua o parágrafo:
Escolha uma:
a. O parágrafo é uma unidade que transmite muitas ideias e tem como intenção atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas a unidade, a coerência e a ênfase. Na produção de um texto, é pouco relevante.
b. O parágrafo é uma unidade que transmite uma ideia e não tem como intenção atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas a unidade, a coerência e a ênfase.
c. O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas.
d. O parágrafo não transmite uma ideia e tem como intenção atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas a unidade, a ênfase e o produtor do texto não precisa preocupar-se com a coerência.
e. O parágrafo tem como qualidades a unidade, a coerência e a exatidão. Sempre transmite uma ideia que está desmembrada do texto no qual está inserido.
Questão 4
Texto da questão
O resenhista pode comparar sua resenha com outras obras do mesmo tema para estabelecer comparações. Assim, ele apresenta, descreve e avalia uma obra a partir de um ponto de vista que possui a respeito do assunto analisado, devendo ser amplo e consistente. A estrutura da resenha, conforme sugerem Lakatos e Marconi (1991, p. 245-246), apresenta-se assim: referências, credenciais do autor, resumo da obra e crítica do resenhista. De acordo com a estrutura da resenha, analise as descrições que seguem relacionando cada uma das estruturas com seus respectivos significados, depois assinale a alternativa que corresponde a sua resposta.
I- Referências
II- Credenciais do autor
III- Resumo da obra
IV- Crítica do resenhista
( ) como se situa o autor da obra em relação às escolas ou correntes científicas ou filosóficas e em relação ao contexto social, econômico, político, histórico, etc.? Quanto ao mérito da obra: qual a contribuição dada? As ideias são originais, criativas? As abordagens do conhecimento são inovadoras? Quanto ao estilo: é conciso, objetivo, claro, coerente, preciso? A linguagem é correta? Quanto à forma: é lógica, sistemati-zada? Utiliza recursos explicativos para elucidar o conteúdo? Quanto a quem se destina a obra: grande público, especialistas, estudantes?
( ) resumo das ideias principais, descrição breve do conteúdo dos capítulos ou partes da obra. Pensar: de que trata a obra? O que diz? Qual sua característica principal? O autor apresenta ou não conclusão?
( ) informações gerais sobre o autor e sua qualificação acadêmica, profissional ou especialização; títulos e cargos exercidos; obras publicadas;
( ) autor(es); título da obra; edição; local; editora e data de publicação; número de páginas; preço;
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. IV, III, II, I.
b. I, II, III, IV.
c. IV, II, I, III.
d. III, II, I, IV.
e. II, I, IV, III.
Questão 5
Entrevista: “Antes de mais nada, é preciso lembrar que o sono faz parte do ciclo de 24 horas do ser humano. Ao dormir, uma pessoa está armazenando e recuperando energia para o resto do tempo do ciclo vital.” (Veja)
Hino ao sono
sem a pequena morte
de toda noite
como sobreviver à vida
de cada dia?
José Paulo Paes
Os dois textos tratam, basicamente, do mesmo assunto; entretanto, a função da linguagem predominante em cada um deles é, respectivamente:
Escolha uma:
a. conativa e poética.
b. fática e conativa.
c. referencial e poética.
d. metalinguística e poética.
e. emotiva e referencial.
Questão 6
O processo de leitura e escrita constitui-se enquanto um ato comunicativo. Para que ocorra a efetiva comunicação, ou seja, o processo de interação, precisamos dos elementos da comunicação que são:
Escolha uma:
a. Emissor, receptor, canal, código, referente e mensagem.
b. Decodificação, ilustração, receptor, linguagem, mensagem e código.
c. Emissor, receptor, linguagem, canal, referente e mensagem.
d. Escrita, mensagem, código, reescrita, texto e resposta.
e. Fala, escrita, leitura, texto, emissor, linguagem e receptor.
Questão 7
Compreende-se que a língua e linguagem são complexas e é necessário ter a percepção das diferenças existente entre ambas. Segundo Saussure (1977, p.196), “nada entra na língua sem ter sido experimentado na fala, e todos os fenômenos evolutivos têm sua raiz na esfera do indivíduo”. De acordo com o linguista, o que diferencia a língua da fala é que a primeira é sistemática, tem certa regularidade, é potencial, coletiva. A segunda é assistemática, possui certa variedade, é concreta, real, individual. Com base no exposto de Saussure, a partir de que momento podemos afirmar que possuímos o domínio de uma determinada língua?
Escolha uma:
a. Quando conhecemos a estrutura gramatical e podemos compreender o interlocutor.
b. Quando conhecemos apenas seu repertorio de signos e as regras de combinação desses signos.
c. Quando conhecemos os principais verbetes.
d. Quando conhecemos seu repertório de signos, as regras de combinação e as regras de uso desses signos.
e. Quando conhecemos o país de origem da mesma, bem como os seus costumes.
Questão 8
Receita cazêra minêra de Môi de repôi nu ái i ói
Ingredientes
5 denti di ái
3 cuié de ói
1 cabessa de repôi
1 cuié di mastomati
Sár agosto
Modi fazê
Casca o ái, pica o ái i soca o ái cum sá;
Quenta o ói na cassarola;
Foga o ái socado no ói quenti;
Pica o repôi beeemmm finimm...
Foga o repôi no ói quenti junto cum ái fogado;
Põi a mastomati i mexi cum a cuié prá fazê o môi;
Sirva cum rôis e melete...
Pção: cumpanha filezim de pescadim beemmm fritim.
A receita mostra que as variedades linguísticas são determinadas por vários fatores, entre os quais se destacam os geográficos, os históricos, os sociais e os estilísticos. De acordo com as ideias acima, pode-se dizer que o texto é o exemplo de uma variedade linguística:
Escolha uma:
a. Histórica, ocorre pelo processo de evolução do homem que, com suasnovas invenções, ou com o abandono de objetos, hábitos e costumes, acaba interferindo na língua, que também é viva.
b. Situacional, inclui as modificações na linguagem decorrentes do grau de formalidade da situação ou das circunstâncias em que se encontra o falante.
c. Estilística, é provocada pelo ato da fala e pela escrita. Dependendo da situação comunicativa, a pessoa pode usar uma modalidade ou outra.
d. Geográfica, está relacionada com as diferenças de pronúncia, de vocabulário e de sintaxe, que ocorrem de região para região do Brasil.
e. Social, decorre não somente do poder aquisitivo, mas também do grau de educação, da idade e do sexo dos usuários da língua.
Questão 9
O parágrafo é uma unidade que transmite uma ideia e tem como intenção atingir um objetivo. Garcia (2010, p. 203) define o parágrafo padrão como “uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela”. Segundo o autor, para produzir um bom parágrafo, temos que conhecer a sua estrutura. O parágrafo-padrão é composto por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, identificando a sequência correta com relação às três partes essenciais do parágrafo padrão:
I - Introdução
II - Desenvolvimento
III - Conclusão
( )fecha o parágrafo ou remete ao próximo para acrescentar novas ideias.
( )no qual se faz a explicação ou argumentação da ideia-núcleo.
( )com um ou dois períodos curtos iniciais na qual se apresenta de forma sucinta a ideia-núcleo, também chamada de tópico frasal.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. I, II, III.
b. I, III, II.
c. II, I, III.
d. II, III, I.
e. III, II, I.
Questão 10
Como fazer um resumo? Primeiramente, inicia-se com a leitura a fim de saber o assunto geral dele, em seguida o leitor vai resumir e sublinhar em poucas linhas o que de fato é mais importante para ele. Alguns autores, como Salomon (1999), Lakatos e Marconi (1991), sugerem alguns procedimentos para a atividade de sublinhar. Quais são os passos para desenvolver a técnica de sublinhar? Assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F com relação à sequência dessa técnica:
( )Inicia-se com uma breve leitura do texto e, no mesmo momento, sublinha as partes que achar necessário.
( )A técnica sublinhar consiste em ler todo o texto;
( )A seguir, é necessário esclarecer dúvidas de vocabulário;
( )Na sequência, reler o texto identificando as ideias principais e sublinhando-as;
( )Por fim, ler o que foi sublinhado, verificando se há sentido e, então, reconstruir o texto, que se transformará no resumo.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, F, V, V, V.
b. V, F, V, V, V.
c. F, V,V, V, V.
d. V, V, F, F, V.
e. F, V, F, V, V.

Outros materiais