Buscar

053.9179 Aula03 306804 res (1)

Prévia do material em texto

ATENÇÃO ATIVIDADES RELACIONADAS A AULAS 07-09. 
1 O conceito de inteligência é um campo abrangente, em seu projeto teórico ele vai destacar aquilo que ele chama inteligência discursiva: a inteligência que se expressa e que se constitui por meio da linguagem, por meio da fala. Essa vertente é do psicólogo:
a) Lev Vygostsky;
b) Henri Wallon;
c) Alexander Romanovich Luria;
d) Leontiev;
e) Bhurrus skinner.
2 ) A sociabilidade da criança é o ponto de partida das interações sociais com o meio que o rodeia... A teoria de Vygotsky é uma "teoria sócio-histórico-cultural do desenvolvimento das funções mentais superiores", ainda que ela seja mais conhecida com o nome de:
a)	teoria construtivista
b)	teoria cognitivista
c)	teoria sócio-interacionista	
d)	teoria histórico-afetiva
e)	teoria crítica
3) Quanto a psicanálise e a educação Freud relacionava o comportamento apresentado pelo indivíduo adulto com episódios de sua vida infantil. A fase que aparece na criança barreiras mentais, impedindo as manifestações da libido, barreiras essas que Freud identificou como repugnância, vergonha e moralidade. O impulso sexual dirige-se para finalidades culturais: domínio Ia leitura, da escrita e de muitas outras habilidades. Esta é uma época de nítida separação entre meninos e meninas: de rivalidade entre os dois grupos. Refere-se á:
Fase anal;
Fase oral;
Genital;
Latência;
Édipo.
4) No desenvolvimento humano, algumas vezes, alteração cromossômica não depende da presença de um pedaço extra cromossomo, mas sim de mudanças na posição (translocação), falta de um pedaço (deleção), fragilidade em uma determinada ligação. A trissomia do cromossomo 21 é alteração da síndrome:
Síndrome xfrágil;
Síndrome Turner;
Síndrome klinefelter;
Síndrome de Down;
Síndrome de Edwards.
5) Segundo Vygotsky (1978), as crianças raramente evoluem muito no rumo do desenvolvimento quando seguem sozinhas; progridem quando andam de mãos dadas com um parceiro que é um especialista. Bruno de 4 anos e seu pai, costumam montar quebra-cabeças juntos. Bruno faz quase todo o trabalho; seu pai às vezes encontra uma peça de que Bruno necessita ou determina a posição correta de uma peça. Quando Bruno tenta montar o mesmo quebra-cabeças sozinho, raramente consegue completá-lo. A diferença entre o que Bruno consegue fazer com ajuda e o que consegue fazer sozinho define a:
Zona de conforto cognitivo.
Zona do discurso privativo.
Estratégia proximal de interpretação.
Estratégia de solução diferencial.
Zona de desenvolvimento proximal

Continue navegando