Buscar

053.9179 Aula04 261921 res

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA 
– 3º semestre – Ano 2016/2
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Profª Miriam Brum Arguelho
Aluno(a):Vanessa Cristina de Freitas		RGM: 053.9179
ATIVIDADE 4 - Vale 1 ponto
Exercício 1 
- O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo atual governo Federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
No que se refere à alfabetização e letramento é correto afirmar: 
1. ( ) o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e só pode ser realizado com a aplicação do método sintético. 
2. (X ) o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce aos diferentes gêneros textuais de circulação social, proporcionando situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. ( ) é necessário que se alfabetize a criança desde cedo, para isso é preciso deixa-las fechadas em sala de aula, longe das influências externas, deixando questões como a cultura, expressão musical e corporal e a ludicidade em segundo plano.
Exercício 2 
A alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual. O professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena, é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática. 
Com base no texto acima, assinale a alternativa correta.
I. ( ) um ensino sistemático, com base no padrão tradicional de alfabetização e com foco no método sintético e nas cartilhas, tem resultados excelentes na aprendizagem e sucesso escolar da criança, preparando-a para ser um cidadão completo.
II. ( ) permitir que a criança tenha seu próprio ritmo de aprendizagem e oportunizar brincadeiras e jogos que promovam a alfabetização são atitudes importantes no processo de alfabetização e de socialização da criança, bem como para sua autoafirmação como pessoa com direitos e deveres. (Alternativa correta)
III. ( X) Conhecer as teorias da Educação relacionadas a alfabetização, ser uma pessoa consciente sobre a responsabilidade social que cada um de nós tem e do papel fundamental do professor como formador de uma consciência crítica no aluno, são aspectos secundários no processo de alfabetização e letramento. 
Atividade corrigida
Para melhor compreensão das atividades abaixo, leia o material sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, no Portal do MEC: � HYPERLINK "http://pacto.mec.gov.br/o-pacto" �http://pacto.mec.gov.br/o-pacto�

Outros materiais