Buscar

APOL AMBIENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A sociedade brasileira recebe anualmente a estimativa de perda de floresta na Amazônia, a qual é realizada com o uso de imagens de satélite e medida em quilômetros quadrados. O que não se conhece é o quanto de recursos naturais se perde a cada quilômetro quadrado de floresta destruída”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, J.M.C.; TOLEDO, P.M. Estratégias para evitar a perda de biodiversidade na Amazônia. Estudos Avançados (USP), São Paulo, v. 19, n°. 54, p.153-164, maio/ago. 2005. p. 153. 
Além da preocupação com a Amazônia, vimos em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica que existem outros problemas ambientais sendo registrados diariamente. A esse respeito, analise as proposições a seguir:
I. Ainda existem muitos registros de casos de pesca predatória sendo notificados pelos órgãos responsáveis, demonstrando que é necessário fortalecer a intervenção e cobrança da lei.
II. Dois graves problemas ambientais que merecem destaque são o desmatamento das florestas, sobretudo pela ocupação para agropecuária, e os aterramentos de manguezais, envolvendo o uso de áreas de preservação permanentes.
III. O tráfico de animais silvestres se constitui um grave problema ambiental, pelo risco de perda de biodiversidade, além do descumprimento da lei. 
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II.
Questão 2/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia o extrato de texto a seguir: 
“A Agenda 21, uma das poucas pautas do futuro, é ousada pela abrangência e pelo horizonte de um século. Nunca se planejou para um período tão longo. O grande prazo requer adaptações metodológicas, nas quais, aos planos convencionais de uma a duas décadas, acoplam-se prognósticos e reflexões sobre os grandes temas e suas interfaces setoriais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZULAUF, W.E. O meio ambiente e o futuro. Estudos Avançados, São Paulo, v. 14, n. 39, maio/ago. 2000. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142000000200009. Acesso em 14 abr. 2016. 
Discutimos em nossas aulas ações preconizadas pensando no meio ambiente. Assim, tendo em vista o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, analise as seguintes proposições sobre a Agenda 21:
I. A Agenda 21 foi um acordo estabelecido no encontro sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012, pensando nas práticas futuras e na manutenção da vida no planeta.
II. Com as pautas sobre o desenvolvimento sustentável, a Agenda 21 foi um acordo entre os países-membros, que se comprometeram em desenvolver políticas econômicas, sociais e ambientais, pensando no futuro do planeta.
III. Um dos principais resultados da Conferência ocorrida no Rio de Janeiro em 1992 foi a Agenda 21, que consiste no plano de ação para o desenvolvimento sustentável para o início do século XXI. 
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II.
Questão 3/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para o seguinte fragmento de texto: 
“Uma vez que um dos principais motivos que levam as empresas a adotar práticas de gerenciamento na área ambiental é a melhoria na imagem e na reputação, a prática do marketing verde é determinante para que esse objetivo seja respondido”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, V.N.; PACAGNAN, M.N. Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná. Revista de Administração (São Paulo) [online]. v. 49, n. 1, p. 116-128, jan./mar. 2014. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000100010. Acesso em 09 maio 2016. 
Sobre o desenvolvimento sustentável e o papel das empresas na conservação ambiental, baseado no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica e nas aulas, assinale a alternativa verdadeira sobre os selos e rótulos ambientais:
	
	A
	Os rótulos ambientais representam uma iniciativa de identificação de qualidade ambi ental. Nesse sentido, por força de lei, as empresas estão aderindo ao contexto da sustentabilidade e adotando o selo como marketing comercial.
	
	B
	Quando uma empresa deseja o selo de qualidade ambiental, esta será responsável pelas etapas de adequação mediante as normas e etapas de produção que constam na legislação brasileira.
	
	C
	O selo de qualidade ambiental ainda não é obrigatório no Brasil. Porém, quando a empresa deseja se enquadrar nas normas para obtenção deste, tem a supervisão de comitês que representam a ABNT – Qualidade Ambiental e uma comissão de certificação.
	
	D
	O selo de qualidade ambiental, por não ser obrigatório no Brasil, ainda é opção para empresas que queiram fazer marketing comercial e priorizar o meio ambiente. Com esse selo, a mercadoria poderá ser comercializada internacionalmente.
	
	E
	O selo ABNT – Qualidade ambiental foi introduzido no Brasil como forma de incentivar as empresas a produzir, ocasionando menos impactos aos recursos naturais. Mesmo sendo uma lei nova, muitas empresas já aderiram ao sistema.
Questão 4/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para a seguinte citação: 
“[No que concerne à preservação ambiental], é o momento para as empresas alinharem suas estratégias de atuação ante essa nova perspectiva, garantindo benefícios não somente à sua organização, mas também para a sociedade como um todo”.  
O fragmento de texto acima argumenta sobre o papel das empresas nas estratégias de preservação ambiental, o que também foi discutido em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica. Sobre a Agenda Global 21, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Dentre os objetivos da Agenda 21, estão os investimentos em educação ambiental e promoção de sustentabilidade, tendo em vista o modo de vida e a consolidação das sociedades atuais, que se apresentam vulneráveis.
	
	B
	A Agenda 21 consiste em uma agenda de acordos e cronogramas estabelecidos entre empresas internacionais para tratar da sustentabilidade por meio de cooperações.
	
	C
	São quatro os objetivos gerais da Agenda 21, os quais priorizam: a questão da água potável e saneamento básico; as áreas pesqueiras; a biodiversidade, e a produção de produtos químicos que não agridam a saúde humana e o meio ambiente.
	
	D
	Baseada nos princípios da sustentabilidade, a Agenda 21 possui vários objetivos gerais que consistem no desenvolvimento econômico sem agressão ao meio ambiente.
	
	E
	A Agenda 21 é um documento que possui em seus termos objetivos baseados na sustentabilidade, priorizando ações para os primeiros dez anos do século XXI.
Questão 5/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia a manchete a seguir:
Na manchete acima, é mostrada uma ação do Ministério Público Federal para conter o desperdício de água. Sobre isso, com base nas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, analise as proposições a seguir:
I. Evitar o desperdício de recursos naturais está no cerne dos preceitos apoiados pela produção embasada na ecoeficiência, pensando no uso consciente dos mesmos.
II. A reciclagem está entre os exemplos de mecanismos preconizados na ecoeficiência e, dessa forma, prioriza o melhor destino do lixo e materiais que poderão servir para outros serviços.
III. Dentre os objetivos da ecoeficiência, está a eficácia na produção de bens e serviços com redução no consumo de matérias-primas e energia. 
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	Apenas a II.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais