Buscar

SEMINARIO INTEGRADOR ADM 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: SEMINÁRIO INTEGRADOR
PROF: FLORENCE HEBER
ALUNA: LEINA GOIS PINA
AD1
A EDUCAÇÃO A DISTANCIA NO CONTEXTO GLOBAL
O texto e dividido em quatro partes na qual a introdução faz uma relação entre educação a distancia, a globalização e a utilização das novas tecnologias na relação aluno professor tendo em vista, as constantes mudanças social, econômica, política e cultural pelas quais o Brasil e o Mundo vêm passando. E é nesse aspecto que a educação a distancia vem ganhando espaço, pois atende as necessidades do mercado de trabalho promovendo o acesso ao ensino superior para um número cada vez maior de pessoas, e do próprio trabalhador, na medida em que dispõe de uma flexibilidade de horários e oferece ao aluno a preparação adequada para o enfrentamento de um mundo cada vez mais globalizado.
Em breve histórico sobre a educação a distancia associa à sua origem a necessidade da igreja em formar seus clérigos. Sendo a primeira Universidade a de Bologna, na Itália, em 1200, seguida pela de Paris e de Oxford e mais 71 até o ano de 1500. Relaciona o crescimento da educação a distancia ao analfabetismo e a entrada precoce ao mercado de trabalho e a necessidade de reinserção ao mercado de trabalho possibilitando ainda a inovação da mão de obra para uma melhor prestação de serviço. Trazendo para os dias atuais faz uma comparação entre duas as modalidades de ensino que são a educação presencial e a educação a distancia. A presencial marcada pelo compromisso de os agentes estarem juntos em determinada hora e local. Já na segunda traz a flexibilidade necessária aos que não dispõem dos pré-requisitos citados na primeira modalidade. Assim, aluno e professor podem utilizar das novas tecnologias para aprender a transmitir o conhecimento. Com isso, ganha as instituições ao oferecer um número cada vez maior de cursos e, sobretudo o aluno, pois tem no ensino a distancia uma alternativa de retomar os estudos.
A seguir relata sobre a história do ensino superior e a educação a distancia no Brasil enumerando alguns fatos que marcaram a educação a distancia no nosso país como o anuncio que oferece profissionalização por correspondência em 1904, o surgimento do Instituto Universal Brasileiro em 1941, e da nova Universidade do Ar em 1947, a criação dos cursos veiculados a jornais e revistas da Universidade de Brasília, pioneira na oferta da modalidade em nível superior, que culminou na criação do Centro de Educação Aberta Continuada a Distancia (CEAD) em 1989. Desde então houve um incentivo muito grande do governo com a criação de programas para qualificação de professores, criação da Secretaria de Educação a Distância e aprovação das bases legais Lei 9394/96 e sua regulamentação pelo Decreto nº 5.622/2005. Com a lei, o ensino a distancia foi inserido no sistema nacional de educação. Assim o ensino a distancia no Brasil vem crescendo e dando oportunidade a estudantes de buscarem uma formação de qualidade com valores acessíveis e com a flexibilidade que o mundo globalizado exige. Essa crescente traz ainda a necessidade de um controle de qualidade nos cursos ofertados de modo a consolidar critérios de qualidade para os cursos ofertados.
Dessa forma, a educação a distancia pode se vista como a mais democrática modalidade de ensino, pois possibilita a inserção das mais variadas tecnologias e, sobretudo, democratiza o acesso ao ensino superior sendo uma ferramenta que possibilita atingir um grande número de pessoas localizadas nos locais variados locais inclusive os de mais difíceis acessos.
Palavras chave:
Educação a distancia, globalização, novas tecnologias.
Bibliografia:
BARO A.R.F. (2016.) A Educação a distância no contexto global. SIED – Simpósio Internacional de Educação a distância. 8 a 27 de set. 2016.

Outros materiais