Buscar

portifolio 6, reportagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O mundo no bolso, a grande era dos celulares.
	
 O telefone celular mudou, está mudando e ainda vai mudar muito a natureza das interações sociais no mundo contemporâneo. As pessoas munidas de seus telefones estão sempre “disponíveis”, sempre conectadas, e sempre preenchendo seu ocioso tempo. 
	
Jéssica Caroline Dupont – 1227178
Toledo, PR.
Mais do que comunicadores, os telefones celulares compõe a vida de 62% das pessoas brasileiras, sendo que este número ultrapassa mais da metade da população brasileira, e que eles colocam o celular como item mais importante a ser utilizado ou levado a algum lugar. 
Em um primeiro momento, telefones celulares foram usados quase que exclusivamente para falar, e pouquíssimas pessoas tinham. As mudanças acompanham os diferentes usos sociais do celular, que anunciam o futuro para o desenvolvimento dessa tecnologia. Telefones celulares já são utilizados para jogar videogames, para envio instantâneo de mensagens de texto, para captura e envio de fotos e para  acesso à internet. Outros aplicativos trazem a televisão e rádio ao dispositivo, também pagamento de boletos, previsão do tempo, despertador e lembretes. A cada dia uma nova descoberta, uma nova invenção e uma nova mudança, neste pequeno celular.
No Brasil, a era dos celulares se fundou em 1990. Além de ser uma novidade, os aparelhos, com suas respectivas linhas, eram caros, refletindo certo status social para quem detinha um destes dispositivos e a partir daí ele foi um dos maiores feitos de inclusão e comunicação social. O celular teve um aumento de compras significativo, e hoje é considerado o maior meio de comunicação e o principal objeto da família brasileira.
A cada novo avanço de celular, uma nova descoberta, novas tecnologias, novas diversões, diferentes aplicativos, capacidades de memória cada vez maior, percentual de utilização maior, localização e finitas atualizações, gerando novas possibilidades de interação social, transformando o indivíduo de consumidor a produtor de informações, que podem ser destinadas a um grande número de pessoas, influenciando gostos, culturas e interagindo de forma direta com outros indivíduos sociais.
Na imagem a seguir observa-se o avanço significativo da mudança do telefone móvel, que sofre grandes modificações a cada dia/semana/mês/ano, e pode-se garantir que essa mudança não vai parar por ai, que muitos obstáculos estão por vir, e que irão ser superados a cada atualização, para que esse meio de comunicação seja mais acessível a cada dia. 
Figura 1 - Evolução dos celulares
Esse grande avanço, prende a maioria da população, sendo que o pouco tempo ou o tempo que eles não tem, eles utilizam o celular para descontrair ou descobrir algo novo. Assim sendo, isso se torna algo viciante que a cada momento é preciso verificar se tem alguma mensagem nova, ou novidades na área do celular, fazendo com que a maioria das pessoas esquecem de ficar disponível para a vida, e ficam apenas online.
É preciso saber utilizar o uso da tecnologia de forma correta para que o celular seja um elemento de produtividade e não apenas uma elemento de distração. 
As Tecnologias estão presente em nossas vidas querendo ou não estamos diretamente ou indiretamente ligados a elas. Sendo assim as tecnologias fazem parte das nossas vidas, e de alguma forma precisamos dela, por isso devemos saber como utiliza-las para termos sucesso com este elemento que nos dias de hoje é fundamental.
Sem dúvida, não podemos negar os benefícios que o avanço das tecnologias de informação e comunicação produziram e produzem. Desde as tecnologias mais antigas, como a pintura rupestre, o proposito original sempre foi otimizar o tempo, encurtar distancias ou nutrir as relações humanas. Assim sendo, o mundo das tecnologias é mesmo muito convidativo, benéfico e transformador, mas pode se tornar um universo raso, de muitas interações e pouca profundidade.
Mas enfim, talvez o problema não é a tecnologia em si ou o tempo que você dedica, mas sim o uso abusivo e a forma com que se relaciona com a tecnologia. Pensando nisso, podemos dizer que estas mesmas tecnologias que aproximam pessoas distantes, se mal utilizadas, também distanciam pessoas próximas, prejudicam o tempo e servem como gatilho de problemas relacionais. 
E agora essa missão de substituir o atual (melhor?) amigo do homem, não será uma tarefa tão simples.
Figura 2- Não será tão simples.

Outros materiais