Buscar

Avaliação av2 fund ciencias 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0089_AV2_ » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Tipo de Avaliação: AV2
Aluno:  Professor:
PAULO SERGIO DE OLIVEIRA
Turma: 9018/R
Nota da Prova: 4,0 de 8,0         Nota do Trab.:        Nota de Partic.: 2        Data: 30/11/2013 09:21:17
	 1a Questão (Ref.: 201201770605)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo a filosofia positivista de Augusto Comte existiam na história da Humanidade três estados, que correspondiam a cada etapa de evolução de uma sociedade. Esses estados eram chamados de:
	
	Teológico, anômico e positivo.
	
	Científico, patológico e metafísico.
	
	Teológico, metafísico e tradicional.
	
	Metafísico, racional e positivo.
	 
	Teológico, metafísico e positivo.
	 2a Questão (Ref.: 201201776030)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Incapacidade de conviver com o diferente, de se proporcionar um olhar interior a partir das diferenças. Significa que eu nem reconheço o ¿outro¿ em mim mesmo, nem como sujeito aos mesmos direitos que eu, de iguais direitos para todos. Tal incapacidade está expressa no (a):
	
	 
	Etnocentrismo
	
	Marxismo
	
	Relativismo cultural
	
	Cientificismo
	
	Organicismo
	 3a Questão (Ref.: 201201775730)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As ciências sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas a classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a única opção correta.
	
	
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico do século XXI.
	
	Com exceção dos europeus, os povos não geraram uma identidade cultural própria
	
	A ação solidária é uma questão ideológica que não está contemplada pelas ciências sociais.
	 
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas.
	
	Segundo as ciências sociais, a sociedade ocidental não possui elementos de cultura autoritária.
	 4a Questão (Ref.: 201201608874)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Analise o caso concreto abaixo: "Muitos países enfrentam sérios problemas, com seu elevado crescimento populacional. Em alguns destes países, foi proposta (e por vezes colocada em efeito), a proibição de as famílias terem mais de um filho. Algumas vezes, no entanto, esta política teve consequências trágicas. Na China, por exemplo, houve registros de famílias de camponeses abandonarem suas filhas recém-nascidas ou abortarem para terem uma outra chance de ter um filho do sexo masculino. Em um país que guarda pesadas tradições, as mulheres ainda são consideradas inferiores aos homens, portanto, ter um filho do sexo masculino significa, além de braços fortes para lavoura, sinal de status social. O resultado disso é que nos últimos anos a China teve uma vertiginosa queda no número de mulheres, tendo chegado a um desequilíbrio assustador: para cada 10 homens existe apenas uma mulher disponível para casar. Teme-se que aumente os casos de estupro" (questão adaptada do ENADE 2004). Na visão durkheimiana qual seria o modelo de sociedade e a forma de solidariedade social descritas no texto?
	
	 
	Sociedade simples; solidariedade mecânica.
	
	Sociedade simples; solidariedade anômica.
	 
	Sociedade complexa; solidariedade orgânica.
	
	Sociedade simples; solidariedade orgânica.
	
	Sociedade complexa; solidariedade mecânica.
	 5a Questão (Ref.: 201201800456)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em 13 de março do presente ano, o protodiácono (o mais velho dentre os 115 cardeais presentes ao Conclave) Jean-Luois Tauran, da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, ao proferir as seguintes palavras em latim ¿Annuntio vobis gaudium Magnum: Habemus Papam: Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum Georgium Marium, Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Bergoglio, qui sibi nomen imposuit Franciscum (Anuncio-vos uma grande alegria: temos um Papa, o Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor, Dom Jorge Mário, Cardeal da Santa Romana Igreja Bergoglio, que se impôs o nome Francisco¿ fez saber, aos que ocupavam a Praça São Pedro ou acompanhavam pelos meios de comunicação do mundo inteiro, que o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana havia sido escolhido e aceitado sua eleição. A partir de então, o Papa Francisco passou a ser, concomitantemente, o líder religioso de 1,2 bilhão de católicos no mundo e o chefe de Estado do Vaticano. De acordo com a teoria da dominação legítima preconizada por Max Weber, o processo de escolha da autoridade religiosa e política acima referido expressa o tipo puro de dominação: 
	
	
	Material, em razão de a escolha desse líder se basear no antagonismo de classes sociais que compõem a população católica mundial
	 
	Tradicional, em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes atribuídos à Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana.
	
	Ideológica, em razão de a eleição do novo Papa ter sido motivada pela oposição feita pelo então arcebispo de Buenos Aires à presidenta Cristina Kirschner.
	 
	Racional-legal, baseada em interesses racionais dos agentes envolvidos e legitimada pela organização burocrática da Santa Sé.
	
	Carismática, em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais do Sumo Pontífice.
	 6a Questão (Ref.: 201201608212)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia atentamente o texto abaixo: "Trata-se de recurso metodológico para ensejar a orientação do cientista no interior da inesgotável variedade de fenômenos observáveis na vida social. Consiste em enfatizar determinados traços da realidade (...) até concebê-los na sua expressão mais pura e consequente, que jamais se apresenta assim nas situações efetivamente observáveis." Extraído de COHN, G. (org.); FERNANDES, F.(coord.). Max Weber: Sociologia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2005.p. 8. 
Relativo ao pensamento de Max Weber, o trecho acima se refere:
		
	
	ao método compreensivo.
	
	à ação social.
	
	ao método sociológico.
	 
	ao tipo ideal.
	 
	ao fato social.
	 7a Questão (Ref.: 201201669024)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia as afirmativas a seguir sobre a legitimidade da autoridade política e assinale a alternativa correta.
I - A coerção - física e moral - é um elemento indispensável ao funcionamento do sistema jurídico como um todo e à eficácia das leis. II - Os indivíduos que integram uma comunidade ou sociedade aceitam obedecer e se submeter ao conjunto das regras de conduta em vigor. III - O conjunto de códigos, normas e leis que formam o sistema jurídico são constituídos a partir do consenso. IV - A obediência e a submissão a uma determinada autoridade política são elementos tratados pela sociologia a partir do conceito de dominação.
	
	
	As afirmativas II, III e IV são corretas
	
	As afirmativas I e III são corretas.
	 
	As afirmativas I, II e IV são corretas.
	
	As afirmativas I, III e IV são corretas.
	
	As afirmativas II e IV são corretas
	 8a Questão (Ref.: 201201613608)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	 O quadro pretende mostrar os habitantes do continente americano e seus costumes, contudo os ameríndios aparecem com feições apolíneas e cabelos anelados. Nesta representação, como em muitas outras, os personagens mais se assemelham aos europeus do que propriamente aos povos da América. O quadro, assim, acaba nos dizendo mais sobre o olhar do próprio europeu do que sobre aqueles que procurava retratar. A identidade dos grupos humanos é uma característica fundamental para a criação de um "nós coletivo" que, ao mesmo tempo, identifica e diferencia os grupos entre si. Sobre a identidade, considere as afirmativasa seguir. I. A identidade possui natureza estática, daí perpassar as gerações e os subgrupos que se originam a partir de um tronco comum. II. Como em um jogo de espelhos, a identidade é construída a partir das representações que os grupos fazem dos outros, o que permite que enxerguem a si mesmos. III. A herança genética dos diferentes grupos humanos impede transformações de identidade, posto que delimita a abrangência das respectivas culturas. IV. A identidade supõe um processo de resignificação das diferenças entre os grupos sociais em função de um determinado contexto. Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	 I, III e IV
	
	 I e III
	 
	II e IV
	 
	 I e II
	
	 II, III e IV
	 9a Questão (Ref.: 201201613007)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem? 1 - Abaixo expomos a letra do samba intitulado "Chico Brito", composto por Wilson Batista e Afonso Teixeira em 1949, popularizado na voz de Paulinho da Viola. Lá vem o Chico Brito, Descendo o morro nas mãos do Peçanha, É mais um processo! É mais uma façanha! Chico Brito fez do baralho seu melhor esporte, É valente no morro, Dizem que fuma uma erva do norte. Quando menino teve na escola, Era aplicado, tinha religião, Quando jogava bola era escolhido para capitão, Mas, a vida tem os seus revezes, Diz sempre Chico defendendo teses, Se o homem nasceu bom, e bom não se conservou, A culpa é da sociedade que o transformou A narrativa apresentada mostra o malandro Chico Brito, indivíduo que vive na criminalidade e é preso a toda hora. Os autores, porém, não atribuem sua condição a uma falha de caráter. Chico era, em princípio "tão bom" como qualquer outra pessoa, mas o "sistema" não lhe deixara outra oportunidade de sobrevivência que não a marginalidade. Considerando a proposta da música, faça uma breve análise sobre a influência da sociedade em nossa vida. O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem? 
	
	Resposta: A sociedade influencia sim, pois como na letra de samba "Chico Brito", o homem pode ter um excelente caráter, mas diante da desigualdade social, das condiçoes subhumanas em que se vive e da necessidade de sobreviver de alguma forma, ele acaba se tranformando, se adaptando á sua realidade de maneira a sobreviver. O caráter e a educação infleunciam sim na vida do indivíduo, porém a sociedade influi muito mais. exemplo: um jovem que se converte ao alcolismo ou drogas mesmo tendo uma família bem estruturada e tendo recebido uma excelente educação e a construção de seu carater ter sido boa, ainda assim muitas vezes não é o suficente, pois a sociedade, o meio aonde ele está inserido tem esse poder de influência.
	Gabarito: Proposta sugestiva de resposta: As ponderações apresentadas pelos alunos devem levar em conta a importância da sociedade na vida do ser humano. A dependência do homem do convívio social.
	 10a Questão (Ref.: 201201809064)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Leia atentamente o caso concreto abaixo.
"Um vídeo que mostra um rebelde a cortar, arrancar, e possivelmente a dar uma dentada, no coração de um soldado já morto, está a chocar a Síria e o mundo. Diferentes grupos de direitos humanos defendem que a guerra na Síria tomou contornos de puro ódio e vingança. A sequência de imagens disponível no "youtube" mostra um homem a dilacerar a carne do cadáver de um soldado, removendo o coração e, embora não seja de forma clara, aparenta chegar mesmo a dar uma dentada. O sírio vai mais longe e desafia o opositor diretamente, no vídeo que foi publicado no passado domingo: "Aos soldados de Bashar o cão, comeremos os vossos corações e os vossos fígados." O presidente Bashar al-Assad garante que o crime de guerra não passará impune e que o responsável será devidamente julgado. Entretanto, a Organização internacional de direitos humanos (Human Rights Watch - HRW) identificou o protagonista da gravação. Abu Sakkar, líder da brigada Independent Omar al-Farouq, que funciona sob a alçada do principal grupo de rebeldes sírios, comanda uma força de 20 mil combatentes. A HRW remete também que o caso não é totalmente inédito. O líder rebelde protagoniza outros vídeos em que profana os mortos da força opositora. Fonte:http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx"content_id=3219004
Qual conceito da teoria durkheimiana se aplica ao texto acima?
	Resposta: A lei do mais forte, no qual o mais forte se sobrepoe ao mais fracos.
	Gabarito:Anomia, que é a desintegração ou inversão das normas vigentes em uma sociedade, quando a consciência coletiva perde seus parâmetros de julgamento da realidade. Ela ocorre em momentos de crise tais como desastres econômicos ou ecológicos, guerras etc.

Outros materiais