Buscar

Ação de alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ação de alimentos
DOS FATOS
                        O requerente foi casado por mais de 40 (quarenta) anos com Lourdes, sendo que desta relação estável e duradoura teve um único filho, o qual figura como requerido na presente ação. Salienta-se que o requerido é empresário no ramo hoteleiro.
                       Recentemente, a esposa do requerente faleceu e em virtude do óbito, fora acometido de imensa tristeza, deixando inclusive de laborar, fato que gerou dificuldades financeiras. Nos dias atuais, com 72 anos de idade, o requerente sobrevive da ajuda de parentes e vizinhos.
                        Ciente dos direitos garantidos constitucionalmente em razão de sua idade avançada e diante da extrema necessidade de aporte financeiro haja vista a situação supramenciona, não restou ao requerente outra alternativa senão o de buscar o amparo judicial para que possa requerer alimentos de seu filho.
DOS FUNDAMENTOS
De acordo com o Código Civil:
Art. 1.694. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.
 Conforme dispõe o Estatuto do Idoso ( Lei no. 10.741/03) :
Art. 11. Os alimentos serão prestados ao idoso na forma da lei civil.
Art. 12. A obrigação alimentar é solidária, podendo o idoso optar entre os prestadores.
 
A lei determina claramente que dada a impossibilidade de prover seu próprio sustento o idoso pode requerer alimentos aos parentes, cônjuge ou companheiro. O requerente com 72 (setenta e dois) anos de idade em razão da extrema tristeza gerada pelo falecimento de sua esposa não pôde mais buscar o aporte financeiro por meio do labor necessitando de assistência direta de seu filho para tanto.
A Constituição Federal já aponta como fundamento em seu artigo 1º a Dignidade da Pessoa Humana, e a presente situação do requerente de ter que solicitar ajuda de parentes e até mesmo de vizinhos demonstra que este preceito vem desrespeitado.
Sendo filho único, recai sobre este a responsabilidade de proteção e sustento do pai e por esta razão, bem como o disposto em lei este deverá este fazÊ-lo.
Consta nos autos que o requerido é empresário no ramo hoteleiro e por este fato possui a condição de arcar com a prestação de alimentos a seu pai. 
Diante do exposto, os pressupostos da obrigação de prestar alimentos estão presentes no caso em tela, tais como: vínculo de família decorrente de parentesco, possibilidade econômica do requerido e o estado de necessidade em que se encontra o requente solicitando-se desta forma a prestação de alimentos.
Dos pedidos:
Diante do exposto requer:
A prioridade na tramitação do presente feito por força do artigo 71 do Estatuto do Idoso;
o deferimento dos Benefícios da Gratuidade da Justiça, por não ter condições de arcar com as despesas processuais e honorários de advogado, sem prejuízo do próprio sustento;
 A citação do requerido para comparecer em audiência de conciliação/mediação e se este não comparecer que já se faça citado para oferecer defesa quanto aos fatos e pedidos apresentados sob pena de revelia e confissão da matéria de fato;
A fixação imediata de alimentos provisórios, conforme determina o artigo 4º. da Lei no. 5.478/68;
Que seja condenado ao pagamento dos alimentos definitivos na forma da lei;
 A intimação do representante do Ministério Público, para que atue no feito;
 A condenação da parte contrária ao pagamento das custas processuais, bem como os honorários advocatícios;
DAS PROVAS
Pretende provar o alegado com os documentos que instruem a presente, depoimento pessoal do requerido, oitiva de testemunhas a serem oportunamente arroladas e outras provas que se fizerem necessárias no curso desta demanda.
DO VALOR DA CAUSA
Atribui-se à causa o valor de R$ ...
                                   Termos em que,
                                   pede deferimento
                                   local, data
                                   Advogado
                                    OAB no. ...

Outros materiais