Buscar

A judicialização da saúde e a dignidade a pessoa humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Pratica Supervisionada
A judicialização da saúde e a dignidade a pessoa humana
Saúde: direito de todos e dever do Estado
Acadêmicas:
Janaina Lopes Sousa (Janaina@confais.com.br)
Kássia S. Monteiro (kassiasmonteiro@hotmail.com)
Orientadora: Maria de Fátima (e-mail)
Resumo (introdução )
Abordaremos nesse trabalho sobre a ‘’Saúde direito de todos e dever do Estado’’, sendo este de Natureza jurídica, inserida na saúde publica, e mostraremos de forma teórica com objetivo de analisar o direito a saúde, como um direito fundamental ao individuo, sendo esses Direitos resguardados na Constituição Federal de 1988, além de esta inserida na lei da saúde (Lei 8.080/90). Portanto o Estado tem o dever de prover condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Como resultado, foi possível identificar que, a Constituinte e a implantação da ESF (Estratégia de Saúde da Família) ,esta se apresenta somente como uma possibilidade de concretizar os princípios que norteiam o SUS e, portanto, de garantir a saúde como um direito de todos.
Desenvolvimento 
A Judicialização tem o objetivo de garantir ao cidadão por meio da Justiça um direito que deveria ser obtido administrativamente.
É dever do Estado por que é financiada pelos impostos que são pagos pela população. Desta forma, para que o direito à saúde seja uma realidade, é preciso que o Estado crie condições de atendimento em postos de saúde, hospitais, programas de prevenção, medicamentos, etc., e, além disto, é preciso que este atendimento seja universal (atingindo a todos os que precisam) e integral (garantindo tudo o que a pessoa precise).
O direito à saúde é um direito fundamental, presente na Segunda Dimensão de direitos fundamentais, posto que está inserido nos direitos sociais e como tal deve ser preservado a todas as pessoas. Sem a efetivação do direito à saúde, diversos outros direitos são violados. Atualmente existem diversos mecanismos que visam coibir o Poder Público a efetivar os direitos referentes ao bem-estar de cada um. 
O direito à saúde se insere na órbita dos direitos sociais constitucionalmente garantidos. Trata-se de um direito público subjetivo, uma prerrogativa jurídica indisponível assegurada à generalidade das pessoas. 
Fundamentos:
“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. 
Tal preceito é complementado pela lei 8.080/90, em seu artigo 2º:
“A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício” 
Conclusão 
Portanto, a “judicialização” da saúde se caracteriza como uma alternativa eficaz para conter as omissões do Estado. O Estado tem o dever de assegurar efetivamente o direito à saúde a todos os cidadãos, como corolário da própria garantia do direito à vida. A Constituição Federal, em seus dispostos, garante o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde, assegurando, portanto, a sua proteção nas órbitas genérica e individual. O estudo realizado evidenciou que com a Constituição Federal de 1988, o direito à saúde ganhou lugar de destaque no ordenamento jurídico brasileiro. Assegurado como direito fundamental comum a todos sem qualquer tipo de distinção, tendo o Estado o dever de assegurá-lo por ser condição vital a existência de vida humana e tendo em conta o princípio da dignidade da pessoa humana alicerce do Estado Democrático de Direito.
Referencia Bibliográfica: 
http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13182&revista_caderno=9
http://www.oabsp.org.br/subs/santoanastacio/institucional/artigos/O-direito-constitucional-da-saude-e-o-dever-do
http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=10&Itemid=31
http://conselho.saude.gov.br/14cns/docs/constituicaofederal.pdf
 http://jus.com.br/artigos/7648/direito-a-saude-como-direito-de-cidadania#ixzz3optcSi5L
http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3464/La%20Inalienabilidad%20de%20los%20Derechos%20Humanos.%20An%C3%A1lisis%20Sistem%C3%A1tico%20sobre%20el%20conocido%20caso%20del%20lanzamiento%20de%20enanos.pdf?sequence=1#page=89
http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=14074

Outros materiais