Buscar

Exercício 2 - ORGANIZAÇÃO, PROCESSO E TOMADA DE DECISÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância
Respostas dos exercícios do Capítulo 2
	1 - O desenho de uma estrutura reúne três principais aspectos ou componentes chave que refletem às relações formais, ao agrupamento de agente e ao sistema de comunicação. Leia com atenção os aspectos relacionados a seguir, e comente sobre cada um deles, fazendo referência à sua área de trabalho ou ao seu conhecimento profissional, sugerindo formas de melhorar a prática destes aspectos:
a) Relações formais e subordinação e b) Amplitude e controle gerenciais
	O aspecto de relações formais de subordinação tem como característica principal determina o nível hierárquico da organização, ou seja, incluindo linhas de autoridade, responsabilidade pelas decisões, número de níveis hierárquicos e amplitude do controle administrativo. No IFRJ, a estrutura organizacional ainda está em andamento, pois a cada momento surgem novas implementações e portarias. Mas, no geral, o núcleo da instituição circula em torno da PROAD, que é a Pró Reitoria de Administração, Planejamento e Desenvolvimento Institucional, contando também com outras Pró-Reitorias, como a PROEX (Pró-Reitoria de Extensão), PROET (Pró-Reitoria de Ensino Médio Técnico), PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação) e PROPPI (Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação), seguindo sempre a descentralização de poder.
c) Sistema de comunicação
	O Sistema de Comunicação, desenvolve e mantém a comunicação, coordenação e integração de esforços entre as áreas, tanto formal, quanto informalmente. No IFRJ, existe uma sequência no processo produtivo em que uma área depende da outra, ou seja, há necessidade de se manter uma comunicação efetiva e atuante, contando com sistemas de interação com todos.
d) Coordenação de comunicação
	A coordenação de comunicação realiza a administração das atividades da assessoria de imprensa, redação e aprovação de textos, atualização dos diferentes canais de comunicação da empresa e a participação entre as áreas está relacionada aos grupos de agentes com seus papéis específicos a desempenhar, os objetivos definidos, um sistema de comunicação necessário ao tratamento do conteúdo e a utilização de elementos adequados para a sua transmissão. No IFRJ, conta-se com a ASCOM (Assessoria de Comunicação), que é responsável por esses serviços de comunicação na instituição.
	2- A estrutura orientada a processos se divide em: física, lógica, física/lógica e parcial, como na maioria das estruturas.Identifique, entre as alternativas a seguir, qual se refere à estrutura lógica:
	Resposta: Alternativa D: Plataforma de tecnologia.
	3- Alguns estágios que fazem parte dos princípios da estrutura molecular referem-se: à cultura voltada para o cliente; ao negócio voltado para um segmento de mercado; e à organização disposta em torno do mercado. Identifique, em uma das alternativas a seguir, o conjunto de pontos comuns entre esses mencionados estágios.
	Resposta: Alternativa B: Comunidade, organização molecular e desafios em derrubar funções.
	4- No campo das estruturas (tipos e características), temos os níveis de aprendizagem que estabelecem relação com a comunicação. Esses níveis, presentes em todas as atividades que desenvolvemos, possuem conceitos que os definem etapa por etapa. Identifique qual nível e seus princípios conceituais não expressam a definição disposta nesta Unidade:
	Resposta: Alternativa E: Fluxo: continuidade de todo o processo direcionado para a operação, ou seja, não há maneira de enfrentar mudanças.
	5- Em comportamentos organizacionais, temos o fluxo e transformação. Identifique e comente os aspectos relativos a esse comportamento presente em sua unidade de trabalho ou de seu conhecimento profissional.
	Neste comportamento são gerados dados e informações para os ambientes interno e externo. Por isso, o fluxo e as transformações representam que os aspectos comportamentais fazem parte do universo de um processo e este, ao seu nível de operação e utilização de fluxos, acaba por identificar, corrigir, atualizar e fortalecer esses comportamentos e seu mapa de relacionamento. No IFRJ, quando está para abrir algum processo seletivo, concursos para área administrativa, docente ou até mesmo algum edital externo, é informado por meio da página eletrônica: “http://portal.ifrj.edu.br/”. Podendo ser acessado pela população a qualquer momento.
Referências Bibliográficas
	INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. Pró-Reitorias e Diretorias. Disponível em: <http://portal.ifrj.edu.br/reitoria/pro-reitorias-e-diretorias>. Acesso em: 06 de Mar. 2017.
	PRÉVE, Altamiro Damian; MORITZ, Gilberto de Oliveira; PEREIRA, Maurício Fernandes. Organização, Processos e Tomada de Decisão. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração UFSC; Brasília. CAPES, UAB, 2010.

Outros materiais