Buscar

Exercicios 2

Prévia do material em texto

Aluno: MARSELINA FREDERIKA BULE OWA 
	Matrícula: 201409106721
	Disciplina: EDO1402 - TÓPICOS ESPECIAIS EM  
	Período Acad.: 2018.1 (G) / EX
	
Você fará agora seu SIMULADO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional e não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responder cada questão do simulado, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua prova.
	
	
		1.
		A criação do conhecimento organizacional, segundo Nonaka e Takeuchi alimenta a inovação, e o conhecimento é criado dentro da organização sob a forma de produtos, serviços e sistemas. Esse processo é dinâmico, produzindo duas dimensões diferentes da espiral da criação do conhecimento: a dimensão epistemológica e a dimensão ontológica. Escolha a resposta que explique as duas dimensões citadas. 
	
	
	
	
	
	As dimensões dependem exclusivamente do conhecimento explícito e conhecimento tácito uma vez que a espiral está sempre em movimento contínuo.
	
	
	A teoria da criação do conhecimento organizacional, que acontece através de um processo de interação em espiral entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito
	
	
	A dimensão epistemológica ocorre para a alimentação da espiral do conhecimento enquanto que a ontológica na dinamização da empresa.
	
	
	A dimensão epistemológica (teoria do conhecimento) é a mobilização e conversão do conhecimento e a dimensão ontológica (o conhecimento é criado por indivíduos) é onde está presente o conhecimento tácito e o conhecimento explícito que ocorrem de um nível inferior até os mais altos.
	
	
	Estas dimensões, epistemológica e ontológica, ocorrem paralelamente segundo a socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento entre os indivíduos.
	
	
	
		2.
		O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou a campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o número de 2 bilhões por ano no Brasil. Veja o slogan desta campanha: SACO É UM SACO. PRA CIDADE, PRO PLANETA, PRO FUTURO, PRA VOCÊ.? O possível êxito desta campanha ocorrerá porque: I. se cumpriu a meta de emissão de gás zero carbônico estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevação das médias térmicas globais. II. deixaram de ser empregados, na confecção das sacolas plásticas, materiais oxidobiodegra-dáveis e os chamados bioplásticos que sob certas condições de luz e calor, se fragmentam. III. foram adotadas, por parcelas da sociedade brasileira, ações comprometidas com a mudanças em seu modo de produção e consumo, atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade. IV. houve redução tanto no quantitativo de sacolas plásticas descartadas indiscriminadamente no ambiente, como também no tempo de decomposição de resíduos acumulados em lixões e aterros sanitários. Estão corretas somente as afirmativas 
	
	
	
	
	
	II e IV
	
	
	I e III
	
	
	II e III
	
	
	III e IV
	
	
	I e II.
	
	
	
		3.
		¿O conhecimento tácito é aquele disponível com pessoas e que não se encontra formalizado em meios concretos¿. Escolha a resposta que exemplifique o conceito de conhecimento tácito:
	
	
	
	
	
	É a maneira como se prepara a transferência do conhecimento em qualquer ambiente, universidade, empresa.
	
	
	A gestão do conhecimento tácito pode ser verificada na completa ausência de metodologias desenvolvidas especificamente para esse fim.
	
	
	Pode ser a maneira como o indivíduo aprende a distinguir rostos e vozes, ou um determinado conceito, produto dentro da empresa.
	
	
	Os funcionários são os que recebm os conceitos, idéias, relacionamentos, enfim o conhecimento da empresa, de seus processos e produtos dentro de suas mentes
	
	
	Um cozinheiro passa uma receita e por mais que ele tente explicar o prepara desta, falta alguma coisa, um toque especial e esse toque nem sempre consegue passar para outras pessoas.
	
	
	
		4.
		Muitas empresas brasileiras têm tentado exportar os seus produtos. No entanto, a exportação pode requerer que estes sejam adaptados. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo. Produtos importados sempre devem ser analisados à luz da cultura local. "PORQUE" A decisão de compra é influenciada, entre outros fatores, pelos costumes e comportamento de um determinado grupo social, como por exemplo, a necessidade de um selo de HALAL (conformidade de atendimento as regras muçulmanas) para a exportação de carne para países Mulçumanos. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
	
	
	
	
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
	
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
	
	
	as duas afirmações são falsas
	
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	
	
		5.
		Criando uma máquina de busca poderosa, que trazia resultados inigualáveis aos de outros existentes no mercado, o site da Google estabeleceu-se como líder no mercado de buscas na internet. Podemos dizer que a Google é uma empresa de sucesso baseado na premissa: O mercado não existia dessa forma, com links patrocinados e totalmente grátis aos usuários. A Google apresentou, através da inovação, um grande diferencial e tornou-se um paradigma de busca na Web. Porque O mercado não existia dessa forma, com links patrocinados e totalmente grátis aos usuários.
	
	
	
	
	
	Partiram de um investimento muito baixo, Kordestani criou os ¿links patrocinados¿ e assim mobilizou os recursos iniciais no marketing da Google.
	
	
	Perceberam que não havia outras ferramentas que não possibilitavam fazer uma busca completa, tentaram então criar algo semelhante e melhor apenas. 
	
	
	As empresas concorrentes trouxeram produtos com diferenças de tecnologia mas não atingiram o público pela fidelização.
	
	
	Outras empresas tentaram se inserir no mercado, mas não conseguiram inovar como a Google.
	
	
	Larry e Sergey formaram um pequeno grupo de estudos e passaram a trabalhar numa sala próxima à Universidade de Stanford, minimizando os custos iniciais.
	
	
	
		6.
		É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Ética. Brasília, 2012. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2012 (adaptado). Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes. I. O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. II. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. III. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes,ética jornalística, ética na política, a bioética etc. É correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
	
	I, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	II e III, apenas. 
	
	
	I e II, apenas. 
	
	
	I, II e III.
	
	
	
		7.
		¿O conhecimento explícito é aquele que pode ser armazenado, por exemplo, em documentos, manuais, bancos de dados ou em outras mídias¿. Escolha a resposta que exemplifica o conceito de conhecimento explícito: 
	
	
	
	
	
	É a parte técnica do esporte apreendida pelo atleta, se considerada a ¿habilidade¿ natural (o ¿saber fazer¿) que o diferencia dos outros, mas que ele não conseguiria ensinar para outra pessoa, pois é algo difícil de ser expresso,
	
	
	Ele pode ser extraído da cabeça das pessoas, dos processos, dos departamentos, e manualizado em prol da empresa.
	
	
	É um conjunto de práticas que procuram gerenciar as circunstâncias que o conhecimento precisa para prosperar na organização.
	
	
	O conhecimento explicito é o maior desafio das organizações, transformar o conhecimento tácito em explícito, e conseqüentemente manualizá-lo.
	
	
	É o conhecimento que pode ser processado, armazenado e transmitido em textos, livros, apostilas e por computadores, mídias, onde posteriormente poderá ser difundido pelos seus desenvolvedores.
	
	
	
		8.
		A democracia é o sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Na democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestação de suas opiniões, sendo este a organização social mais eficiente para se cultivar e se praticar a liberdade de ação e de expressão. Já no caso da ditadura, chama-se a atenção pela imposição a obrigatoriedade de obediência de um líder, é considerado um regime político caracterizado oposto à democracia, podem existir regimes ditatoriais de líder único, como os regimes provenientes do Nazismo, do Fascismo, e do socialismo real, ou coletivos como os vários regimes militares que ocorreram na América Latina durante o século XX, no regime ditatorial a escolha dos governantes é feita por eles mesmos, sem necessidade de aprovação popular. A ditadura se caracteriza por um Ditador, uma pessoa que detém todo o poder e manda e desmanda como quer, e a população era obrigada a realizar tudo o que o Governo deseja sem reclamações e sem opiniões. No tocante a democracia é correto o que se afirma em: I. Podemos votar e nos candidatar. II. As pessoas são livres para escrever e comentar. III. As pessoas são perseguidas. IV. As pessoas possuem liberdade de expressão e manifestação V. Elas têm que obedecer às ordens e aos desejos do soberano da nação. 
	
	
	
	
	
	I, II e IV apenas.
	
	
	III e V apenas.
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	
		9.
		A democracia vem do o grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Em 1984, após 20 anos de Ditadura, iniciou-se a transição democrática no Governo brasileiro, onde o primeiro presidente civil, pelo processo de eleições indiretas, assumiu o cargo. E, desde então, tem sido almejada e discutida abertamente por políticos e pensadores brasileiros. No tocante a democracia avalie as afirmações seguintes. I. Sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. II. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Na democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestação de suas opiniões. III. A Democracia é o sistema (regime) de organização social mais eficiente para se cultivar e se praticar a liberdade de ação e de expressão. É correto o que se afirma em 
	
	
	
	
	
	I, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	
		10.
		Obter o sucesso da rede McDonald's Corporation, que é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 35 mil pontos de venda é o desejo de muitos empresários brasileiros. Ter uma marca internacionalmente conhecida pode requerer que seus produtos sejam adaptados para adequá-los a cultura do país que se pretende acessar. Sobre isso, analise as afirmativas:. (I) Produtos importados sempre devem ser analisados à luz da cultura local "PORQUE" (II) o mercado alvo (mercado que se pretende atingir) é influenciado pela cultura local. Como por exemplo, cita-se o fato de que o Mcdonald na India não vende hambúrgueres que são de carne bovina. Das mais de 270 lojas da rede situadas neste país onde a vaca é sagrada, algumas são até completamente vegetarianas. Analisando as afirmações acima, conclui-se que: 
	
	
	
	
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
	
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
	
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
	
	
	as duas afirmações são falsas
	
	
	
		11.
		(1) Fatores culturais exercem influência no comportamento de compra dos consumidores. "PORQUE" (2) a cultura consiste no conjunto compartilhado de valores e crenças duradouras que caracterizam e distinguem grupos sociais. A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que: 
	
	
	
	
	
	as duas afirmações são falsas
	
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. 
	
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
	
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
	
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
	
	
	
		12.
		(ENADE 2012) Oportunidades de negócio podem ser encontradas por toda parte e sob as mais diversas formas. Para identificá-las, o empreendedor precisa ter predisposição e criatividade. Além disso, precisa conhecer os negócios e o estilo de vida de seus clientes. Com relação ao empreendedorismo, avalie as seguintes afirmações. I. Todo negócio deve atender às necessidades de clientes, mediante a oferta de algum produto ou serviço, pelo qual eles estão dispostos a pagar. II.O caminho principal para identificar oportunidades de negócio é pesquisar sobre as necessidades de potenciais clientes que não estão send o satisfeitas e desenvolver produtos ou serviços para satisfazê-las a um custo compatível com o valor que os clientes estejam dispostos a pagar. III.O levantamento de oportunidades que já foram atendidas é o caminho mais usado pelos empreendedores e normalmente gera boas oportunidades de negócios. IV.O candidato a empreendedor bem-sucedido é aquele que não se cansa de observar os negócios ao seu redor, na constante procura de novas ideias e oportunidades. É correto apenas o que se afirma em: 
	
	
	
	
	
	I, II e III. 
	
	
	III e IV. 
	
	
	II e IV. 
	
	
	I, II e IV. 
	
	
	I e III. 
	
	
	
		13.
		Uma empresa ou organização, para desenvolvimento do processo de criação do conhecimento, precisa estabelecer condições básicas para desenvolvimento da espiral, oportunizando situações e ferramentas que facilitem as atividades cooperativas para criação e acúmulo de conhecimento em nível também individual. Essas condições são:
	
	
	
	
	
	Intenção, Autonomia, Flutuação, Caos Criativo, Redundância, Variedade de Ações
	
	
	Intenção, Autonomia, Flutuação, Caos Organizacional, Redundância, Variedade de Requisitos
	
	
	Intenção, Autonomia, Fixação, Caos Criativo, Redundância, Variedade de Requisitos
	
	
	Intenção, Auto-confiança, Flutuação, Caos Criativo, Redundância, Variedade de RequisitosIntenção, Autonomia, Flutuação, Caos Criativo, Redundância, Variedade de Requisitos
	
	
	
		14.
		Que fatores devem ser analisados e que pesam na escolha do ramo de atividade de um novo negócio? 
	
	
	
	
	
	Fazer a criatividade ser difundida na área de P&D das empresas.
	
	
	Capacidade empreendedora dos concorrentes.
	
	
	Experiência no ramo de negócio, os fornecedores das matérias-primas, o público-alvo, capital disponível e local de instalação. 
	
	
	Necessidade de capital de giro para aquisição dos bens ativos.
	
	
	Rentabilidade do negócio, prazo de retorno do investimento e percentual de vendas a ser atingido no primeiro período.
	
	
	
		15.
		A definição da ¿missão da empresa¿, isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza- se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois,
	
	
	
	
	
	agrega valor ao cliente, oferecendo um diferencial em seu segmento de atuação.
	
	
	procede-se com a identificação de fatores fundamentais que influenciarão o desempenho da empresa no mercado alvo.
	
	
	estabelece-se quem serão os responsáveis por determinadas ações, qual será o cronograma e quais os custos das mesmas.
	
	
	define-se a participação da empresa no mercado, bem como seu posicionamento frente aos concorrentes. 
	
	
	o empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes