Buscar

MASP Empresa do Setor Óptico Charleston Baptista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA MASP E PLAN DO CICLO PDCA
ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR ÓPTICO
 
Vanessa Mirelly da Silva Santos (UEPA)
 Aclevia da cruz brito (UEPA) 
Cristina Abreu Rodrigues (UEPA) 
Taiane barbosa da silva costa (UEPA) 
Meirivone Alves Mendes (UEPA) 
Aluno: Charleston Baptista
Matrícula: 201202145655
Introdução/Metodologia
 O desenvolvimento deste trabalho classifica-se como estudo de caso, onde, de acordo com Yin (2005, p. 32), é um estudo empírico que investiga um fenômeno atual dentro do seu contexto de realidade, no qual são utilizadas várias fontes de evidência. O estudo também caracteriza-se como uma abordagem de natureza qualitativa, o qual segundo Gil (2002) depende de muitos fatores, tais como a natureza dos dados coletados, a extensão da amostra, os instrumentos de pesquisa e os pressupostos teóricos que nortearam a investigação. O levantamento de dados se deu através de visitas, entrevistas não estruturadas com a gerência e brainstormings com funcionários da empresa, onde foi possível conhecer melhor detalhes da sua história e produção. A metodologia utilizada nesse estudo foi baseada na aplicação do MASP através da etapa P (Plan) do PDCA em uma empresa do ramo de óticas. As etapas que compõem este estudo estão estruturadas da seguinte forma: 
 Escolha do tema e formulação do problema;
 Fundamentação teórica;
 Escolha da empresa;
 Coleta e tratamento de dados;
 Identificação de problemas através dos dados obtidos;
 Definição das causas utilizando as ferramentas brainstorming, diagrama de Ishikawa e Matriz GUT;
- Elaboração de um plano de ação utilizando o 5W1H.
Estudo de caso 
O estudo de caso foi realizado em uma empresa que atua no ramo varejista do setor ótico, e conta com o total de 4 lojas no estado do Pará, onde apenas uma delas foi objeto do estudo e está situada na cidade de Marabá/PA desde 2010, a mesma é classificada como pequena empresa de acordo com o Sebrae por possuir 07 funcionários. Os produtos comercializados são óculos de sol, relógios, acessórios e óculos de grau, o último é o principal produto demandado, representando 80% das vendas. Seu trabalho tem por diferencial a busca pela fidelização do cliente. Não há um departamento responsável pela qualidade e não tem estabelecido nenhum método de verificação das perdas.
Resultados
 Para fazer a identificação, análise dos problemas e desenvolver o plano de ação, foi necessário utilizar as ferramentas citadas acima (Brainstorming, Matriz GUT, Diagrama de Causas e Efeitos e 5W1H). A princípio a identificação dos problemas tornou-se possível por meio do brainstorming com alguns colaboradores, os quais relataram os problemas mais frequentes. Os óculos de grau são os principais produtos demandados da empresa, representando 80% das vendas, por este motivo o foco da pesquisa é o mesmo. Após a reunião com os funcionários foi possível construir a matriz GUT com os principais problemas, para os óculos de grau, e classificar o problema que causa maiores perdas a empresa, conforme o Quadro 1 abaixo.
Quadro 1: Matriz GUT
Após classificar cada problema de acordo com a gravidade, urgência e tendência, percebeu-se que a entrega de produtos não conformes é o problema mais grave e que precisa ser resolvido o mais rápido possível. Para poder propor uma solução para o problema de produtos não conformes foi necessário analisar o problema de forma mais detalhada, e para isso utilizou-se o diagrama de causas e efeitos, ferramenta de grande utilidade, pois permite conhecer os problemas mais profundamente. Com essa ferramenta foram especificadas as possíveis causas do problema, conforme ilustrado na figura 3.
Após identificar as possíveis causas do principal problema, foi possível construir um plano de ação através da ferramenta 5W1H, como demonstra o Quadro 2. 
Quadro 2: 5W1H das causas do problema principal
Com a aplicação de algumas ferramentas do MASP foi possível fazer um planejamento de solução de pelo menos um dos problemas detectados na empresa, porém isso só foi possível por meio das informações e dados cedidos pelos colaboradores. Ademais o planejamento será apresentado a empresa para que possa se adequar e melhorar no que for possível, visando à diminuição de desperdícios e aumento da produtividade.
 4. Conclusão 
Com o estudo realizado na ótica, foi possível notar que a empresa não emprega nenhum tipo de controle da qualidade. Desse modo, foram utilizadas algumas ferramentas oferecidas na metodologia MASP, para identificar as dificuldades obtidas pela empresa por causa dessa falta de gestão na qualidade, sendo que o principal problema que os afeta é a entrega de produtos não conformes, pois isso lhes implica em insatisfação dos seus clientes, além de custos de retrabalho. A busca pela satisfação do cliente tem-se tornado não só uma estratégia de diferenciação entre as empresas, como também uma condição essencial para a permanência e até mesmo uma expansão dessas empresas no mercado. César (2011, p. 12) afirma que: As empresas hoje precisam reconhecer através da política e ações que fazer qualidade é buscar a satisfação dos clientes em primeiro lugar. O reconhecimento deste princípio fez com que muitas empresas de sucesso dominassem o mercado de produtos e serviços nos últimos anos. A partir dessa análise foi elaborado um plano de ação com o intuito de solucionar ou amenizar as causas encontradas no problema em questão, sendo elas: má organização no local de trabalho, fornecimento externo, falta de capacitação, desmotivação dos funcionários, ausência de manutenções nos equipamentos de trabalho, avaliações de forma incorreta e inadequação de atendimento. Este estudo limitou-se apenas ao P (planejamento) do Ciclo PDCA, contudo, recomenda-se a aplicação de todas as etapas do ciclo em questão, para que se alcance a qualidade em todo o processo, gerando assim clientes mais satisfeitos. Por não ter esgotado o tema, ainda sugerese, como proposta para um futuro estudo de caso, a importância do Marketing na conquista de novos clientes.
REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.
 NBR 14724: Informação e Documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2001. 
AGUIAR, S. Integração das ferramentas da qualidade ao PDCA e ao programa seis sigma. Minas Gerais/Nova Lima: INDG, 2006. 
CAMPOS, V. F. TQC: Controle da qualidade total no estilo japonês. 8 ed.; Minas Gerais; 2004. 
CÉSAR, F. I. G.. Ferramentas básicas da qualidade. São Paulo: Biblioteca 24 horas, 2011. 
ELEME, Robson, STADLER, Humberto. Controle da Qualidade: As ferramentas essenciais. Curitiba: IPEXX, 2008. 
FERREIRA, E.F. Método de Solução de Problemas: “QC Story”. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIACurso de especialização, aulas de 13 á 16/09/2005. Bahia, 2005. 
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. 
GONÇALVES, H.; MELO, DUARTE, T. Análise do Impacto das Inovações Tecnológicas no Setor de Fiação da Cadeia Produtiva Têxtil de Campina Grande-PB.In SIMPEP XI .Bauru 2004, Anais
 JURAN, J. M.; GRYNA, FRANK M. Quality planning and analysis. 5. ed. New York: McGraw-Hill, 1993. 634 p
MILLENIUM. Sensibilização para a importância da Qualidade no mercado actual. Disponível em: . Acesso em: 11 de maio de 2016.
 ÓPITICANET. Setor óptico projeta crescer 100% em 5 anos. Disponível em: http://www.opticanet.com.br >. Acesso em: 14 de maio de 2016. 
SAMPARA, E.J.M; ADAMI, R. Análise de insumos e aplicação de sistemática de solução de problemas para geração de melhorias. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXIX, 2009, Bahia. Anais eletrônico, Bahia: ENEGEP, 2009. Disponível em: . Acessado em: 13 de maio de 2016. 
SEBRAE. Manual de ferramentas da qualidade, 2005. 
SILVA, Raphael Henrique; OLIVEIRA, Daniele Carine Ramires. Controle de qualidade de um processo de produção de itens de segurança de carros. In Enegep. Salvador 2013, Anais.
 SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administraçãoda Produção. São Paulo: Atlas, 2002. 
TUBINO, DALVINO FERRARI. Manual de Planejamento e Controle da Produção. 2. ed. São Paulo, Atlas, 2009. 
WERKEMA, M.C.C. As Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento de Processos. Vol. 1. Belo Horizonte, MG: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1995. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Outros materiais

Perguntas Recentes