Buscar

Análise de Operadoras de Plano de Saúde

Prévia do material em texto

Ref.: 201703554518
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Não é tarefa fácil o trabalho de eleger uma operadora de plano de saúde para a empresa. Mesmo para profissionais com vivência no mercado as análises comparativas mais completas representam um desafio não muito simples. Como Gerente de RH você deve escolher entre as alternativas abaixo quais são os critérios mais adequados para se realizar uma eficiente análise da operadora.
		
	
	nenhuma das alternativas representa critérios adequados de avaliação.
	
	Apenas deve-se avaliar a cobertura médica para seus colaboradores e o preço proposto pela operadora.
	 
	A qualidade da rede referenciada, o nível dos valores a serem reembolsados, tanto em múltiplos da tabela de honorários médicos quanto em valores correntes, devendo-se avaliar outros procedimentos além das consultas, como a cobertura de exames, internações e acomodações. Outro ponto é prazo de reajuste do plano e o fornecimento dos relatórios de sinistralidade para análise das áreas responsáveis da organização
	
	Deve-se evitar analisar as operadoras dos planos pela relação entre fornecedores e clientes em torno dos planos de saúde pois a definição dos alvos a serem atingidos com esse benefício não depende do perfil de cada interessado.
	
	Estudo criterioso das estatísticas que apontam a relação produtividade X motivação dos funcionários das empresas que implementaram programa de planos de saúde há mais de 5 anos.
	
	 
	Ref.: 201703551463
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Criada em 2000, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é vinculada:
		
	
	ao Ministério da Saúde. A ANS promove a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, mas não regula as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, e contribui para o desenvolvimento das ações de saúde no país.
	
	ao Ministério do Trabalho e Emprego. A ANS promove a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regula as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, e contribui para o desenvolvimento das ações de saúde no país.
	 
	ao Ministério da Saúde. A ANS promove a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regula as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, e contribui para o desenvolvimento das ações de saúde no país.
	
	ao Ministério da Saúde. A ANS promove a defesa do interesse particular na assistência suplementar à saúde, regula as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, e contribui para o desenvolvimento das ações de saúde no país.
	
	ao Ministério da Educação. A ANS promove a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regula as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, e contribui para o desenvolvimento das ações de saúde no país.
	
	 
	Ref.: 201703744477
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O check-up é um dos benefícios mais concedidos pelas grandes empresas. Marque abaixo o que NÃO se adequa a este benefício:
		
	
	A empresa que concede normalmente arca com todos os custos
	
	Seu uso tem como periodicidade anual
	
	É usado para cargos executivos (diretores e gerentes)
	 
	Somente o presidente tem direito ao benefício
	
	É um benefício que que não é comum de ser ofertado
	
	 
	Ref.: 201703722762
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De longa data, em especial a partir da CF - Constituição Federal de 1988, que estabelece que a saúde é um dever do Estado, em função do sistema de financiamento público, de acesso universal e gratuito, desde então, diversos pesquisadores ressaltam um incremento do mercado de planos privados de assistência médica suplementar e, que grande parte dos beneficiários concentra-se nos municípios mais populosos e de maior desenvolvimento do país, alocados na sua maior parte a planos coletivos e de custos elevados para as organizações. Nesse sentido, assinale as estratégias para redução dos custos da assistência médica, que por si só, são instrumentos de gestão de recursos humanos. I. Controle da sinistralidade e da saúde dos funcionários de alto risco: hipertensos, diabéticos, colesterol alto, obesos, fumantes e idosos. II. Campanhas educativas/preventivas e convênio para aquisição de medicamentos. III. Uso do Fator Moderador (coparticipação) e de Home Care. IV. Implementar o Stop Loss - resseguro que cria um teto para o aumento não esperado de sinistralidade. É correto apenas o que se afirma em
		
	
	II, III e IV.
	
	III e IV.
	
	I e II.
	 
	I, II e III.
	
	I e III.
	
	 
	Ref.: 201703749588
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo Chiavenato (2009), além do princípio de retorno do investimento e de mútua responsabilidade, outros princípios servem como critérios para o desenho de planos de serviços e benefícios sociais, dentre os quais tomo a liberdade de destacar que o benefício deve estender-se sobre a mais ampla base possível de pessoas e, fundamentalmente, que os custos devem ser calculáveis. Tendo em vista, a doutrina preconizada pelo ilustre referencial teórico quais são as estratégias para redução/manutenção dos custos da assistência médica?
		
	
	Controle da sinistralidade, controle da saúde dos funcionários de alto risco: hipertensos, diabéticos, colesterol alto, obesos, fumantes e idosos, contratação de médicos para as maiores incidências das doenças, campanhas educativas/preventivas, convênio para aquisição de medicamentos, controle de doenças através do rastreamento dos medicamentos (convênio), assistência odontológica, uso de Home Care, auditoria médica e assessoramento através de consultores e corretores especializados.
	
	Controle da sinistralidade, controle da saúde dos funcionários de alto risco: hipertensos, diabéticos, colesterol alto, obesos, fumantes e idosos, contratação de médicos para as maiores incidências das doenças, campanhas educativas/preventivas, convênio para aquisição de medicamentos, controle de doenças através do rastreamento dos medicamentos (convênio), uso do fator moderador (coparticipação), uso de Home Care, rede credenciada mais abrangente e internação em apartamento privativo e assessoramento através de consultores e corretores especializados.
	 
	Controle da sinistralidade, controle da saúde dos funcionários de alto risco: hipertensos, diabéticos, colesterol alto, obesos, fumantes e idosos, contratação de médicos para as maiores incidências das doenças, campanhas educativas/preventivas, convênio para aquisição de medicamentos, controle de doenças através do rastreamento dos medicamentos (convênio), uso do fator moderador (coparticipação), uso de Home Care, auditoria médica e assessoramento através de consultores e corretores especializados.
	
	Controle da sinistralidade, controle da saúde dos funcionários de alto risco: hipertensos, diabéticos, colesterol alto, obesos, fumantes e idosos, contratação de médicos para as maiores incidências das doenças, campanhas educativas/preventivas, convênio para aquisição de medicamentos, controle de doenças através do rastreamento dos medicamentos (convênio), convênio com óticas, uso de Home Care, auditoria médica e assessoramento através de consultores e corretores especializados.
	
	Controle da sinistralidade, controle da saúde dos funcionários de alto risco: hipertensos, diabéticos, colesterol alto, obesos, fumantes e idosos, contratação de médicos para as maiores incidências das doenças, campanhas educativas/preventivas, convênio para aquisição de medicamentos, controle de doenças através do rastreamento dos medicamentos (convênio), check-up, uso de Home Care, auditoria médica e assessoramento através de consultorese corretores especializados.
	
	 
	Ref.: 201703555848
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Perfil/Faixa Etária dos empregados são fatores impactantes na empresa em relação ao custo:
		
	
	Salarial.
	
	Auxilio maternidade.
	
	Aposentadoria.
	
	Abonos.
	 
	Assistencial.
	
	 
	Ref.: 201703744476
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	São Estratégias para Redução/Manutenção dos Custos da Assistência Médica, exceto:
		
	
	Uso do Fator Moderador (coparticipação)
	
	Uso de Home CARE
	
	Assessoramento através de consultores e corretores especializados.
	
	Auditoria médica
	 
	Campanhas de reação
	
	 
	Ref.: 201704551637
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Atualmente, as empresas oferecem amplos pacotes de benefícios sociais, entre os quais aqueles relacionados a serviços médicos, que podem assumir diferentes padrões e podem ser direcionados ou de livre escolha. A situação acima descreve um benefício que envolve:
		
	
	a) Transporte;
	
	c) Assistência jurídica
	
	b) Alimentação;
	 
	d) Assistência médico-hospitalar;
	
	e) Seguro de vida em grupo.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes