Buscar

aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ref.: 201703555501
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	As empresas contribuem com uma certa porcentagem do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para o Salário Educação. Todas as alternativas são verdadeiras para a aplicação deste recurso governamental, com exceção de:
		
	
	Reforma em prédios escolares.
	
	Capacitação de profissionais da educação.
	 
	Reforma em prédios hospitalares.
	
	Compra de equipamentos para escolas públicas.
	
	Transporte escolar.
	
	 
	Ref.: 201704167463
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Tachizawa, Takeshy (2001), defende que nenhuma organização consegue manter um bom nível de produtividade sem uma equipe de profissionais bem preparados, ou seja, o colaborador é a mente da empresa, que por sua vez é apenas um corpo que reflete o comportamento apresentado pelas pessoas que nela atuam. Por sua vez, qual é a finalidade do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação?
		
	
	Financiar programas, projetos e ações da educação básica pública e, também pode ser aplicada na educação fundamental, desde que vinculada à educação básica.
	
	Financiar programas, projetos e ações da educação básica pública e, também pode ser aplicada na educação fundamental, desde que vinculada à educação médio.
	 
	Financiar programas, projetos e ações da educação básica pública e, também pode ser aplicada na educação especial, desde que vinculada à educação básica.
	
	Financiar programas, projetos e ações da educação básica pública e, também pode ser aplicada na educação à distância, desde que vinculada à educação básica.
	
	Financiar programas, projetos e ações da educação superior pública e, também pode ser aplicada na educação especial, desde que vinculada à educação básica.
	
	 
	Ref.: 201703554255
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Compete ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) redistribuir o salário-educação para:
		
	
	o Governo Federal.
	 
	os Municípios, Estados, Distrito Federal e o Governo Federal.
	
	os Municípios.
	
	as Autarquias e Fundações.
	
	os Estados
	
	 
	Ref.: 201704167473
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a legislação, o salário-educação é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para o financiamento da educação básica pública e que também pode ser aplicada na educação especial, desde que vinculada à educação básica. Diante disto, para quais são as aplicações do referido recurso?
		
	
	Transporte escolar, construção, reforma e adequação de prédios escolares, capacitação de professores, aquisição de material didático-pedagógico e equipamentos para escolas da rede pública de ensino médio.
	
	Transporte escolar, construção, reforma e adequação de prédios escolares, capacitação de professores, aquisição de material didático-pedagógico e equipamentos para escolas da rede privada de ensino fundamental.
	 
	Transporte escolar, construção, reforma e adequação de prédios escolares, capacitação de professores, aquisição de material didático-pedagógico e equipamentos para escolas da rede pública de ensino fundamental.
	
	Transporte escolar, construção, reforma e adequação de prédios escolares, capacitação de professores, aquisição de material didático-pedagógico e equipamentos para escolas da rede privada de ensino escolar.
	
	Transporte escolar, construção, reforma e adequação de prédios escolares, capacitação de professores, aquisição de material didático-pedagógico e equipamentos para escolas da rede pública de ensino à distância.
	
	 
	Ref.: 201704167467
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De longa data, a educação é classificada como um bem em si, pelas predicados que proporciona de desenvolvimento cultural, social e profissional. Todavia, até a presente data, apesar dos inúmeros discursos, não se tornou prioridade das políticas governamentais. Assim sendo, qual é o percentual de contribuição social para o salário educação, prevista no artigo 212, parágrafo 5º, da Constituição Federal?
		
	 
	Contribuição social de 2,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	Contribuição social de 1,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	Contribuição social de 3,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	Contribuição social de 4,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	Contribuição social de 5,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	 
	Ref.: 201704093323
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Odebrech, T. A. C. e Pedroso, R,( 2010), as empresas começam a perceber as pessoas como seu recurso mais valioso, é o que alguns autores denominam de capital humano ou intelectual. Em decorrência disto, qual é a modalidade de ensino que as empresas, podem iniciar um benefício e, por conseguinte, subsidiar, inicialmente, as despesas uma vez que o quantitativo de empregados a ser contemplado é bem menor e, consequentemente, os custos também e, ainda, quais são exigências que devem ser feitas para a concessão do benefício?
		
	
	Educação médio e que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado e, também, o não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado.
	
	Educação fundamental e que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado e, também, o não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado.
	 
	Pós-Graduação e que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado e, também, o não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado.
	 
	Educação superior e que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado e, também, o não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado.
	
	Educação à distância (EAD) e que haja um vínculo entre o curso do empregado e o cargo ocupado e, também, o não pagamento das disciplinas que o empregado ficou reprovado.
	
	 
	Ref.: 201704384624
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A busca por qualificação profissional é uma preocupação tanto dos empregados quanto das empresas. Por isso, algumas oferecem como benefício, bolsas de estudos integrais ou parciais. Entre as práticas mais comuns hoje na concessão desse benefício, temos:
		
	
	Somente os empregados com mais de cinco anos de casa passam a ter direito a este benefício.
	
	O financiamento de 50% do valor total do custo, com juros de 15% ao ano.
	 
	O percentual de cobertura das bolsas pode ser maior ou menor, dependendo da relação do curso com a necessidade da empresa.
	
	Os cursos são concedidos, preferencialmente, para empregados com menos de 22 anos.
	
	As bolsas são concedidas apenas para cursos de graduação. Os demais cursos não são contemplados por serem considerados de responsabilidade do trabalhador.
	
	 
	Ref.: 201703554250
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O salário-educação corresponde a que percentual sobre a folha de pagamento?
		
	
	20%
	 
	2,5%
	
	1,5%
	
	10%
	
	25%

Outros materiais