Buscar

AV2 Direitos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A efetividade dos direitos fundamentais de segunda dimensão tem sua aplicabilidade atrelada:
ao mínimo existencial e ao pós-positivismo
Leia o trecho abaixo retirado do voto de Celso de Mello na ADPF 54: A meta central das Constituições modernas, e da Carta de 1988 em particular, pode ser resumida, como já exposto, na promoção do bem-estar do homem, cujo ponto de partida está em assegurar as condições de sua própria dignidade, que inclui, além da proteção dos direitos individuais, condições materiais mínimas de existência. Ao apurar os elementos fundamentais dessa dignidade (o mínimo existencial), estar-se-ão estabelecendo exatamente os alvos prioritários dos gastos públicos. A partir do texto, aponte a única resposta que não corresponde ao conceito de mínimo existencial:
Os direitos sociais ligados ao mínimo existencial, por implicarem custos que devem ser arcados pelo Estado para a sua satisfação, não autorizam o ativismo do poder judiciário na sua concretização.
Os conceitos em cuja base se encontra o instituto do mínimo existencial são:
Princípio da igualdade material e pós-positivismo jurídico
Analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I - Por implicarem custos que devem ser arcados pelo Estado para a sua satisfação, dentro de um panorama de escassez de recursos, o poder judiciário não pode, em nenhuma hipótese, interferir no âmbito das escolhas relacionadas à alocação dos recursos públicos. II - O mínimo existencial implica, desde logo, o respeito a uma dimensão prestacional mínima dos direitos sociais.
a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira
Com relação à efetividade dos direitos fundamentais, analise cada item a seguir e assinale a resposta correta. I)A primeira dimensão dos direitos fundamentais se caracteriza pelo ativismo judicial que garante o mínimo existencial encontrado na dignidade da pessoa humana. II)Os direitos sociais, na qualidade de direitos negativos, são normas de eficácia plena que não dependem do legislador democrático. III) Os direitos sociais estão escritos sob a forma de princípios, e não de regras, sendo, portanto, aplicados a partir de um processo de ponderação de valores feito no caso concreto Somente é CORRETO o que se afirma em:
III
Leia o trecho abaixo extraído de uma ementa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, in verbis: "A norma constitucional que estabelece o direito à saúde tem natureza programática. As normas programáticas, muito embora não possuam eficácia plena, prestam-se a garantir o mínimo existencial ali previsto. Esse mínimo existencial vem a ser o núcleo de cada direito fundamental. O dever de prestar saúde é uma norma programática, que gera em contrapartida o direito ao seu acesso. Embora esse direito não possa ser exercido de maneira plena, cabendo ao 'Estado' estabelecer suas metas de atendimento ao bem comum, há necessidade de garantir-se o seu núcleo, que é o direito à vida. Não garantindo esse mínimo existencial, pode o Judiciário determinar que o Executivo cumpra com o seu dever, pois a Constituição Federal, nesse ponto, possui densidade normativa suficiente para tanto."A partir da leitura do texto, Marque a resposta correta:
O núcleo essencial do direito à vida pressupõe um espectro normativo de eficácia plena e positiva, capaz de gerar posições subjetivas de vantagens.
¿Aristóteles, responsável pela fundação da lógica formal e do direito em princípios éticos, cria a justiça distributiva , que admite direitos do indivíduo frente ao Estado, afirmando que cada um deve receber honras e bens segundo seus méritos. Neste momento já havia a completa formação embrionária da ideia de liberdade do homem juntamente com a sujeição do Estado às leis, apesar de no Estado grego não haver garantia de grandes liberdades ao indivíduo frente ao Estado, sendo que a aplicação do direito só começou a ser aprimorada com os romanos que herdaram a concepção filosófica grega, porém estando mais preocupados com a distinção entre justo e lícito, desenvolvendo brilhantes concepções como o ¿ius civile¿ (direitos entre cidadãos romanos), ¿ius naturale¿ (direitos dos cidadãos romanos, como a vida), ¿ius gentium¿ (direitos que disciplinam as relações entre os romanos e os estrangeiros). Contudo, apesar dos avanços demonstrados na aplicação do direito, em nenhum momento o mecanismo judicial se estruturou no sentido de garantir a pessoa contra a vontade do imperador.¿ Com relação ao habeas corpus no direito pátrio, assinale a opção ERRADA.
Inspirada em espírito liberal, a nossa Constituição de 1824 previa o instituto do Habeas corpus como meio de recuperar toda e qualquer forma de liberdade. Foi com o habeas corpus que o direito individual encontrou sua maior proteção. 
Aponte, em meio às alternativas que se seguem, versando sobre remédios constitucionais, a opção formulada com imprecisão, tendo em vista o sistema constitucional vigente:
O habeas corpus não pode ser impetrado por estrangeiro, ainda que em defesa de sua própria liberdade de locomoção;
Tendo em vista os remédios constitucionais:
Em tema de mandado de segurança, direito líquido e certo é aquele que é comprovado de plano, não dependendo de prova futura.
Considere a seguinte situação hipotética: Caio foi submetido a cirurgia de emergência em hospital particular, localizado em Brasília, para onde foi levado em decorrência de grave acidente de trânsito, ocorrido nas proximidades daquele nosocômio.Após quatro semanas de internação, Caio obteve alta hospitalar.Suspeitando, contudo, que o cheque, oriundo de outra praça, dado em pagamento das despesas não estaria provido de fundos, a direção do hospital determinou que não permitisse a saída do paciente das instalações do hospital até que se assegurasse de que o cheque não seria devolvido pelo banco sacado  o que deveria acorrer em cinco dias. Nessa situação, o instrumento processual de sede constitucional de que o paciente deve valer-se para obter ordem judicial que lhe garanta sair do hospital é o: 
Habeas corpus.
No que diz respeito aos remédios constitucionais, assinale a opção correta.
O direito de qualquer cidadão propor ação popular é previsto constitucionalmente.
Em sede de habeas corpus, é CORRETO afirmar que:
Trata-se do instrumento adequado para proteger a liberdade de ir e vir.
Com relação ao estado excepcional de direito, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I. A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, do estado de defesa ou de estado de sítio. II. Na hipótese do Congresso estar em recesso, deverá ser convocado extraordinariamente, no prazo de cinco dias, para apreciar o decreto devendo continuar funcionando enquanto vigorar o estado de defesa.
Ambas assertivas são verdadeiras.
São ocorrências que autorizam a decretação do Estado de Defesa:
Real e efetiva ameaça à ordem pública ou à paz social atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza
Sobre o sistema constitucional de emergência, assinale a alternativa correta:
O Estado de Defesa tem por escopo restabelecer a ordem pública ou a paz social em locais restritos e determinados.
Com relação ao estado de direito excepcional, assinale a opção CORRETA:
A decretação do estado de sítio deve ser precedida de autorização da maioria absoluta do Congresso Nacional.
Nomeie, com alusão à defesa do Estado e das instituições democráticas, a opção válida:
Constituem pressupostos para a decretação do Estado de Sítio a comoção grave de repercussão nacional, a ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o Estado de Defesa e a declaração do Estado de Guerra ou resposta a agressão armada estrangeira
O ano de 1968, "o ano que não acabou", ficou marcado na história mundial e na do Brasil como um momento de grande contestação da política e dos costumes. O movimento estudantil celebrizou-se como protesto dos jovens contra a política tradicional, mas principalmente como demanda pornovas liberdades. O radicalismo jovem pode ser bem expresso no lema "é proibido proibir". Esse movimento, no Brasil, associou-se a um combate mais organizado contra o regime: intensificaram-se os protestos mais radicais, especialmente o dos universitários, contra a ditadura. Por outro lado, a "linha dura" providenciava instrumentos mais sofisticados e planejava ações mais rigorosas contra a oposição. O Ato Institucional nº 5 (AI-5), baixado em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do general Costa e Silva, foi a expressão mais acabada da ditadura militar brasileira (1964-1985). Vigorou até dezembro de 1978 e produziu um elenco de ações arbitrárias de efeitos duradouros. Definiu o momento mais duro do regime, dando poder de exceção aos governantes para punir arbitrariamente os que fossem inimigos do regime ou como tal considerados. A Constituição de 1988 que marca a redemocratização do Brasil, prevê um sistema de crises que legalmente contempla através de dois institutos, a supressão temporária de direitos fundamentais, e que em nada se assemelha ao mencionado instrumento arbitrário que foi o AI5. Na vigência do estado de sítio só poderão ser tomadas contra as pessoas as seguintes medidas, exceto:
restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações , inclusive restrições a difusão de pronunciamentos que parlamentares efetuados em suas Casas Legislativas mesmo que liberada pela respectiva
"(...) Responsabilidade civil de empresa jornalística. Publicação ofensiva. I. Liberdade de informação versus inviolabilidade à vida privada. Princípio da unidade constitucional. Na temática atinente aos direitos e garantias fundamentais, dois princípios constitucionais se confrontam e devem ser conciliados. De um lado, a livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, de outro lado, a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas. Sempre que princípios aparentam colidir, deve o intérprete procurar as reciprocas implicações existentes entre eles até chegar a uma inteligência harmoniosa, porquanto, em face do princípio da lealdade constitucional, a Constituição não; pode estar em conflito consigo mesma, não obstante a diversidade de normas e princípios que contém. Assim, se ao direito à livre expressão da atividade intelectual e de comunicação contrapõe-se o direito à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem, segue-se como consequência lógica que este último condiciona o exercício do primeiro, atuando como limite estabelecido pela própria Lei Maior para impedir excessos e abusos" (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Apelação Cível n° 760/96 - RJ, 2ª Câmara Cível, rel. Des. SÉRGIO CAVALIERI FILHO). Dessa forma, no caso concreto, ponderou-se que o princípio da inviolabilidade da vida privada teria maior "peso e importância" do que a liberdade de expressão, para fins de aplicação da sanção civil. Aplicou-se, assim, a dimensão de peso e importância, apesar de ficar consignado em diversas partes do acórdão, que se deveria buscar a conciliação dos princípios. Na hipótese, como a conciliação completa não seria possível, tendo em vista que a matéria já havia sido publicada, condenou-se a Editora Abril S.A. a pagar uma indenização à atriz, pela violação de sua vida privada. A partir do texto, é correto afirmar que:
Para equacionar a colisão de direitos fundamentais, bem como para confirmar a validade ou não do ato estatal que tenha por finalidade restringir direitos fundamentais, a hermenêutica constitucional vem utilizando diversos parâmetros, dentre os quais se destacam (a) a utilização da regra da proporcionalidade e a necessária ponderação dos interesses envolvidos;
¿Utilizado, de ordinário, para aferir a legitimidade das restrições de direitos ¿ muito embora possa aplicar -se, também, para dizer do equilíbrio na concessão de poderes, privilégios ou benefícios (...) em essência, consubstancia uma pauta de natureza valorativa que emana diretamente das ideias de justiça, equidade, bom senso, prudência, moderação, justa medida, proibição de excesso, direito justo e valores afins; precede e condiciona a positivação jurídica, inclusive a de nível constitucional; e, ainda, enquanto princípio geral do direito, serve de regra de interpretação para todo o ordenamento jurídico¿. Este texto refere-se a quais princípios da interpretação constitucional?
proporcionalidade/razoabilidade;
A interpretação é um processo aberto, no qual estão envolvidos os Poderes Estatais, os órgãos públicos, mas também os cidadãos e os grupos sociais¿ (Häberle) O princípio hermenêutico da concordância prática ou harmonização deve ser entendido como
aquele que o interprete parte da ideia de unidade da Constituição, os bens jurídicos constitucionalizados deverão coexistir de forma harmônica na hipótese de eventual conflito ou concorrência entre eles, buscando, assim, evitar o sacrifício (total) de um princípio em relação a outro em choque. O fundamento da ideia de concordância decorre da inexistência de hierarquia entre os princípios.
Com relação à colisão de normas constitucionais de mesma hierarquia, é CORRETO afirmar que:
A interpretação de uma Constituição compromissória axiologicamente dividida, que se mostra aberta à pluralidade de valores da democracia liberal e da social democracia, torna imprescindível ao exegeta constitucional, recorrer aos processos de ponderação de valores para alcançar plena efetividade dos princípios constitucionais
Se uma determinada apresentadora de televisão é flagrada nua dentro de sua casa por fotógrafos que escalaram um morro vizinho para obter tal imagem, é correto afirmar que uma eventual decisão judicial que proíba a divulgação das fotos será baseada em:
uma ponderação excludente entre o direito à intimidade e o direito à liberdade de imprensa.
A tríade subprincipial da proporcionalidade é composta pelos seguintes subprincípios:
adequação, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito
Com relação à proteção internacional dos direitos humanos, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I ¿ O sistema europeu de proteção dos direitos humanos, que tem como fundamento a Convenção Européia dos Direitos Humanos, assinada em 1950 e vigente a partir de 1953, é um exemplo típico do sistema universal de proteção dos direitos humanos de alcance geral. II - A era Hitler foi marcada pela lógica da destruição e da descartabilidade da pessoa humana, que resultou no extermínio de 11 milhões de pessoas. O legado do nazismo foi condicionar a titularidade de direitos, ou seja a condição de sujeito de direitos, à pertinência a determinada raça - a raça pura ariana.
a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira
Com relação à proteção internacional dos direitos humanos, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I ¿ A pretensão de um sistema universal de direitos humanos busca proteger o cidadão contra seu próprio Estado nacional. II ¿ O Direito Internacional dos Direitos Humanos surge com maior intensidade no Segundo Pós-Guerra, como resposta às atrocidades cometidas durante o nazismo.
ambas assertivas são verdadeiras
A população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira é surpreendida com o lançamento do ¿Centro de Lançamento de Foguetes da Cachoeira e da Pedreira¿ e pelo consequente processo de desapropriação do local de moradia das populações tradicionais. Os quilombolas procuram o Governo Federal, que se recusa em conferir os títulos de propriedade definitiva para a comunidade. Segundo o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, é correto afirmar:
Como a questão versa, também, sobre a proteção da família, a população do Quilombo da Cachoeira e da Pedreira poderá protocolar, diretamente por seus indivíduos ou representada por uma entidade não-governamental que seja reconhecida em um ou mais Estados-membros da Organização dos Estados Americanos, a petição quecontém denúncia ou queixa de violação da Convenção Americana de Direitos Humanos por um Estado-parte à Comissão Interamericana de Direitos Humanos;
O sistema interamericano de proteção dos direitos humanos tem como fundamento:
a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem (1948) e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (1969), conhecida como Pacto de San José.
Com relação à proteção internacional dos direitos humanos podemos afirmar que:
para o Direito Internacional dos Direitos Humanos, o Estado tem a responsabilidade primária no tocante à proteção de direitos, tendo a comunidade internacional a responsabilidade subsidiária, quando as instituições nacionais se mostrarem falhas ou omissas na proteção de direitos.
As Convenções Internacionais contra o genocídio, a tortura, a discriminação racial, a discriminação contra as mulheres e a violação dos direitos das crianças são exemplos de:
sistema universal de proteção dos direitos humanos de alcance específico

Outros materiais