Buscar

resenha do filme jogos de poder

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Neste trabalho será feito uma análise argumentativa da luta americana contra o socialismo na década de 80, durante a guerra fria. Usando como base o filme "charlie wilson's war", irei abordar como os Estados Unidos armaram grupos jihadistas no afeganistão e países vizinhos, para que combatam os paises vizinhos por eles.
	O filme trata sobre um periodo da vida do deputado americano Charlie Wilson e sua contribuição para uma das chamadas "guerras secretas americanas", que armaram jihadistas afegãospara combater os sovieticos.
	O filme abrange inumeros aspectos da vida politica e pessoal do deputado, como por exwmplo o seu problema com drogas, seus excessos com mulheres e seus mandatos anteriores inexpressivos. O filme tambem adossa bastante o carater do personagemde Charlie, mostrnado uma forceta extremamente altruista em suas notificações para "ajudar o afeganistão".
O filme aborda o momento em que os unicos a enfrentarem diretamente o regime sovietico eram os afegãos, porém por falta de treinamento e armamento estavam sendo massacrados. Por influência de uma amigo o deputado acaba por conhecer a situação dos refugiados no Afeganistão e se sensibiliza com o sofrimento daquele povo. Usa entao de sua influência para/por meios meios politicos aumentar a verba de apoio ao Afeganistãona luta contra o inimigo em comum.
	Vale destacar que na decada de 80 os pessoais contra o regime socialista estavam no auge, sendo que as seuqelas deste período originaram grande parte dos conflitos atuais no oriente médio e leste Europeu.
	Os Estados Unidos atuavam onde julgavam necessario, fosse de forma secreta ou não, usando outros povos como ferramenta no combate contra os soviéticos. Tendo como pretexto o "inimigo em comum" ou "inimigo maior", e sempre pregando a ideia de buscar a libertação de outros povos do regime soviético, ou de impedir o avanço desse regime.
	O que restou dos países que receberam apoio que era verba e armamento americano nessa época, foram situações politicas instaveis e caos social. O proprio Afeganistão passou por uma guerra civil após os acontecimentos relatados no filme.
	Após um breve período como Republica Islâmica, o Afeganistão foi assolado por uma nova força politica radical, os Talibãs que eram financiados pelo Paquistão. Apesar dos inúmeros problemas que se suscederam a partir daí, as potências ocidentais se mantiveram plenas . Tudo o que havia interessado os Estados Unidos foi a queda de um regime alinhado com a URSS e a saída desta da região
Os Estados Unidos volta a interferir no Afeganistão novamente apenas em 2001, sendo por conta de seus imnteresses economicos e estrategicos de expansão para o leste.
	Nesse esforço se usou do apoio mutúo de países que tinham conflitos entre si, como Israel, Egito e Arabia Saudita. Como o apoio Americano não poderia ser abertamente divulgado, e a chegada de grande quantidade de novos armamentos de forma repentina chamaria atenção; por isso o paoio desses países foi de grande importancia, para que conseguisse aramar os jihadistas com armas sovieticas, para que assim parecessem roubadas pelos proprios.
	Estima-se que até o fim da operação mais de 80 milhões de dolares tenham sido gastos com as forças jihadistas afegãs. Esse orçamento não se compara com nenhuma outra guerra secreta americana, e por conta os soviéticos tiveram sua primeira grande derrota, retirando suas tropas do Afeganistão.
	É importante termos em mente que o povo do Afeganistão não tinham conhecimento de como essas armas chegaram ate eles, e que após a retirada das tropas soviéticas , os americanos esqueceram completamente do país. É colocado no filme que Charlie tenta conseguir apoio para a posterior reconstrução do Afeganistão, porém os interesses americanos se tornam completamente opostos a situação.
	Este momento historico é apenas mais um exemplo, dentre vários, de vezes que democracias apoiam regimes totalitários em prol de interesses particulares. Historicamente falando, ter inimigos em comum facilita bastante a diplomacia.
	O país afegão está destruido em sua altura e em direitos civis, sendo um país retrográdo e cheio de problemas sociais. Os direitos democraticos são apenas uma ilusão, pois o país é controlado pelos Estados Unidos, que secretamente afirmou que a guerra no Afeganistão iria continuar.
	Os Estados Unidos buscam desistabilizar a região para impedir o avanço de influência de outras potencias, como a Russia, a China e a Índia.
	Tudo isso começou com o combate a mancha vermelha do socialismo e culminou no que temos hoje. Mas agora podemos perceber que nunca se tratou de lutas para um bem popular maior, mas ism de jogos de interesses que infelizmente são oque move o nosso mundo até os dias de hoje.

Outros materiais