Buscar

aula 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ref.: 201704051431
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A associação em sindicatos constitui um dos elementos decorrentes da liberdade sindical. O ordenamento jurídico brasileiro, no entanto, impõe a associação sindical a partir da formação de categorias, é VERDADEIRO dizer que:
		
	
	Econômicas: as que se formam a partir do exercício de profissões ou funções diferenciadas em relação aos demais empregados, definindo, em consequência, a atividade econômica preponderante das empresas.
	
	Profissionais diferenciadas: as que se formam a partir da solidariedade de interesses econômicos dos trabalhadores que trabalham em atividades idênticas, similares ou conexas.
	
	Econômicas: aquelas formadas a partir da similitude de condições de vida dos trabalhadores, oriunda da profissão ou trabalho em comum dos mesmos, definindo, em consequência, a atividade econômica preponderante das empresas.
	
	Profissionais diferenciadas: aquelas formadas a partir da similitude de condições de vida oriunda da profissão ou trabalho em comum, em situação de emprego na mesma atividade econômica ou em atividades econômicas similares ou conexas.
	 
	Profissionais: aquelas formadas a partir da similitude de condições de vida oriunda da profissão ou trabalho em comum, em situação de emprego na mesma atividade econômica ou em atividades econômicas similares ou conexas.
	
	 
	Ref.: 201704255730
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O empregado que, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro, terá o seu contrato de trabalho
		
	 
	interrompido pelo tempo que se fizer necessário, compreendendo a viagem de ida até o local onde será realizada a reunião e a de volta.
	
	interrompido pelo tempo em que a reunião se realizar, não compreendendo a viagem de ida até o local onde será realizada a reunião e a de volta.
	
	suspenso pelo tempo em que a reunião se realizar, não compreendendo a viagem de ida até o local onde será realizada a reunião e a de volta.
	
	suspenso pelo prazo máximo de quinze dias, compreendendo a viagem de ida até o local onde será realizada a reunião, e a de volta, desde que não ultrapasse este prazo legal.
	
	suspenso pelo tempo que se fizer necessário, compreendendo a viagem de ida até o local onde será realizada a reunião e a de volta.
	
	 
	Ref.: 201704255398
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As Comissões de Conciliação Prévia, de acordo com a legislação pátria, principalmente a Consolidação das Leis do Trabalho:
		
	 
	têm prazo de dez dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da provocação do interessado
	
	têm prazo de dez dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da intimação da parte contrária ( reclamada ).
	
	têm prazo de trinta dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da provocação do interessado.
	
	têm prazo de trinta dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da intimação da parte contrária ( reclamada ).
	
	não possuem prazo pré-estabelecido na legislação trabalhista supra mencionada para a realização da sessão de tentativa de conciliação.
	
	 
	Ref.: 201704051419
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o previsto na Lei no 7.783/89 (Lei de Greve), em relação à greve em serviços ou atividades essenciais, é Verdadeira a afirmação:
		
	
	As entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, ficam obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 48 horas da paralisação.
	
	Não são considerados serviços ou atividades essenciais; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais; somente o transporte coletivo e a captação e tratamento de esgoto e lixo.
	
	Não são necessidades inadiáveis da comunidade aquelas que, são atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população
	
	Não são considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros: assistência médica e hospitalar; funerário; controle de tráfego aéreo; compensação bancária.
	 
	Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade.
	
	 
	Ref.: 201704067729
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O artigo 620 da Consolidação das Leis do Trabalho prevê que as condições estabelecidas em Convenção Coletiva de Trabalho, quando mais favoráveis, prevalecerão sobre as estipuladas em Acordo Coletivo de Trabalho. Tal dispositivo consagra o princípio da
		
	
	imperatividade das normas trabalhistas.
	
	continuidade da relação de emprego.
	
	primazia da realidade sobre a forma.
	
	irrenunciabilidade de direitos
	 
	norma mais favorável ao empregado.
	
	 
	Ref.: 201704082868
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) inclui os princípios entre as fontes a que a Justiça do Trabalho deve recorrer para sanar omissões no campo das relações de trabalho.São fontes formais, autônomas e específicas do Direito do Trabalho:
		
	
	Convenção Coletiva, Acordo Coletivo e Sentença Normativa.
	
	Sentença Normativa, Constituição Federal e Lei Ordinária.
	
	Convenção Coletiva e Sentença Normativa.
	 
	Convenção Coletiva e Acordo Coletivo.
	
	Contrato,Sentença Normativa e Código Civil.
	
	 
	Ref.: 201703726721
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O instrumento oriundo da autocomposição de conflito coletivo entre sindicatos de empregados e empregadores, estabelecendo normas válidas no âmbito de suas representações, denomina-se
		
	
	negociação coletiva.
	 
	convenção coletiva
	
	acordo coletivo.
	
	dissídio coletivo.
	
	Convenção individual
	
	 
	Ref.: 201703713954
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Convenção Coletiva de Trabalho da categoria dos bancários estabelece que o empregado que trabalhar além da jornada legal, será remunerado com o adicional de 60%, nas primeiras 20 horas extras feitas no mês e a partir daí, remuneradas na base de 70%. Pergunta-se: o empregado que trabalha em uma empresa de metalurgia que não possui convenção coletiva de trabalho, se trabalhar além da jornada, qual o percentual a receber?
		
	
	No mínimo 20%
	
	No mínimo 30%
	 
	No mínimo 50%
	
	50%
	
	No mínimo 60%

Outros materiais