Buscar

Mercado de Trabalho e Meio Ambiente nas Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ref.: 201704188852
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao atual mercado de trabalho e o perfil profissional exigido, analise as afirmativas que seguem:
I - O mercado de trabalho atual caracteriza-se pela previsibilidade e pouca necessidade de adaptação.
II - O perfil do profissional valorizado pelo mercado atual apresenta características como individualidade e atuação voltada somente às atividades do seu cargo.
III -  As transformações tecnológicas e o maior acesso às informações influenciaram as relações de trabalho e o perfil dos profissionais, dando origem ao conceito de profissionais do conhecimento.
Analisadas as afirmativas, assinale abaixo a opção correta:
		
	 
	Apenas a opção III está correta
	
	Apenas as opções I e III estão corretas
	
	Apenas a opção I está correta
	
	Apenas as opções I e II estão corretas 
	
	Apenas a opção II está correta
	
	 
	Ref.: 201704179034
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As organizações encontram-se inseridas em um dinâmico, volátil e globalizado ambiente onde o processo de mudança estabelece-se como uma realidade permanente, gerando transformações significativas na dinâmica do mercado de trabalho atual. Considerando como sendo verdadeira essa premissa, leia com atenção as afirmativas abaixo:
I) Estamos inseridos num contexto de relações profissionais estáveis, mesmo com forte redução do nível de emprego; e, por isso, a qualificação permanente torna-se um fator-chave, devido às maiores oportunidades para os mais qualificados.
II) As organizações mais competitivas têm procurado estabelecer uma relação paternalista com seus funcionários, fazendo com que se tornem assim "donos do negócio" ao invés de simples empregados, meros executores das tarefas diárias.
III) Perceber o cenário e as perspectivas de mercado é um ponto relevante para o profissional de Recursos Humanos, especialmente para o Selecionador, que tem como grande desafio aprimorar o processo de captação.
Lidas as afirmativas, assinale abaixo a opção correta:
		
	 
	II e III são verdadeiras.
	 
	I e II são falsas.
	
	II e III são falsas.
	
	I e III são falsas.
	
	I e III são verdadeiras.
	
	 
	Ref.: 201703750845
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O objetivo do recrutamento é atrair o maior número possível de candidatos, que serão avaliados na etapa posterior de seleção. Dessa forma, temos de um lado o mercado de recursos humanos, composto de talentos que buscam oportunidades de carreira, e de outro, o mercado de trabalho, composto por empregadores em potencial ávidos por encontrar os profissionais mais preparados para as suas necessidades. Marque a alternativa correta em relação a esta citação:
		
	
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta e procura, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas menor que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta e procura, em que não há a necessidade do equilíbrio ocorrer ou coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	Essa dinâmica é o que se entende por procura, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma procura de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	 
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta e procura, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	 
	Ref.: 201703554341
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Muito se tem discutido quanto ao papel das organizações na preservação do meio ambiente, fundamental para a continuidade da nossa espécie. Várias organizações já criaram políticas e ações voltadas para a preservação ambiental e _______________________________, envolvendo seus colaboradores, clientes e acionistas na conscientização e no estímulo ao desenvolvimento de ações socialmente responsáveis. A palavra que completa a frase é:
		
	
	Visão
	 
	Responsabilidade Social
	
	Boa imagem
	
	Ética
	
	Estratégia
	
	 
	Ref.: 201704120747
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Na determinação dos custos da rotatividade de pessoal, são avaliados os custos primários, que se referem ao desligamento de um empregado até a admissão do seu substituto. I - os custos de recrutamento e seleção envolvem despesas com emissão e processamento da requisição do empregado, despesas com treinamento de integração e entrevistas de desligamento; II - os custos de desligamento envolvem indenizações, recolhimentos de encargos sociais e pagamento de aviso prévio, quando for o caso. III - os custos de integração envolvem despesas com treinamento e tempo do supervisor na ambientação do novo empregado. Dentre as alternativas abaixo assinale a correta:
		
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está correta
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	 
	Ref.: 201703707986
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na administração atual, várias pesquisas demonstram a importância da gestão de pessoas para o alcance de resultados organizacionais diferenciados, visto que tecnologia, processos e atividades podem ser facilmente reproduzidos, o mesmo não ocorrendo no que se refere ao capital intelectual. Nos dias de hoje, que aspecto é considerado o ativo de maior valor nas organizações de alto desempenho:
		
	
	As marcas e patentes
	
	O benchmarking
	
	As ações que tem no mercado
	 
	O conhecimento produzido pelos colaboradores
	
	Seus clientes e sua posição no mercado
	
	 
	Ref.: 201703735340
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O termo Empregabilidade significa: (I) Capacidade do profissional estar empregado. (II) Capacidade das pessoas em conquistar e manter seus empregos. (III) Capacidade da empresa em desenvolver seus funcionários. (IV) Capacidade de demonstrar planejamento e produtividade da empresa. (V) Capacidade do profissional proteger sua carreira dos riscos inerentes ao mercado. Esta correta letra que corresponde às seguintes afirmações:
		
	
	(C) II, III e V.
	 
	(A) I, II e V.
	
	(B) I, II e IV.
	
	(D) III, IV e V
	
	(E) I, IV e V.
	
	 
	Ref.: 201703707988
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Dentre as características que definem o ambiente atual em que estamos inseridos, levando em consideração aspectos estratégicos, processos e pessoas, a opção que "não" corresponde a um aspecto dos dias de hoje é:
		
	
	Transformações tecnológicas
	 
	Perfil profissional desqualificado e pouco valorizado
	
	Incorporações/fusões
	
	Ampliação de terceirização e parcerias
	
	Responsabilidade social epreocupação com o meio ambiente

Outros materiais